Além de uma boa qualidade de pasto e sanidade para o gado, o produtor rural tem plena noção que é necessário, em muitas situações, uma suplementação alimentar para uma engorda de qualidade.
Essa preocupação predomina os investimentos do Grupo Zucatelli na área do agronegócio com a implantação de uma fábrica de ração na Fazenda Sororó, referência na pecuária regional.
E os investimentos do grupo na construção de fábrica própria de ração surgiram, principalmente , por questões de logística e matéria prima.
“A compra de ração acaba não sendo o caminho mais viável. Para contornar este problema, decidimos montar nossa própria fábrica”, resume Reinaldo Zucatelli, diretor presidente do conglomerado de empresas nas áreas de concessionárias de veículos leves e pesados, e do agronegócio.
O plantio de milho na Fazenda Sororó (foto acima) é consorciada com capim braquiária, visando a produção de grãos e de palha em favor da agricultura sustentável, como também para garantir maior produtividade na engorda de bovinos.
“A produção consorciada é uma alternativa para reforma ou implantação de novas pastagens. As raízes profundas e intensas da braquiária favorecem a absorção e retenção de água no solo por um maior período de tempo, o que é extremamente positivo para a cultura consorciada. Outra vantagem desse tipo de lavoura é que o plantio consorciado de milho com braquiária viabiliza a fixação de carbono no solo, reduzindo a emissão de Co2 e contribuindo com a redução do efeito estufa. Favorece também o menor desenvolvimento de plantas daninhas reduzindo a aplicação de agroquímicos na lavoura, além disso a utilização do consórcio proporciona cobertura do solo na entressafra com consequente supressão das ervas daninhas”, explica Zucatelli.
A fábrica montada na Fazenda Sororó possibilita a silagem de milho em alta escala levando em conta a produção do próprio milho na fazenda (foto acima)
O vídeo de 17 segundos, abaixo, registra o corte de milho na Fazenda Sororó para ser usado na silagem.