Saindo de Marabá rumo a Altamira, as obras da rodovia Transamazônica avançam, devagarinho, mas andam.
Entre Marabá e Novo Repartimento, área na qual a Unidade de Marabá do Dnit tem jurisdição, os serviços têm uma questão ambiental que nunca se resolve, impedindo a continuidade da pavimentação.
O problema já vem desde 2005.
Enquanto não ficarem definidos os impactos ambientais advindos das obras de asfaltamento na área indígena dos Parakanãs, por meio de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Sobre o Meio Ambiente (RIMA), que vem se arrastando há anos, as obras de asfaltamento terão problema de continuidade.
De Marabá a Novo Repartimento, faltavam 70 km para a conclusão do asfaltamento.
Até o final do mês de novembro próximo, o Dnit garante entregar mais 25 km de pavimentação.
O Chefe do Serviço da Unidade Local, Jairo de Jesus Rabelo, informa ao blog que “as obras de pavimentação serão concluídas a partir da comunidade Divinópolis ( conhecida por Km 112) já chegando na ponte Bacuri (onde inicia a Terá Indígena Parakaãa). Nossa expectativa é pavimentar 25 km neste ano, ficando ainda um segmento terroso de 45 km até Novo Repartimento”, informa Jairo.
Adelio Caetano
19 de março de 2023 - 16:53Esses merdas desses ambientalistas são o atraso do Brasil.Nao digo mais nada pra não falar merda.
George mouta
1 de maio de 2022 - 22:14Enquanto nossos governos(municipal,estadual, federal)for cabides de emprego. Será difícil crescer.
RONALDO DE OLIVEIRA VIANA
10 de setembro de 2020 - 12:51Moro em Manaus e um dia pretendo viajar(um sonho) via rodoviaria de Manaus a Belem pegando a BR 319 ate Humaitá(AM) onde entramos na Transamazonica no rumo de APUI(AM) e de la pra Jacare acanga(PA) passando por Itaituba, Ruropolis, Placas, Uruara, Medicilandia,Brasil Novo, Altamira, Anapu, Pacaja, Novo Repartimento dai deixo a rodovia transamazonica e pego as rodovias estaduais do Pará ate´Belem, passando por Tucurui e demais cidade, ai direi em Belém que a Amazonia estara integrada. Veremos gente.
wellyngton silva
18 de abril de 2020 - 11:50Por Favor me digam como está a estrada de Marabá a Santarém no total, ou de Marabá a Altamira?
para tráfego de caminhão.
lorivaldo
17 de abril de 2020 - 09:08O mesmo problema, em outro setor, atinge quem mora no Amapá: Por questões ambientais, não fazem o Linhão de Tucuruí (que atenderia Manaus e Boa Vista).
Edvalson Regis dos Santos
29 de março de 2020 - 13:36Quando asfaltar essa BR.o estado do Pará vai ficar desejado.por .todo pais .e ate.estranjeiros.o Pará e um estado muito.Rico.so falta estradas.o governo.sempre esteve.com os olhos vendado pra este .tesouro.
Lin Mendonça
3 de dezembro de 2019 - 18:35Seria um sonho realizado que estamos aguardando a 30 anos
José Augusto
24 de julho de 2022 - 15:28Está transamazônica. O maior entrave para asfaltar é o meio ambiente.