Quando Lula citava as cidades linkadas ao comício de Belém, a saudação do presidente ao povo de Marabá fez a praça da Folha 12, na Nova Marabá, estremecer de aplausos e gritos.
O grande telão fixado na lateral de um trio elétrico reproduzia imagem de excelente resolução.
O áudio, melhor ainda, amplificado pelo sistema de som do trio.
Atento a cada gesto e olhar dos espectadores da fala presidencial, o poster flagrou cenas emocionantes.
Quando Lula disse que “eles ficaram no poder por mais de doze anos e nunca se preocuparam em levar a energia de Tucuruí a quem realmente sempre necessitou, as famílias do campo, e foi preciso que um metalúrgico, apenas com o 4o ano primário, espalhasse mais de um milhão de ligações aos agricultores através do Luz para Todos” -, os olhos de um senhor aparentando 70 anos, ao lado da uma senhora pouco mais nova, começaram a lacrimejar, culminando com o choro incontido, quando o presidente completou a mensagem, ratificando sua condição de homem simples, também sofredor igual a maioria dos brasileiros.
Ainda deu para ouvir ele se reportar a um outro atento espectador , postado mais à frente:
– Eu, pelo menos, quando menos esperava, em 2008, vi os homens da Celpa chegando lá na minha terra, no Sapecado (assentamento de Marabá), para ligar a energia. Se não fosse o Lula, quem iria se preocupar com nós?
Lula falou cerca de 40 minutos.
Uma fala carregada de emoção, lembrando a infância, a primeira viagem que fez ao Pará, para implantar o PT, em Cametá, em 1980.
Na praça, misturavam-se risos, aplausos e choro.
Dependendo do que o presidente abordava, fortes sentimentos se cruzavam.
Ouvia-se apenas a fala de Lula, espalhado ao som estridente do trio elétrico.
Quando referiu-se ao caso da “diarista”, pesou carga de emoções.
Pediu a Ana Júlia que agisse sempre “com a alma de diarista”, reportando-se às empregadas domésticas como símbolo de pessoas simples e apegadas à produção das atividades do lar.
Tocou o tema por cerca de cinco minutos, caracterizando a profissão como a das mais honrosas e honestas.
Ao redor do poster, senhoras jovens e idosas choravam, outras gritavam “Lula vocè é igual a nós”.
Abre paranteses
A Folha 12, onde foi instalado o telão para exibição do comício de Belém, é desensamente ocupada por pessoas de baixa renda.
Fecha parenteses.
Quando o presidente começou a ensaiar o encerramento do discurso, dizendo que estava indo para São Paulo, dando inicio a outro périplo, manifestações aqui e ali de pessoas emocionadas pediam para ele permanecer.
– Fica mais, presidente!
– Vai nao, Lula.
– Fala mais, fala mais.
De todos os discursos de Luiz Inácio Lula da Silva assistidos pelo poster, o de hoje foi o mais emocionante.
Lula estava afim de falar, rememorar as viagens que fez ao Pará, fustigando sempre os tucanos.
Parece que ele foi a Belém com o espírito preparado para roteirizar sua História, e a cumplicidade inseparável dele com o povo brasileiro.
Na pracinha da Folha 12, os espectadores retornaram às suas casas empolgados com a motivação do presidente.
Dia 3 de outubro, a extensão de toda a emoção medida diante do telão, poderá ser mensurada em toda a sua extensão.
Anonymous
18 de setembro de 2010 - 20:31Belém, fique com Jatene!!
O Pará é bem maior do que essa capital medíocre e mesquinha!!
Fique com Jatene e com tudo que estiver aí.
Se ainda moramos e temos nossas empresas no interior do estado é porque damos conta do recado! Uma hora isso iria acontecer.
Tantos anos sem reclamarmos e agora porque a banana vai comer o macaco estão com esse papinho moralista!
Parabéns povo de Marabá, parabéns Santarém, parabéns Altamira, Curionópolis, Parauapebas,…!
Vamos continuar o trabalho e votar em Ana Júlia!!
Hiroshi Bogéa
18 de setembro de 2010 - 17:00Obrigado, Levi. Bom fim de semana.
Anonymous
18 de setembro de 2010 - 14:20Hiroshi, meu grande mestre, quero dizer que mais um vez fico encantado com seu texto.
Lula emocionou a todos nós que estivemos lá, seja fisica ou virtualmente. E eu, que já vi o Lula falar umas três dezenas de vezes, pelo menos, concordo com você que este foi o melhor de todos.
Agora nós vamos embora, e como diz o primeiro jingle da Ana: não pára, não pára e não pára!
Um forte abraço a você e o povo dessa Marabá que eu tanto gosto.
ab
Levi Menezes
Anonymous
18 de setembro de 2010 - 02:15Caro Hiroshi, após acompanhar essa mídia brasileira, tomando partido de uma sigla nessa campanha, criando um golpe, penso que o Sr Lula tem razão, eu e minha família vamos vota na Dilma e nessa Ana
Anonymous
17 de setembro de 2010 - 23:35Não adianta, que o povo não quer mais Ana Júlia governando o nosso Estado.Jatene será eleito no primeiro turno e fez muito mais pelo Pará do que ela.
Anonymous
17 de setembro de 2010 - 21:00Foi elencado ai o que a Ana Julia fez pelo povo do Pará, alguém pode citar o que o Jatene fez? Me desculpem, não consigo lembrar. Não vale falar em Estação da Docas, Hangar, Casa das 11 janelas…. Tudo muito lindo, mas não são obras pro povo que é povo,(e até acho que são obras de seu antecessor né?)e vale ressaltar que o unico município beneficiado foi Belém……Enfim..
Agora mais do que nunca, dia 03 de outubro voto Dilma e Ana Júlia.
Abraços da Maria
Anonymous
17 de setembro de 2010 - 15:16Caro amigo. não força que a Nha Julia é pesada e não vai levantar.
Vicente Cidade
17 de setembro de 2010 - 14:50É preciso lembrar que o pólo siderúrgico já estava praticamente perdido para o Maranhão na época do Jatene e que para trazê-lo para o Pará foi necessário articular uma série de outros investimentos em infraestrutura para a região de Marabá, como o porto, eclusas de tucuruí, hidrovia Araguaia/Tocantins, duplicação da Transamazônica no entorno de Marabá, novo distrito industrial, parque de ciência e tecnologia, UHE de Belo MOnte com disponibilização de pelo 20% da energia a ser gerada para empreendimentos industriais no estado, acordo para utilização de mão-de-obra local, entre outras coisas.
Dizer que o governo de Ana Júlia não fez nada é, no mínimo, leviano ou má fé. Ninguém é obrigado a votar na governadora por isso, mas, daí desconhecer seus feitos já demais.
Anonymous
17 de setembro de 2010 - 14:39Quero saber dos "Jatenes"…o que o dito cujo fez por Marabá???
Apenas um hospital pequeno para a necessidade da região. Comprado de um integrante do PSDB (Demétrius Ribeiro) superfaturado!!!Ele só conseguiu inaugurar só o metropolitano em Ananindeua!!
A Ana Júlia terminou de equipar o de Marabá e terminou a construção e equipamentos de todos os outros.
Agora ninguem lembra que Marabá, há mais de 40 anos não tinha investimento no abastecimento de água (a Ana Júlia está fazendo). Marabá e o Pará perdiam tudo para o Maranhão na época do PSDB na Presidência e no Governo (a Ana Júlia conseguiu trazer vários investimentos de verticalização de produção para o Pará. Deixamos de ser meros fornecedores de matéria-prima (isso ninguém lembra, né??). O número de policiais aumentou em todas as cidades (ninguém é burro de achar que se resolve um problema de uma herança de péssimos governos em 4 anos, mas a Ana está correndo atrás disso)….Deixem a mulher trabalhar, as obras debaixo da terra tem mais valor que as expostas ao sol. A valorização de pessoas é mais importante que um empilhado de tijolos.
Nunca votei no PT, mas Lula e Ana Júlia me fizeram pensar diferente…Não adianta obras, se o o povo não é valorizado!!
Os indices de mortalidade infantil e de desenvolvimento humano são melhores que o governo passado. (Isso é progresso!!)
Não sou partidário!! Mas sou um cidadão que tem visão de futuro…
Voto em Dilma e Ana Júlia…
Anonymous
17 de setembro de 2010 - 14:35Caro Hiroshi, toda vez que ouço o Lula falar meus olhos sempre lacrimejam, acompanho sua trajetória desde 79, na eleição de 89 tive o prazer de apertar sua mão em uma de suas vindas a BH. Me emociono com ele sim, porque eu tenho curso superior e me sinto profundamente inferior a ele(com enorme prazer), tenho absoluta certeza que com todos os meus conhecimentos adquiridos nos bancos de uma universidade, jamais conseguiria alavancar uma país como ele fez, realmente ele é o "cara". Se me permite Hiroshi, vou usar uma expressão que gritávamos na campanha das diretas: "Fora Rede Globo, o Povo não é bobo!!!".
Anonymous
17 de setembro de 2010 - 14:17Oi, Hiroshi
Seu blog é bonito e bem escrito. Não conheço você mas já que estão falando sobre votos deixo registrados os meus: Dilma e Jatene. Flexa (1º voto, João Augusto (2º voto), Jordy e Italo Mácola.
Com todo respeito não voto na sua candidata Ana Júlia porque não reconheço nela capacidade para governar o Pará.
Um abraço e até a vitória
Maria Clara e
Pedro Bastos
Anonymous
17 de setembro de 2010 - 11:15Meu voto é Jatene e Dilma. Do que adiantou o Lula ser amigo da nossa governadora, se ela não faz porn merecer, pois nesses quatro anos não fez nada, a não ser escândalos.
Pra mim tá provado que ser presidente é uma coisa, ser goverador é outra completamente diferente. É a realidade que nos mostra isso.
Anonymous
17 de setembro de 2010 - 03:08Lula ganhou meu voto para Ana Júlia… Dia 03 é Dilma e Ana Júlia.
Anonymous
17 de setembro de 2010 - 02:31Caro Hiroshi,
A região de Marabá deve agradecer muito à governadora Ana Júlia, pois, enquanto em outras regiões estão sendo feitas obras e ações, em Marabá está se construindo um legado.
Nunca se viu tantos investimentos rumo a construção de um novo rumo para região.
Não consigo entender como alguém pode optar por Jatene, que não fez nada para a região em detrimento a quem está abrindo janelas de oportunidades, ou melhor, escancarando.
Anonymous
17 de setembro de 2010 - 02:22Parece até que Lula não foi eleito para trazer o progresso ao nosso país.Não fez mais do que o que tinha que ser feito, até porque são obras feitas com o dinheiro arracadado através dos impostos cobrados de nós, pobres contribuintes.
Anonymous
17 de setembro de 2010 - 01:48continuo com a mesma opinião.
voto em dilma e jatene.
fabricia