O fenômeno ocorre inevitavelmente quando as campanhas eleitorais são deflagradas nos municípios, surgindo sempre um nome de candidato a vereador “adotado” preferencialmente pelo eleitor jovem.
Em Itupiranga, o nome de Mateus Barros ocupa as rodas de conversas da juventude local, basicamente pelo discurso inicial do candidato a vereador que tem priorizado oferecer seu mandato municipal às causas e sonhos dos eleitores mais jovens.
Mateus fala em coordenar um plano integrado entre a prefeitura de Itupiranga e o setor privado objetivando possibilitar a geração de emprego, maior demanda da juventude.
Nesse sentido, o candidato Mateus Barros (Solidariedade) propõe defender a aprovação de um projeto de lei instituindo o Banco Municipal do Jovem Empreendedor, que terá como finalidade disponibilizar crédito, capacitação e gerenciamento econômico para jovens que desejam empreender
“Se eu for eleito, tenho consciência da responsabilidade que carregarei, porque há sempre uma certa desconfiança a respeito da capacidade dos jovens gerirem politicamente suas ações. Só que eu acredito na minha capacidade de articulação e, se os jovens de Itupiranga me derem a oportunidade de representa-lo na Câmara Municipal, farei de tudo para honra-los e defender seus interesses”, diz Mateus em conversa telefônica com o blogueiro.
“É por ter isso sempre muito bem claro que o meu primeiro projeto de lei a ser apresentado na Câmara, ainda no primeiro semestre de 2025, caso eleito, será justamente o de criar o Banco Municipal do Jovem Empreendedor, voltado para jovens até 30 anos, prevendo oportunidades de crédito facilitado, além de parcerias com instituições públicas e privadas para a educação financeira dos jovens itupiranguenses”, explica o candidato.
A proposta de Mateus é dar crédito a juros zero aos jovens, para que eles possam ter seu próprio negócio e conquistar a sua renda.
“A gente sabe como é difícil para o jovem hoje se inserir no mercado de trabalho, seja pela falta de vagas ou outros fatores. E eu acredito que um dos primeiros passos para mudar essa realidade seja o incentivo ao empreendedorismo local, à capacitação e criação de oportunidades para os jovens de nosso município. É assim que vamos preparar a nossa Itupiranga para o futuro”, disse.
“A voz dos jovens”
Não à toa, Mateus adotou em sua campanha o slogan “a voz dos jovens”, já que ele vem simbolizando a juventude na presente campanha eleitoral.
Em conversas com o eleitorado, durante reuniões nas zonas urbana e rural, 80% da plateia é formada por jovens.
“Agora em 5 de agosto, o Estatuto da Juventude completou onze anos de história, e poucas pessoas lembram dele, que se firmou ao longo desse tempo como um importante instrumento para proteção de direitos e desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a juventude. Vereador que se preocupa realmente com os jovens de seu município precisa, obrigatoriamente, fazer valer pelo menos alguns artigos do estatuto que reafirmam os direitos dos jovens. Caso seja eleito, assumo compromisso de zelar os princípios e diretrizes das políticas públicas da Juventude”, diz Mateus Barros.