O interventor da Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada, coronel Guilherme Ventura, para quem não sabe, sempre foi pau mandado da família Sarney e do senador Edison Lobão (PMDB), de quem já foi secretário de Segurança quando o atual ministro das Minas e Energia ocupava a cadeira de governador do Maranhão. Em razão disso, a nomeação de Ventura para “pôr ordem em Serra Pelada”- conforme fez questão de repercutir o próprio ministro -, tem fortes doses de transcendentalismo.
Resumo da biografia de Ventura:
* Acusado de tentativa de assassinato de Manoel Conceição, antigo líder de trabalhadores rurais maranhenses;
* Em 2004, quando gerenciava em Imperatriz a Agência de Desenvolvimento Regional , nomeado por José Reinaldo, apareceu na Reserva Extrativista do Ciriaco, portando um trabuco, à procura do então presidente da Associação Agroextrativista do Ciriaco, conhecido por “Arão”.
* Acusado de ter acertado um tiro em um vereador de Imperatriz.
* Quando dirigia o Sindicato Rural de Imperatriz envolveu-se em mais confusões – de repercussão nacional -, ao tentar tirar da cadeia uma organização criminosa que comandava roubos de caminhões e contratava pistoleiros para matar desafetos. Muita gente graúda foi pro xilindró. Ventura operava para tentar salvar a carreira política de Edison Lobão, amigo pessoal de todos os envolvidos.
* A prepotência do coronel foi conhecida também numa sala de aula de uma escola de ensino Fundamental de Imperatriz, quando ele intercedeu pela expulsão de uma estudante pobre que ousou peitar a diretora que cobrava R$ 0,15 de cada aluno prova xerocopiada.
* Secretário de Segurança Pública, Guilherme Ventura tornou-se “famoso” no Maranhão por ter operado ações de execução sumária da bandidagem. A lenda conta que a violência teria praticamente deixado de existir em muitos municípios onde a extinção pura e simples de ladrões e criminosos, pelo Estado, ocorria à luz do dia.
Nota do blog: Analisando o “histórico” do militar reformado, e pensando bem, coronel Guilherme Ventura está indo para o lugar certo.
Bia
9 de dezembro de 2008 - 08:10Caro Hiroshi,
a ameaça explícita revela a possibilidade da truculência como prática, certamente estimulada pela chegada do tal coronel e seu vasto currículo.
Espero que todos os instrumentos disponíveis para localizar o ameaçador possam ser garantidos a você. E que a boa leitura do seu blog na Serra sirva também para mostrar para a maioria que a única coisa que mudou foi a troca de crrasco.
Abração.
Hiroshi Bogéa
9 de dezembro de 2008 - 03:15Reinaldo, velho mano, força e coragem estão sempre comigo. E com o apoio dos amigos, a onda vai na boa.
Abraços.
Hiroshi Bogéa
9 de dezembro de 2008 - 03:135:37 PM, eu sei que os amigos e admiradores estarão ao meu lado. Os que não gostam de mim – e não são poucos -, esses torcem para que a ameaça se concretize em óbito. Mas a luta continua, parceiro, agora mais dura ainda.
Valeu!
Hiroshi Bogéa
9 de dezembro de 2008 - 03:104:04 PM, as autoridades vão investigar, sim. Não tenho dúvidas disso. Obrigado pela força, e a luta continua mais renhida ainda, agora!
Rsrs
Reinaldo
8 de dezembro de 2008 - 21:30Caro amigo Hiroshi. Como blogueiro também não posso ficar calado diante de uma mosntruosidade dessas. Sou completamente a favor do fechamento de Serra Pelada, pelo simples fato de que sua abertura não vai beneficiar os pobres mas sim essa quadrilha que se intitula Cooperativa e está a serviço de Sarney e Cia. Pelo tom das ameaças dá pra perceber que tipo de gente está envolvida nessa cooperativa juntamente com esse general que dispensa apresentações. Essas pessoas, com certeza filhos da ditadura, ainda pensam que estão nas décadas de 60 e 70 onde valia a lei dos curiós e urubus. Nada disso, vivemos numa democracia onde a imprensa é indispensável para o execicío da cidadania plena não admitindo mais as truculências daqueles que acham que podem agir à margem da lei. Essa ameaça é reveladora e só vem confirmar que as pessoas que estão querendo a abertura de Serra Pelada não são trabalhadores da mineração, mas bandidos assim como esse general que sempre esteve a serviço do crime. Amigo não se deixe intimidar por ameaças e continue seu trabalho que aliás é um dos mais sérios da blogosfera paraense. Essa ameaça só confirma que seu trabalho incomoda aqueles que querem calar a sociedade como se fossem donos do mundo.
Sucesso, força e coragem…
Anonymous
8 de dezembro de 2008 - 20:37Quando um bandido faz ameaças, se faz necessário uma investigação séria e isenta, para por pessoas desse tipo no lugar que deveriam estar e nunca sair, a cadeia.
A Serra pelada já produziu muitos assassinos, de farda e sem farda, curiós e pardais, gente da pior espécie que não podem ver falar em ouro que já se sentem os donos do mundo, esse ouro é de todo o povo brasileiro e não dessas cooperativas de araque que nada mais é que organizações criminosas manipulando uma população carente.
Que se atrevam em mexer com você caro Hiroshi, que todo homem e mulher de bem desse Sul do Pará irão se manifestar.
Já foi o tempo da ditadura que engolíamos um Sebastião Curió, hoje são novos tempos, tempos ainda de guerra não contra a ditadura formal, mas contra a ditadura dos malfeitores, muitos deles bem de vida e bem posicionados politicamente.
Heróis são todos os homens e mulheres honestas, covardes são esses bandidos que pensam que vivem no Velho Oeste.
Anonymous
8 de dezembro de 2008 - 19:04será que as autoridades vão investigar essa ameaça? Por isso que Serra Pelada continua parada no tempo, tá lotada de sujeitos como esse que resolvem as coisas na “bala”… Sou a favor do fechamento do garimpo, um lugar que as pessoas pararam no tempo não pode voltar a funcionar…Se sem ouro algumas pessoas já morreram e outras foram ameaçadas, imagina quando aparecer uma pepita por lá…
Anonymous
8 de dezembro de 2008 - 17:12Hirochi, por muito menos coisas pessoas já morreram por falarem mal do coronel Ventura. Essa tua campanha contra o coronel pode prejudicar a tua família, teus entes queridos e pessoas a quem tu queres bem. Serra Pelada é um local onde muita gente possuem interesses em jogo, muito dinheiro jogado fora e que precisa ser recuperado. Cada vez que tu vai para o jornal e agora neste blog falar mal dos dirigentes das associações, tu coloca um monte de gente contra tu. Não pensa que os garimpeiros não ti acompanham, porque é um ledo engano. Tudo que tu fala ou comenta na imprensa, na mesma hora chega ao conhecimento da Comigasp e de outras entidades que ti odeiam por defender o fechamento do garimpo.
Agora com a chegada do coronel Ventura venho te dizer: ele é a nossa salvação, e se tu ficar fazendo campanha contra ele, falando mal dele, repito, quem sofrerá as conseqüências é teus familiares.
Não fica querendo tirar uma de herói, babaca. A tua cama ti aguarda.
Hiroshi Bogéa
8 de dezembro de 2008 - 00:41…Agora com o filho, suplente, fazendo tranquinagens no Senado. É a tropa de choque dos imperadores do Maranhão.
Juvencio de Arruda
7 de dezembro de 2008 - 22:04Ótimo post, Hiroshi. Um petisco do que representa o bando que cerca o malsinado senador.
Abs