Impressionante como funciona uma “máquina” de produzir fakes news em Itupiranga.

Diariamente, a oposição ao governo municipal municia blogs, redes sociais e a própria comunidade com notinhas desqualificando a administração local.

O volume de mentiras chega a ponto deste blog ter reproduzido uma das fakes news espalhadas, noticiando que a prefeitura estaria em atraso por três meses o pagamento de salário dos servidores.

Além de ter reproduzido as mentiras, não teve o cuidado de checar o que foi publicado ouvindo o setor financeiro da prefeitura do município.

Em verdade, o salário do quadro municipal está em dia, muito embora a prefeitura venha sofrendo , como cerca de 90% dos demais municípios brasileiros, o pesado fardo da crise que tem inviabilizado o dia a dia de cada prefeito devido a queda no repasse de ICMS e FPM.

Depois de ter a veracidade do post publicado no blog questionado pela gestão de Itupiranga, este blogueiro recebeu uma nota de esclarecimento que expõe a pontualidade no cumprimento de muitos compromissos públicos.

Por exemplo, não é verdade que o salário do servidor esteja em atraso;

Também é mentirosa a nota dando conta de que a previdência social do município esteja insolvente: o recolhimento das obrigações dessa área segue o fluxo de caixa planejado, permitindo que o Itupiranga esteja oficialmente quites com o governo federal. Este fato é  comprovado pela apresentação da CND (Certidão Negativa de Débito), com validade até janeiro de 2024, documento que comprova a eficiência da prefeitura em relação ao recolhimento dos valores da Previdência Social.

Outra irresponsável nota distribuída pela oposição ao governo municipal refere-se a “denúncia” de que o transporte escolar estaria inviabilizado, também por falta de pagamento. Uma nota enviada ao blogueiro pela prefeitura explica.

Em linhas gerais, a máquina de produção de fakes news em Itupiranga passou a ser um perigoso instrumento de desinformação que merece ser investigado pelo Ministério Público.

Qualquer tipo de informação falsa, da mais simples à mais descabida, induz as pessoas ao erro.

Em vários casos, a notícia contém uma informação falsa cercada de outras verdadeiras. É principalmente nessas situações que estão escondidos os perigos das fake news, e suas consequências podem ser desastrosas.

A partir de hoje, este blog irá acompanhar atentamente a disseminação das notas mentirosas espalhadas em Itupiranga, com objetivo de desmascará-las, sempre preservando o direito da população ser beneficiada positivamente somente com informações verdadeiras.

A seguir, a íntegra da Nota de Esclarecimento da Prefeitura de Itupiranga:

 

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Considerando manifestação nas redes sociais, acerca do atraso no pagamento de obrigações salariais e prestação de serviços, dentre outras, a Administração Pública do município de Itupiranga vem esclarecer:

  • Apesar do aumento das despesas, principalmente, combustível, peças para manutenção e reparo de veículos e máquinas, folha de pagamento, em especial do Magistério, o contraponto e a frequente queda das receitas, (basta verificar as manifestações da Federação dos Municípios de vários Estados), a Prefeitura de Itupiranga vem mudando seu ritmo de trabalhar, bem como reprogramando os compromissos
  • O salário dos servidores sempre esteve em dia, tanto na Educação como nas diversas Por condicionantes de repasses de recursos públicos federais, a saúde sempre recebe no dia 10, assim com alguns prestadores de serviços. Vale ressaltar que esta Administração sempre priorizou o pagamento dos funcionários, rigorosamente até o dia 30 de cada mês, a exceção das folhas que são custeadas com recursos de Programas Sociais, que normalmente ocorre atraso no repasse desses recursos.
  • A coleta de lixo e trabalhos de recuperação das ruas segue
  • O transporte escolar às vezes demora alguns dias por problemas burocráticos, o que não inviabiliza a regularidade dos serviços.
  • Quanto ao pagamento dos combustíveis, segue normalmente o calendário
  • A locação de máquinas e fornecedores de peças e pneus, são os serviços que normalmente atrasam os pagamentos, porém, dentro da normalidade e sempre mediante entendimento prévio com os
  • Quanto a Previdência Social, o município encontra-se dentro da regularidade, fato este comprovado pela CND — Certidão Negativa de Débitos, válida até 03 de Janeiro de 2024, sob código de controle n°- 844F-A5E0.B811.
  • Por fim, dizer que a Gestão não coaduna com a prática de atrasar o pagamento de fornecedores, bem como dos salários dos Que sempre cumpriu cora o prazo estabelecido em lei, que é até o 5°- dia útil do mês subsequente e espera que esta situação se normalize com a maior brevidade possível, para que possa manter o seu quadro de pessoal, sem a necessidade de corte e sempre zelando na defesa dos seus servidores.

Considerando manifestação nas Redes Sociais, acerca de atraso no pagamento dos salários dos servidores municipais, a Administração Pública do Município de I FUPIRANGA PARÁ, vem esclarecer:

– As informações publicadas em rede social não expressam a verdade, porém, é necessário esclarecer alguns fatores para fins de entendimento:

  1. Em virtude de queda no repasse dos Recursos do Município, alguns pagamentos foram reprogramados para nova data o que já foi
  2. Esta Administração sempre priorizou o pagamento dos funcionários, rigorosamente até o dia 30 de cada mês, a exceção das folhas que são custeadas com recursos de Programas Sociais, que normalmente ocorre atraso no repasse desses
  3. Mesmo considerando a crise orçamentária e financeira pela qual vem passando os Municípios, esta Administração tem envidado todos os esforços para garantir o cumprimento das suas obrigações salarias e previdenciárias, além das trabalhista deixadas pela gestão
  4. Por fim dizer, que a Gestão não coaduna com a prática de atrasar salários, sempre cumpriu com o prazo estabelecido em lei que é até o 5º dia útil do mês subsequente e espera que esta situação se normalize com a maior brevidade possível, para que possa manter o seu quadro de pessoal, sem a necessidade de corte e sempre zelando na defesa dos servidores.