“Vou adiantar que estamos concluindo os estudos para fazer um viaduto no encontro da BR-230 (Transamazônica) com a BR-155, ali do KM-06, para a gente tirar aquela rotária que atrapalha a vida da população de Marabá, e também  para que quem vem de Xinguara, de Eldorado, São Domingos, e se encontra naquele trecho congestionado. Vamos dar uma solução para melhorar o tráfego nesse trecho”

 

Depoimento é do governador Helder Barbalho ao garantir que o governo do estado irá construir um viaduto na bifurcação das rodovias Transamazônica e BR-155, no chamado “Entroncamento do KM-06”, na Nova Marabá.

Compromisso foi firmado durante visita que fez, ao lado do prefeito Tião Miranda, às obras de construção da terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas e ato de assinatura do inicio da construção do Hospital Materno-Infantil.

Segundo o governador Helder Barbalho, foi um dia histórico para Marabá, marcado pelo início de várias obras.

“Além disto, festejamos as obras de infraestrutura, que foram 33 quilômetros de asfalto em parceria com a prefeitura. Mas confesso que eu e o Tião (Sebastião Miranda, prefeito de Marabá), temos uma menina dos olhos, que é a terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas, que está em obras, em parceria do governo do Estado com a Prefeitura de Marabá. O prefeito Tião me prometeu que, até o final do ano que vem, estaremos inaugurando e passando por cima dessa ponte. O repasse do governo é de R$ 50 milhões, para que a obra possa acontecer e ser fundamental para uma alternativa de integração nessa região. E vou adiantar que estamos concluindo os estudos para fazer um viaduto no encontro da BR-230 (Transamazônica) com a BR-155, ali do KM-06, para a gente tirar aquela rotária que atrapalha a vida da população de Marabá, e também  para que quem vem de Xinguara, de Eldorado, São Domingos, e se encontra naquele trecho congestionado. Vamos dar uma solução para melhorar o tráfego nesse trecho”, anunciou o governador.

Ponte 

A obra da ponte sobre o rio Itacaiúnas é executada por meio de convênio, firmado pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran) com a Prefeitura de Marabá.

Orçada em R$ 103 milhões, a estrutura está sendo erguida com sistema estaiado, a exemplo de duas das quatro pontes da Alça Viária e da ponte de Outeiro (distrito de Belém), entregue pelo Governo do Pará.

O sistema de estaiamento consiste na instalação de cabos de aço fixos em hastes centrais de concreto. Os principais elementos na construção dessa ponte são os mastros, os estais (cabos de aço), o tabuleiro (constituído de laje e vigas) e a fundação.

A terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas vai ligar o Núcleo Nova Marabá ao bairro de Novo Horizonte, na Cidade Nova, melhorando a mobilidade urbana. Atualmente, a obra está em fase de implantação das fundações e mesoestrutura.

O projeto da ponte, que começou a ser executado há três meses, prevê 1,85 m de faixa de passeio e trecho estaiado de 240 metros. A previsão de conclusão é de 16 meses, com entrega até o final de 2024.

 

Parceria produtiva

O prefeito Tião Miranda afirmou que toda vez que o governador vai a Marabá é para entregar obras e serviços. “Hoje é dia de agradecer. Nós somos parceiros em várias obras. Só na ponte são mais de 100 milhões de reais, e estamos fazendo juntos. Ano que vem, vamos inaugurar essa ponte”, garantiu o prefeito.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2022), Marabá tem uma frota crescente de quase 150 mil veículos, sendo necessária a construção da terceira ponte para garantir fluidez ao trânsito na entrada e saída da sede municipal.

Para o secretário de Estado de Transportes, Adler Silveira, a terceira ponte sobre o Itacaiúnas é uma obra fundamental para a mobilidade urbana. “É uma estrutura que chegará para reduzir os constantes engarrafamentos naquele trecho de entrada e saída da cidade de Marabá, reduzindo os engarrafamentos, melhorando a vida das pessoas. É mais um investimento do Governo Helder e da nossa vice-governadora, Hana (Hana Ghassan) em infraestrutura de transporte, que está transformando para melhor a vida das pessoas e a realidade do modal rodoviário no Pará”, assegurou Adler Silveira.

 

Com informação da Agência Pará