Com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), por meio dos escritórios Regional e Local de Marabá, no sudeste paraense, será realizado de 20 a 22 de outubro o Seminário “Pedagogia da Alternância 30 anos no Sudeste do Pará (SPA30)”, promovido pela Escola Família Agrícola (EFA) da Região de Marabá. O evento tem ainda como parceiros a Prefeitura de Marabá, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e o Instituto Federal do Pará (IFPA).

O seminário debaterá o tema “Memórias, Diálogos e Juventudes”. O objetivo é valorizar os aspectos históricos, com ênfase nas memórias das lutas, dos processos organizativos, das experiências educativas e conquistas dos movimentos sociais no âmbito da reforma agrária e da educação no campo, e ainda fortalecer as instituições que utilizam os princípios da Pedagogia da Alternância e da Educação do Campo.

Apoiam o Seminário a União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (Unefab), o Instituto de Promoção Ecológica e Social (Ipes), a Associação das Casas Familiares Rurais do Estado do Pará (Acafar) e o Fórum Regional de Educação do Campo das Regiões Sul e Sudeste do Pará (Frec).

 

Programação 

Dia 20/10 – sexta-feira

Local: Auditório da Câmara Municipal de Marabá

18 h – Solenidade de Abertura

 

Dia 21/10 – sábado

Local: EFA, na Rodovia Transamazônica KM-23.

Das 08 h às 17 h
– Mesas temáticas com exposições de trabalhos, relatos de experiências e histórias de vidas dos agricultores, educadores, educandos e egressos das Efas/CFRs e contribuições de professores do Instituto Federal do Pará (IFPA – Campus Marabá Rural) e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Temas das mesas:
– As contribuições da Pedagogia da Alternância na construção das Políticas Públicas da Educação do Campo. Palestrantes: Prof. Msc. Tiago Pereira da Costa e Prof. Dr. Evandro Costa de Medeiros (Secadi/MEC).

– A contribuição da Pedagogia da Alternância na construção do Cooperativismo, Ates/Ater e das experiências agroecológicas. Palestrantes: engenheiro florestal Fernando Araújo, supervisor Regional em Marabá da Emater Pará e o pró-reitor de Administração da Unifesspa, Raimundo Nonato Santos da Silva.

Dia 22 – domingo 

08 h – Visitas de estudos a pontos históricos e turísticos com participantes do evento