Na última segunda-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) foi acionada por um colégio particular, localizado na avenida Augusto Montenegro, para atender um caso de morte por suspeita de meningite.

A vítima foi uma criança de 11 anos, estudante do 5º ano da instituição.

Após avaliação da equipe técnica da Sesma, no entanto, a suspeita foi descartada, “haja vista que os achados clínicos e laboratoriais (…) não encontraram evidências técnicas para confirmação do diagnóstico”, diz nota da secretaria enviada à imprensa.

De acordo com a Sesma, a investigação segue para descobrir qual a causa da morte da criança. “Vale ressaltar que todos os contatos próximos à criança falecida (familiares) seguem sem quaisquer sintomas suspeitos para meningite em seus domicílios, sem risco de transmissibilidade relacionada ao caso em questão, conforme orientações dos protocolos vigentes”, complementa a nota da pasta.

 

No mesmo dia 24, o próprio colégio particular emitiu um comunicado onde informa que a criança veio a óbito com diagnóstico de meningite e que o irmão do aluno também estaria manifestando os sintomas da doença. Os irmãos já estavam há 17 dias afastados da escola. Segundo a nota, a instituição estaria realizando uma “assepsia criteriosa” “para deixar o ambiente apropriado para a nossa comunidade escolar”.

A Sesma nega as informações. (ORM)