Tenaz e organizado, assim pode ser definida, em duas palavras, a trajetória política do deputado estadual Dirceu ten Caten (PT).
Evoluindo eleitoralmente a cada disputa eleitoral, Dirceu chegou ao seu terceiro mandato parlamentar batendo recordes de votos consolidados.
Em sua primeira eleição no ano de 2014, Caten obteve mais de 33 mil votos em todo o Estado, aos 24 anos de idade.
Quatro anos depois, a aposta dobrou, chegando a quase 60 mil votos.
Agora, na eleição de 2022, o deputado estadual obteve a reeleição para seu terceiro mandato com votação cada vez mais expressiva: 66.397 votos.
Disciplinado no cumprimento de uma agenda carregada de compromissos, Dirceu trabalhou os 12 anos de mandato parlamentar para chegar ao ponto de mudança anunciada este mês.
O deputado do PT disponibilizou seu nome para a disputa da Prefeitura de Marabá, em 2024.
E chega a esse patamar da carreira politica seguindo fielmente o que traçou desde 2014.
Sem pressa, sem ansiedade, corrigindo rumos, distanciando-se cada vez mais da influência dos pais políticos, Luiz Carlos Pies e Bernadete ten Caten- ambos exponenciais lideranças do Partido dos Trabalhadores no Estado do Pará por mais de três décadas -, Dirceu escreveu sua própria história.
Hoje, ele não é mais o “deputado filho do Luiz e da Bernadete”, como diziam em seu primeiro mandato.
“Luiz e Bernadete são os pais do deputado Dirceu”, nas apresentações naturais dos dias de hoje.
Líder de uma base eleitoral fortalecida pelos trabalhos realizados na Assembleia Legislativa, Dirceu sai à frente na longa trajetória até as eleições de 2024.
Admirado pelos eleitores jovens, elogiado pelos eleitores de idade mais avançada da classe média/alta de marabaenses conservadores; respeitado pelas lideranças de bairros de Marabá -, mesmo aquelas que não o seguem politicamente, o deputado estadual petista terá, ainda, uma luta pauleira pela frente.
A mais difícil, certamente, quebrar os índices de rejeição histórica do eleitorado de Marabá ao PT, partido que nunca se deu bem quando disputou a prefeitura do município – a não ser quando a legenda emprestou o nome de Luiz Carlos Pies, pai de Dirceu, a vice-prefeito, na chapa vencedora de 2012, quando João Salame elegeu-se prefeito.
Seguindo fielmente planejamento de suas ações, Dirceu ten Caten já começou a manobrar o leme de sua pré-candidatura, conversando com lideranças de bairros, formando comissões de trabalho, regendo articulações difíceis com outros partidos – mas trabalhando com determinação.
Os primeiros passos de uma jornada que promete das mais difíceis indicam o nível de maturidade a qual chegou o deputado estadual, hoje com 32 anos.
A evolução do estágio da economia do país, dentro de doze meses, será fundamental para ajudar Dirceu a trilhar uma campanha eleitoral bem ou malsucedida.
Isto porque, sob a liderança do presidente Lula, o Partido dos Trabalhadores tem como meta eleger o maior número possível de prefeitos, principalmente nas capitais e em municípios de meio e grande portes.
Caso até lá a inflação e o crescimento do país comecem a fazer circular bons ventos na casa de cada brasileiro, meio caminho estará andado, nos planos de Dirceu.
E a pinicada aberta para o deputado estadual chegar à Prefeitura de Marabá.
Na foto, Dirceu ten Caten, ao centro, em ato politico de lançamento de sua pré-candidatura a prefeito de Marabá, na Câmara de Marabá