O Youtuber Edilson Stak Notícias, conhecido ativista na Internet por cobrar manutenção da ponte sobre o rio Tocantins, na fronteira Maranhão e Tocantins, gravara um vídeo alertando novamente as autoridades para o perigo que representava atravessar a ponte nas condições precárias em que se encontrava.
No decorrer da gravação, o youtuber percorre com seu celular a extensão da ponte indicando os pontos escancarados dos desgastes do equipamento.
Como sempre ocorre no país, a ponte caiu – mas nenhuma autoridade se dignou a agilizar ações no sentido de recuperar a estrutura, que foi inaugurada pelo presidente Juscelino Kubitschek em 1960. De lá para cá, 64 ano depois sofrendo impactos climáticos, infiltração de água e tensões físicas extremas, a ponte entrou na lista de tragédias – por culpa daqueles que administram os Estados e o país.
Pelo menos até agora com duas mortes confirmadas e dezenas de desaparecidos, pergunta-se quem arcará com o ônus das vidas perdidas e prejuízos de um equipamento caríssimo desabado sobre o rio Tocantins.
Claro, ninguém será responsabilizado, restando apenas a dor nos familiares que perderam entes amados.
Vejam o vídeo do youtuber.