Para quem viaja muito, o alerta é dos pilotos da TAM.
Em protesto por melhores condições de trabalho e segurança de voo, pilotos e comissários da TAM iniciaram uma operação de “não-colaboração” à empresa. Para chamar a atenção da companhia aérea, os funcionários criaram um blog chamado “Aviador Anônimo TAM”. Os manifestantes dizem que mais de 10.000 funcionários que trabalham na área de segurança de voo (entre pilotos, comissários e mecânicos) estão insatisfeitos com a companhia.
“Não é prudente que uma empresa aérea mantenha justamente as pessoas mais envolvidas em segurança sob estresse”, diz um dos textos publicados. Eles reclamam das escalas de trabalho, da falta de planejamento das jornadas, da redução dos salários e do péssimo trato da chefia com os subordinados. “O rigor na escala torna quase impossível nossa volta para casa”, disse um piloto ao site de VEJA.
Os funcionários prometem seguir rigorosamente os manuais das aeronaves – o que pode ocasionar atrasos em voos e aumento de consumo de combustível. “Iremos emitir diretrizes aos tripulantes, que deverão ser seguidas durante o mês de maio. Serão coisas simples como fazer o procedimento completo, enfim, trabalhar em cima do que está escrito”, diz um dos textos publicados no site.
Em carta encaminhada ao presidente da TAM, Marco Bologna, em abril, os pilotos fazem um alerta: “Seremos como robôs, cumpriremos estritamente as normas escritas pela empresa e deixaremos que os outros departamentos façam o trabalho deles. Vai ser como cortar na carne, mas não vemos outra alternativa”.
Objetivo do movimento é pressionar a companhia sem greves, mas de forma a causa possíveis prejuízos para a TAM. Segundo um piloto, metade dos gastos da empresa é proveniente de combustível e as medidas adotas pelos aviadores podem pesar no bolso da TAM. A assessoria da companhia confirmou que o combustível é o principal custo operacional da empresa.
“Se cada comandante deixar de economizar 100 quilos de combustível por etapa, com uma adesão de 50% dos pilotos, teríamos um aumento nas despesas na ordem de 5 milhões de reais ou mais, só em maio”, estima um comandante que preferiu não se identificar.
Nesta quarta-feira, o blog “Aviador Anônimo TAM” recebeu mais de cem comentários sobre o início da manifestação. “Basta seguir o que está escrito que iremos chamar a atenção. O consumo daqui a algum tempo vai aparecer, vamos causar estrago. Vai virar uma bola de neve: aeronautas regulamentados, voos atrasados, aí o bicho vai pegar.”
Outro manifestante diz: “Minha parte estou fazendo. Limpeza só entra depois do desembarque encerrado, embarque só ocorre depois de a limpeza ter saído. Comissária não chegou? Problema da base. Contagem não bateu com a do despacho? Paciência, só fecho a porta quando bater. Fechar a porta com passageiros em pé? Não, não, não!”.
Até o meio-dia desta quarta-feira, a companhia registrou atrasos em 17,8% dos voos – a média de atrasos de todas as empresas foi de 15,1%. “O índice de atrasos de hoje é padrão para as companhias”, informou a assessoria da TAM ao site de VEJA. “Todos foram prejudicados pelo mau tempo, principalmente em Porto Alegre.”
A assessoria da TAM informou que a segurança é prioridade para a companhia: “Cumprimos rigorosamente toda a legislação do setor aéreo e os procedimentos de operação das aeronaves sugeridos pelos fabricantes”. A TAM nega que haja um “movimento” entre os funcionários da companhia, mas admite que o departamento de recursos humanos da empresa enviou uma carta ao blog em resposta aos “supostos” manifestantes.
Diz uma parte do texto encaminhado pelo RH aos blogueiros: “Pertencemos a uma única empresa e esse espírito deve permanecer. Somente por meio do diálogo sincero e aberto entre nós é que poderemos encontrar, juntos, as respostas e soluções”.
Para acessar o Blog dos pilotos e comissaria, clique AQUI.
Luis Sergio Anders Cavalcante
3 de maio de 2012 - 14:36Fica o dito pelo não dito. E como prevenir é melhor(mais saudavel) que remediar…… Tchau TAM. Em 03.05.12, Marabá-PA.
Copiloto
3 de maio de 2012 - 11:52Realmente, a manchete dessa noticia esta fora da realidade do blog.
Em momento algum foi dito que é inseguro voar de TAM. A grande maioria dos posts reafirma a segurança de toda a operação.
Francisco Sampaio Pacheco
3 de maio de 2012 - 11:51Sabedoria popular
Como já dizia Dona Rita Amoury; depois que você entra no avião e a portar fechar, só resta rezar. rsrsrsr grande sabedoria da Dona Rita, um exemplo de força de vida.
Em tom de brincadeira disse ainda: TAM=MAT .Como a memória humana não é como a do computador, fica armazenada as informações sem direito de deletar. Lembrei dessa brincadeira.
Não faz muito tempo estava retornando de Brasília para Belém. Mas antes de levantar o vôo, aeronave passou uns 50 min na pista. Passageiros deixavam transparecer uma certa dose de impaciência, dentre eles, eu, é claro. O comandante dizia dentre em breve estaremos levantando voo, vamos aguardar o computador reinicializar, caramba! Cá com meus botões pensei: é nessa hora que o sistema detecta se há algo de errado.
Deu tudo certo, aí então suavemente fomos trazidos na palma da mão de DEUS, para os não céticos.
Bicho, é ótimo ficar sabendo essas informações.
Saudações!!
rui barbosa da silva
3 de maio de 2012 - 09:44Pelo nível de profissionalismo e pelo amor que a maioria tem pela compania, não concordo com a frase chamativa para o post.
Somente deixarei de voar TAM quando os profissionais participantes do blog também o fizerem.
Rui Barbosa, quem afirma falta de segurança nos voos da companhia são os próprios pilotos na TAM. O blog não tem nenhuma referência técnica para fazer tal avaliação. Reproduzimos exclusivamente o sentimento dos profissionais da aérea, narrados na matéria.
Mila
3 de maio de 2012 - 09:33Hiroshi, achei sua opnião um pouco equivocada, pois se leres todos os post e comentários, irá perceber que os tripulantes não estão dizendo que não é seguro voar na TAM, e sim,que se continuar do jeito que está tornará inseguro. O movimento é o último apelo para a empresa. Pois no momento em que perceber a real insegurança, oa próprios funcionáios irão querer sua segurança e não voar mais na TAM. Então pesso a gentileza de reler o blog.
marco aurélio
3 de maio de 2012 - 02:06Impressionante o número de acessos no blog criado pelos pilotos. Legal também o alto nível das mensagens . Todas elas colocando-se ao lado do Presidente da cia Sr Bologna. Não consigo entender o fato dele não se manisfestar.Já ouvi e agora tenho certeza que a administração e a política de RH da TAM é totalmente ultrapassada. Não é por menos que está perdendo passageiros a cada dia.Creio que para um cia de aviação uma boa política seria,quem sabe, começar a tratar melhor seus aviadores. Nós passageiros, estamos acompanhando e preferimos voar em uma cia na qual os pilotos estão satisfeitos.
marco aurélio
3 de maio de 2012 - 02:05Impressionante o número de acessos no blog criado pelos pilotos. Legal também o alto nível das mensagens . Todas elas colocando-se ao lado do Presidente da cia Sr Bologna. Não consigo entender o fato dele não se manisfestar.Já ouvi e agora tenho certeza que a administração e a política de RH da TAM é totalmente ultrapassada. Não é por menos que os está perdendo passageiros a cada dia.Creio que para um cia de aviação uma boa política seria,quem sabe, começar a tratar melhor seus aviadores. Nós passageiros, estamos acompanhando e preferimos voar emirm
Zequinha da Velha Marabá
2 de maio de 2012 - 22:47Hiroshi, está circulando à boca miúda na velha Marabá desde a manhã de hoje, que o Pedrinho secretário municipal de finanças “tá na folha”, ou seja, está em lugar incerto e não sabido, ainda em consequencia das visitas da policia a repartições públicas municipais.
Como tens um faro jornalistico aguçado, vê se realmente tem sentido, Ok?!
TAM
2 de maio de 2012 - 20:43A que ponto chegamos caro Hiroshi. Salve-se quem puder. O piloto sumiu? Parece comédia americana.E aí, embarquemos ou não?
Agenor Garcia
Jornalista
Como medida de precaução, já estou voando ha mais de três meses só na Trip. E estou adorando, Garcia.