O ex-prefeito de Marabá, João Salame, ainda está na UTI do hospital Home, em Brasília onde foi submetido a um procedimento cirúrgico de cauterização de nervos do coração chamado ablação, para corrigir uma arritmia cardíaca,
O paciente passa bem, conforme atestam os primeiros exames realizados pós-operatório.
Na manhã desta quarta-feira, 18, Salame foi submetido a exame de eletrocardiograma para avaliar se ainda havia foco de arritmia.
O exame constatou que o problema não ocorre mais.
Em seguida, os médicos realizaram outro exame para medir as enzimas.
O resultado foi excelente porque mostrou não ter havido nenhum princípio de infarto no decorrer da cirurgia.
Ainda hoje a equipe de especialistas que atende o diretor do DAB (Departamento de Atenção Básica) realizará um ecocardiograma destinado a investigar a quantidade de sangue que possa ter ficado no entorno dos procedimentos de cicatrização das arritmias.
Modo geral, “a cirurgia foi exitosa”, conforme palavras da jornalista Bia Salame, esposa do ex-prefeito de Marabá.
É provável que Salame seja trasladado ainda hoje da UTI para um apartamento, com alta do hospital provavelmente na tarde desta quinta-feira, 19.
Plinio Pinheiro Neto
18 de abril de 2018 - 20:52Caro Hiroshi
A cirurgia é extremamente melindrosa e de alto risco pois pode ocorrer lesão e não restauração dos músculos cardíacos. Anos atrás em consulta com o pioneiro desta técnica em São Paulo fui desaconselhado por ele em virtude do risco, tendo orientado o tratamento químico com medicação específica. Parabéns a competente equipe que operou nosso estimado amigo João Salame.