Conforme havia adiantado em dezembro de que só tomaria decisão sobre quem será seu candidato a prefeito de Marabá, depois da realização de uma pesquisa em janeiro de 2024, o prefeito Tião Miranda oficializou o rumo que tomará: Luciano Dias (foto) não será o nome escolhido por ele para a disputa eleitoral de outubro.
A decisão veio no rastro de seguidas consultas do prefeito, ouvindo amigos, vereadores, assessores, líderes comunitários e, seguindo sua estratégia adotada em dezembro – analisando o resultado de uma pesquisa feita agora em janeiro.
Na pesquisa, como já se esperava, Luciano Dias não sai de um dígito, praticamente na rabeira entre todos os nomes disponibilizados para indicação de intenção de voto.
Durante todo o dia de sexta-feira, 19, Tião Miranda conversou com pessoas de seu grupo político, falou sobre o resultado da pesquisa, levou ao conhecimento de alguns vereadores, a sua decisão final, diante da dificuldade que Luciano terá em disputar a eleição com baixíssimos índices de intenção eleitoral.
Este blog já vinha alertando sobre os riscos da pré-candidatura de Luciano Dias (AQUI, AQUI, AQUI) sofrer humilhante derrota, fatos que se constatavam conversando com pessoas nas ruas, ouvindo servidores públicos e analisando pesquisas que foram realizadas ao longo do ano de 2023.
Jamais na história política de Marabá um pré-candidato a prefeito recebeu tanta estrutura e apoio institucional para viabilizar seu nome eleitoralmente, sem sucesso.
Ao longo dos últimos doze meses, a própria mídia institucional da prefeitura de Marabá teve a figura do prefeito praticamente substituída pela do vice-prefeito (cargo de Luciano), que aparecia em vídeos constantemente ratificando ações de governo.
A rede social de Tião Miranda, principalmente Instagram, confundia seus seguidores com constantes postagens de imagens de Luciano Dias, na desenfreada tentativa de colar o nome dele a do prefeito – também sem sucesso.
Tião Miranda, reconheça-se, entregou tudo o que foi necessário e solicitado pela equipe de Luciano Dias para dar visibilidade à marca do vice-prefeito, chegando a ponto de fazer declarações públicas de simpatia ao nome de seu vice – repetidamente sem sucesso.
O tempo pedido para tentar alavancar o nome de Luciano foi bem mais do que o necessário, no já reduzido espaço que resta até o dia da eleição.
A nove meses do pleito municipal, não restou outra alternativa a Tião Miranda.
Já estava na hora do prefeito entender o risco de tanta espera em busca de um nome potencialmente competitivo, e tomar uma decisão definitiva, que veio ontem, sexta-feira.
Agora, Tião Miranda vai analisar cuidadosamente as opções de nomes oferecidas a ele, na pesquisa, para definir, nos próximos dias, a escolha daquele que virá a ser convidado para receber o apoio do prefeito como candidato preferido à disputa de sua sucessão.