Vem de Brasília, do próprio PT da Ana Júlia a defesa da Usipar, interditada pela Sema desde a última quinta-feira, 13, por uma série de não conformidades ambientais dentre eles: lançamento de efluente diretamente no solo, desmatamento de mata ciliar em Área de Preservação Permanente, estoque de carvão mineral sem origem declarada (a empresa é licenciada para operar somente com carvão mineral) e descumprimento de itens das condicionantes ambientais estabelecida na Licença de Operação.
A empresa tenta confundir a opinião pública ao dizer que o interdito não tem relação com a morte de peixes verificada na área onde opera, no Distrito Industrial de Barcarena. Não tem mesmo: a interdição se deu por outras irregularidades.
Hoje a empresa recebe uma séria de “instituições”, mas na quarta, 12, impediu os técnicos da Sema de realizar seus trabalhos integralmente. Detalhe: só tinham autonomia para obstruir o trabalho do órgão ambiental, mas a gerência alegou não ter autorização para receber os autos de infração aplicados, cinco no total.
Ontem a turma do deixa disso entrou em campo. A defesa partiu de um deputado federal Paulo Rocha, que para pressionar a governadora Ana Júlia alega que o PSDB de Brasília está dizendo que o interdito ocorreu por causa da derrota da CPMF, ou seja, seria uma retaliação ao tucanato. Pode?
O que será que levou à Vale suspender o fornecimento de minério para o grupo Cosipar? Algum motivo político também?
O grupo aposta que a governadora vai se render à pressão que vem de Brasília e determinar a suspensão do interdito. Enquanto isso o meio ambiente…Ora o meio ambiente!
Anonymous
20 de dezembro de 2007 - 11:35eu tenho vergonha desse Estado e desse Governo Nacional, ao invés de defender os interesses mundiais pelo meio ambiente só procuram satisfazer suas necessidades presentes e dos endinherados de Marabá e região, mais eu tenho certeza que a pressão internacional sob a VALE vai defender nosso povo contra isso. Não podemos deixar nosso meio ambiente acabar sim.. e acredito que existem siderúrgicas que trabalham com honestidade, como uma que inaugurou ano passado(do grupo amarelo/vermelho)!
Anonymous
20 de dezembro de 2007 - 01:17E quem é o preposto do deputado Asdrubal Laqueadura bentes?
ricardo aracati
19 de dezembro de 2007 - 19:51Prezado Hiroshi, e por essas e outras que cada vez mais confio no meu cachorro…
Anonymous
19 de dezembro de 2007 - 18:53O Paulo Rocha é o preposto dos guseiros jun to ao govrno federal. Ele é pesssoa de extrema confiança dos executivos e donos de siderúrgicas.
Anonymous
19 de dezembro de 2007 - 18:44Meu camarada voce é mesmo um sujeiro bem informado. Tudo isso arrado aconteceu aqui em Brasília e o Paulo Rocha está por trás de tudo.
Parabens por ser um jornalista tão bem informado. Todos nós ganhamos com seu trabalho honesto.