Mais de meio milhão de livros integram o acervo adquirido pela Fundação Cultural do Pará (FCP) destinados a ocuparem os espaços de leitura escolares,  casas de ressocialização e prisionais do Estado do Pará.

A logística de distribuição envolve a destinação dos livros a todas as regiões paraenses.

“A determinação do governador Helder Barbalho é contemplar os municípios com títulos de autores paraenses objetivando  promover espaços de leitura, valorizando a literatura e a história paraense”, diz Thiago Miranda, presidente da Fundação Cultural do Pará, explicando que a programação é entregar todos os livros, em todas as regiões do Estado, “até abril do ano que vem”.

Numa longa conversa com o blogueiro, em seu gabinete no quarto andar da sede do Centur, em Belém, Thiago Miranda  fez um relato de como a FCP vem atuando para consolidar a política cultural no Estado, cuja implantação teve início no primeiro mandato do governador Helder Barbalho.

“O governador  sempre reitera a necessidade  das políticas culturais por ele implantadas atinjam objetivos de ofertar oportunidade de acesso a recursos através de políticas de incentivo, através de editais que fomentem a cultura do nosso Estado, para que ela possa ser cada vez mais valorizada. O Programa ´Leitura por Todo o Pará , tem esse objetivo”, explica Thiago Miranda – na foto, abaixo, conversando com o blogueiro.

Na avaliação do presidente da Fundação Cultural do Pará, “a distribuição dos livros de escritores paraenses é um passo fundamental e decisivo para que o governo possa construir, cada vez mais, um Estado do Pará plural com a cultura diversa e a cultura valorizada”

Quase 23 mil livros foram entregues pela Fundação Cultural do Pará (FCP) para a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), que fez o repasse de parte do acervo à penitenciária”, diz o dirigente máximo da FCP.

Os demais livros adquiridos serão distribuídos seguindo uma programação previamente elaborada.

“A Fundação Cultural está cumprindo com a missão dada pelo nosso governador Helder, de levar o Leitura por todo o Pará, levar educação e cultura para todos cantos do nosso grande estado”, reforça Miranda.

Como o próprio presidente da FCP explica, a  entrega dos livros é uma ação do projeto “Leitura por todo o Pará: formação de leitor e intercâmbio cultural”,  que constitui-se  em um conjunto de ações na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas, cujo objetivo é a promoção de atividades de qualificação profissional para fazedores de cultura ligados à área da leitura.

Mas não é só isso,  o objetivo do programa.

“Além da doação de livros, o projeto inclui mediação de leitura e contação de histórias, atividades lúdicas para o público infantil e juvenil, circuito do livro com escritores, a partir da interação entre autor e público leitor, programações culturais e cessão de acervo publicado por editoras paraenses para bibliotecas públicas municipais, escolares da rede pública, prisionais e hospitalares”, explica Thiago.

O programa Leitura por todo o Pará é um projeto inédito que dispõe do maior investimento em prol da literatura paraense.

Explicando em linhas gerais, o programa tem como objetivo adquirir e realizar a cessão de mais de 500 mil livros, potencializando a leitura de obras literárias de autores locais por meio de ações que vão beneficiar 144 municípios do nosso Estado.

A cessão de obras é destinada a bibliotecas públicas municipais, escolares, prisionais e hospitalares da rede pública. (Foto:  Manuela Oliveira)