Três garimpos ilegais foram fechados em uma operação da Polícia Federal em Santa Maria das Barreiras, no Pará. No local, máquinas foram apreendidas e ao menos cinco trabalhadores foram encontrados em situação análogas à escravidão
Houve apreensão de maquinários, 70 gramas de ouro e mercúrio na operação Lyme, deflagrada na sexta-feira (19) para cumprir seis mandados de busca e apreensão. Segundo a PF, os responsáveis pelos garimpos foram localizados, mas não houve prisões.
“O inquérito foi instaurado a partir de denúncia anônima, que relatou a degradação ambiental na região, originada no ‘Garimpo do Carrapato’ no distrito de Casa de Tábua”, informou a PF.
Entre os maquinários apreendidos estão seis escavadeiras hidráulicas, uma retroescavadeira, dois caminhões-caçamba e três motores estacionários. Os três garimpos fiscalizados também tinham um moinho cada, sendo um deles de estrutura profissional, conforme a PF.
Além dos funcionários que estavam em situação degradante, outros trabalhadores do garimpo fugiram para uma área de mata quando a polícia chegou. Até esta segunda (22) eles não foram localizados. O Ministério Público do Trabalho acompanha a situação, segundo a PF.
“Os responsáveis responderão pelos crimes ambientais, usurpação de bens da União e trabalho escravo”, disse ainda a PF em nota. (Foto: PF/Pará)