Incêndios continuam avançando sobre a Terra Indígena Mãe Maria, que reúne hoje todos os Gaviões ocidentais.
Não obstante a atuação dia e noite de guerreiros da terra lutando para combater o fogo, o incêndio não cessa, se alastrando pelos quatro cantos da reserva.
Katê Parkatêjê, jovem liderança da reserva, usando grupos de redes sociais, tem alertado sobre o avanço do incêndio, demonstrando muita preocupação com o futuro da reserva florestal que povoa a sociedade Gavião.
Katê, em contato com o blogueiro, confirma o longo período de mais de 30 dias do incêndio dominando a reserva, e diz que nem a ação externa de órgãos especializados tem tido sucesso no combate aos danos.
“O corpo de bombeiros de Marabá tem contribuído no combate ao incêndio, mas não consegue controlar as queimadas porque o fogo se propaga dentro da mata alta, que impede a mobilização mais eficiente dos especialistas do CB”, diz Katê.
Os vídeos abaixo mostram pontos diferentes do incêndio dominando a reserva indígena.
Os Gaviões vivem na Terra Indígena Mãe Maria, localizada no município de Bom Jesus do Tocantins, no sudeste do Estado do Pará. Situada em terras firmes de mata tropical, apresenta como limites os igarapés Flecheiras e Jacundá, afluentes da margem direita do curso médio do Tocantins.
Da reserva a cidade de Marabá, a distância é de 40 quilômetros.
——————–
Atualização às 10h21
Consequência do prolongado incêndio avançando sobre a reserva indígena Mãe Maria, várias casas das aldeias foram consumidas pelo fogo.
O desespero de familiares diante da perda de seus bens se mistura à correria das mães e pais de crianças lutando para protegê-las do fogo.
Os vídeos foram enviados pela liderança indígena Katê Parkatêjê.
Vejam as casas da sociedade Gavião sendo devoradas pelo incêndio.