Diversos coletivos estão envolvidos na organização do Fórum Regional Mães Estudantes – Norte,   que ocorre em formato remoto no próximo dia 24 de agosto, a partir das 14h.

O fórum integra uma série de debates e iniciativas relacionadas à criação, pelo Ministério da Educação (MEC), de um Grupo de Trabalho (GT) para realizar estudos técnicos relacionados à Política Nacional de Permanência Materna nas Instituições de Ensino Superior (IES).

O GT do MEC realizou sua primeira reunião em janeiro e a previsão é de concluir nos próximos meses os estudos que vão fomentar a criação da política nacional.

O fórum regional do Norte vai procurar fazer um diagnóstico da situação das mães estudantes e ouvir suas demandas e sugestões para a melhoria das suas condições de estudo nas universidades da região.

As participantes serão divididas em eixos de discussão virtuais focados em temas como: infraestrutura, regimentos, burocracia, ações afirmativas, permanência, diversidade e inclusão.

Conforme o blogueiro ouviu de Alana Fontenelle,  Doutora em Ciência Política pela UnB, Pesquisadora Pós-doutoral em Sociologia da UFC e organizadora  do Fórum Regional Mães Estudantes- Norte, o evento é importante para dar visibilidade às mães estudantes e garantir que suas necessidades sejam incorporadas às políticas educacionais, promovendo um ambiente universitário mais participativo.

As inscrições para o fórum podem ser feitas NESTE LINK.

O GT do MEC já enviou a todas as instituições federais de ensino superior um questionário para que informem que tipos de dados coletam das alunas,  e solicitou também que a parentalidade, quando existir, faça parte do cadastro das discentes, assim como os dados sobre gênero, raça etc.

Outra iniciativa do GT para subsidiar a política nacional é a criação de um questionário voltado a discentes de graduação, pós-graduação e pós-doutorandas que tenham filhos  e estejam vinculadas a qualquer instituição de ensino superior brasileira.

Além de mapear discentes do ensino superior que tenham filhos, o questionário busca fazer um levantamento dos desafios para conciliar a rotina familiar e a vida acadêmica.

————–

SERVIÇO

 Mais informações: Alana Fontenelle, organizadora Fórum Regional Mães Estudantes- Norte

Telefone: (91) 991608019

Inscrições:  https://www.even3.com.br/forum-materno-estudantil-regiao-norte-483597/