A Fiat voltou a liderar a venda de automóveis e comerciais leves no Brasil.
Em junho, a marca emplacou cinco dos dez veículos mais vendidos do País – Strada, Argo, Mobi, Toro e Cronos, fechando o primeiro semestre com 22,2% de participação do mercado, à frente da Volkswagen, que teve 16,4%.
Ao longo deste ano já são mais de 223 mil veículos novos comercializados da marca.
Segundo a Fiat, foi o melhor primeiro semestre desde 2013.
E vale ressaltar: todos esses bons números sem a Fiat lançar SUV, que corresponde a mais de 30% dos emplacamentos de carros de passeio.
Fator importante para a volta da liderança da Fiat é a nova geração da Strada – com 61 mil exemplares comercializados no primeiro semestre, a picape, sozinha, é responsável por mais de 27% das vendas da marca.
A Fiat também cresceu no segmento sedã, com o Cronos, que garantiu quase 25% nesse mercado, o que não acontecia desde 2005.
Nas vendas diretas, especialmente locadoras de veículos, a Fiat se destacou bastante. De janeiro a junho, a montadora teve 31% de participação nesse mercado.
É quase o dobro da segunda colocada, a Volkswagen, com 18,5%. Se considerarmos apenas os comerciais leves, a vantagem é bem maior: 57,4% da Fiat contra 11,5% da Volks.