O prefeito de Itupiranga, Benjamin Tasca (MDB), tem motivos para avaliar positivamente o desempenho da sua gestão, na área da Educação.
Prejudicado durante a atual gestão devido aos dois anos de fraco desempenho, em todo o país, das administrações públicas, em face do predomínio da pandemia, que praticamente paralisou as arrecadações e o desenvolvimento de obras nos municípios, o prefeito conseguiu recuperar parte do tempo perdido, por todo o ano de 2023.
O blog realizou um levantamento das ações mais importante do governo municipal, nesse período.
A prefeitura de Itupiranga retomou a construção da quadra coberta da Panelinha, tal como foi feito com a quadra do Distrito de São Sebastião e a reforma da Creche Rosângela Herculano, na mesma localidade, onde atualmente funciona Educação Infantil.
O prefeito determinou também obras de reforma e ampliação das Escolas Jarbas Passarinho, Antônio Braga e Chaves, Vinícius de Moraes, Valdeci Lima Soares, lacy Costa e Silva, Deodoro de Mendonça, Tereza de Noronha, Bom Jesus, Paulo Freire, José Inocente Junior – todas com os serviços de construção concluídos.
As obras de reforma e ampliação da escola Sossego da Mamãe, na Agrovila, serão concluídas agora em 2024.
A prefeitura de Itupiranga agilizou também a construção do Depósito da Merenda Escolar, bem como reforma do prédio da antiga Biblioteca Pública Municipal, para realocamento do Departamento de Transporte Escolar, Departamento de Tecnologia da Informação, e Diretoria de Ensino, Formação e Pesquisa.
Em 2023, foi providenciada ainda a reforma do prédio da SEMED, agora melhor estruturada para o desempenho do quadro funcional.
Outra obra importante determinada por Benjamin Tasca, sempre preocupado com a melhoria da qualidade da Educação do município, foi a construção da Escola Ulisses Guimarães – na localidade de Barra da VI, na zona rural.
GESTÃO NA ÁREA ADMINISTRATIVA
Importante relembrar que a prefeitura de Itupiranga, ao longo da atual gestão de Benjamin Tasca, concedeu abono aos profissionais da Educação, em dezembro de 2021, destinando o valor de R$ 7.781.660,00, para cobrir o compromisso com os trabalhadores.
Registre-se também a realização do Concurso Público, no ano de 2022.
Pela vez na história do município de Itupiranga, a prefeitura promoveu o Processo Seletivo Simplificado – PSS.
Reivindicação antiga dos trabalhadores da Educação, o governo municipal procedeu a concessão de progressões, implantação da hora-atividade para o 1° seguimento da educação infantil – também pela primeira vez na história do município.
Outra medida não menos importante foi a elaboração do Projeto de Lei da Nova Estrutura Administrativa da Secretaria de Educação.
Coroada de pleno êxito foi a Conferência Municipal de Educação, realizada em março de 2022, bem como a Conferência Extraordinária Municipal de Educação, que ocorreu em novembro de 2023.
O prefeito Benjamin Tasca ressalta a criação do Centro de Atendimento Educacional Especializado Multidisciplinar, destinado a atender alunos e familiares com problemas com álcool, drogas e distúrbios psiquiátricos.
Ações em parcerias que resultaram na cooperação técnica para ampliação do Ensino Médio na Zona Rural do município, com destaque para as localidades de Boa Esperança, Mangueira, Palmeiras 6, Hidroservice e Tauiry.
Também através de cooperação técnica, a prefeitura hoje oferta os cursos de Pedagogia e Direito da Terra, através da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA.
PARCERIAS IMPORTANTES
Em contato com o blogueiro, o prefeito Benjamin Tasca revela que a atual gestão não mede esforços para ampliar o leque de parcerias para conseguir mais benefícios para seu município.
“Nossa gestão está trabalhando e buscando vias com o Ministério da Educação, com deputados federais e estaduais parceiros e principalmente alimentando o sistema de convênios para entregarmos na área da Educação obras que se arrastam há anos”, diz, comemorando o anúncio da mais uma creche a ser construída no município.
“Recentemente, Itupiranga foi contemplado com uma creche do Governo do Pará, que abrirá mais de 250 vagas para crianças de 0 a 6 anos contribuindo para o aprendizado de nossas crianças – além de fazer com que as mães tenham a oportunidade de trabalhar por um período, enquanto seus filhos estão em uma escola com segurança, ensino de qualidade, profissionais responsáveis e capacitados”, diz Benjamin.
O prefeito aproveitou para agradecer ao governo do Estado.
“Aproveito para agradecer ao Governador Helder Barbalho e a todos da SEDUC por terem lembrado e contemplado nossa Itupiranga com esse importante aparelho da Educação Infantil que faz parte do “Creche por todo Pará. Nossa gestão tem pouco recursos, mas com muitos parceiros e com a presença dos governos federal e estadual, vamos avançando e aparelhando a educação pública de Itupiranga”, diz o prefeito.
TRANSPORTE, MERENDA, MOBILIÁRIO
Na área do transporte escolar, a prefeitura de Itupiranga conseguiu a aquisição de um ônibus para transporte dos estudantes universitários do município, que estudam em Marabá; e a aquisição de um ônibus do programa “Caminho da Escola”, para atendimento dos alunos do distrito de Cruzeiro do Sul.
Na área da merenda escolar, além da já mencionada construção do depósito, destaque para melhoramento do cardápio, aumento das visitas técnicas da equipe nas escolas, gestão e controle do estoque nas escolas, treinamento das merendeiras e avaliação dos processos e alunos.
O município investiu pesado na compra e reforma de mobiliário escolar para alunos do maternal, infantil e fundamental, além de computadores, impressoras e centrais de ar,
Benjamin sonha em ter todas as escolas municipais climatizadas.
DESAFIOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO
Sobre a necessidade do município fazer esforços para sempre destinar investimentos para a Educação, Benjamin Tasca tem uma análise própria sobre por que esse tema merecer ser priorizado.
“Nosso município, territorialmente, é enorme. Só para exemplificar, temos escolas de ensino fundamental que ficam distantes da sede de Itupiranga, algumas a 200 km. Isso requer uma logística muito grande e um corpo de profissionais na secretaria que conheçam o município, que saibam e compreendam toda a logística na distribuição da alimentação Escolar, mas principalmente da cultura e desafios de cada criança, jovem e adulto que lidam no campo, que trabalham e estudam”, descreve o prefeito.
E prossegue:
“Às vezes, nossos mestres (professores) exercem o papel de educadores e participam, também, das atividades da localidade. E aqui, reconheço e agradeço cada servidor da Educação que se dedica em criarmos bons cidadãos para a vida, através do Ensino”, diz.
O prefeito, apegado a um balanço do IBGE sobre o senso escolar concluído em 2023, faz importante revelação:
“Atualmente, contamos com mais de 70 unidades educacionais e um total de 12.284 alunos estudando no ensino fundamental, sendo 10. 145 alunos matriculados em Escolarização. Mais: na Atividade Complementar, que tem como objetivo enriquecer o processo de ensino-aprendizagem incentivando a participação em experiências diversificadas que contribuam para formação humana e profissional de nossos jovens, temos 1.897 estudantes na rede municipal. E um total de 242 alunos no Atendimento Educacional Especializado (AEE), um dos serviços prestados pela educação especial para atender aos estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, que devem estar matriculados em escolas comuns do ensino regular”, descreve o prefeito de Itupiranga.
Considerado pela população o prefeito que mais tem feito pela Educação no município, durante seus três mandatos, Benjamin Tasca se diz orgulhoso de ostentar esse reconhecimento.
“Realmente, eu mesmo reconheço que fiz muito pela Educação desde que cheguei em Itupiranga, porque tenho consciência de que é através da educação que criamos bons cidadãos e fazemos nossa parte em resguardar o futuro das nossas crianças, jovens e adultos. Tenho muitos ex alunos que hoje são médicos, empresários, engenheiros, advogados, enfim, é reconfortante saber que contribuímos muito com a educação e vamos avançar mais”, diz o prefeito.
FUTURO PROMISSOR
Ao ser provocado pelo blog sobre o que espera de 2024, para melhorar a Educação do município, Benjamin Tasca confessa que o governo poderia ter avançado muito mais.
“ Se fizermos uma avaliação, trabalhamos muito na Educação. Fizemos tudo? Não, não fizemos, porque tivemos eventos inesperados como a pandemia e outros problemas, principalmente na área de arrecadação, quando os municípios tiveram uma queda de quase 50% em seus repasses dos governos federal e estadual. Mas, acredito que iremos avançar muito nesse ano de 2024 e nos próximos anos. Em breve, teremos mais anúncios de obras, serviços e importantes conquistas para nossa educação. Em 2024 vamos transformar a educação, porque é uma das áreas que mais amo, cuidar de gente, e gente se faz com educação de qualidade”, finalizou o prefeito de Itupiranga.
OBRAS INACABADAS
Para o ano de 2024, o prefeito de Itupiranga quer retomar obras inacabadas em consequência do não repasse de verbas restantes, pelo governo federal.
“São obras de construção de creches e pré-escolas, por meio do PROINFÂNCIA, que já tiveram medições de construções encaminhadas ao MEC, mas que aguardam a análise para posterior liberação dos recursos destinados à conclusão das construções. Pretendemos reiniciá-las e concluí-las agora em 2024”, explica o prefeito.
As obras referidas são quatro creches: Creche Residencial Cidade Nova; Creche Bairro Planalto; Creche Cajazeiras e Creche Cruzeiro do Sul.
Na imagem principal, vista aérea da Escola Paulo Freire.