O deputado estadual Iran Lima (MDB) disse nesta terça-feira, 14, que o nome de Daniele Barbalho, indicado por 11 partidos para ocupar o Tribunal de Contas do Estado (TCE), além de ter recebido o apoio de esmagadora maioria de deputados, obedeceu requisitos da Constituição e Regimento Interno da AL.

Iran destacou que Daniele “é uma excelente escolha dos líderes da Casa de Leis, e a Dra. Daniela tem conhecimento jurídico e vasta experiência de gestão pública”.

O nome de Daniele Barbalho, esposa do governador Helder Barbalho, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) em sessão realizada  na manhã desta terça-feira (14)  para arguição pública da primeira-dama do Estado, que concorria ao cargo de conselheira do TCE-PA.

Além de ter seu nome indicado por  líderes de 11 partidos da Casa, Daniele foi aprovada na última semana pela Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final (CCJ).

Ao final, em uma votação secreta, Daniela Barbalho foi eleita por maioria de votos como nova integrante da Corte de Contas.

A vaga ocupada pela nova conselheira foi ocupada anteriormente por Nelson Chaves, que foi aposentado compulsoriamente em novembro de 2021, após completar 75 anos. De acordo com a Constituição do Estado, neste caso caberia à Alepa a indicação de um nome para o TCE-PA. Dessa forma, no último dia 3 de março, os líderes de 11 partidos submeteram o nome da primeira-dama. Foram signatários: Victor Dias (União Brasil), Fábio Figueiras (PSB), Newton Neves (PSD), Josué Paiva (Republicanos), Erick Monteiro (PSDB), Dirceu Ten Caten (PT), Zeca Pirão (MDB), Braz (PDT), Bob Flay (PTB), Torrinho Torres (Podemos) e Antônio Tonheiro (PP).

Durante a sessão desta terça-feira, Daniela Barbalho teve a oportunidade de se apresentar, falar de sua experiência profissional e acadêmica como advogada e mestranda em Direito, e visão sobre o papel da Corte de Contas.

“Vou somar minhas forças aos demais conselheiros nas atividades preventivas, educativas e de fiscalização contábil, financeira e patrimonial necessárias ao melhor funcionamento da administração pública, contribuindo sempre por sua modernização e pelo foco nas melhores práticas”, discursou.

Em outro trecho  de seu discurso, Daniele Barbalho destacou o papel da mulher moderna na vida do país.

“Acabou o tempo das mulheres ficarem à margem, apenas assistindo o desenrolar dos acontecimentos. As mulheres estão conquistando cada vez mais espaço e direitos, exercendo a cidadania em sua plenitude. Pudemos ver a gestão 2018-2022, quando tivemos a maior bancada feminina da história da Alepa, quando foi instituída a Procuradoria da Mulher. Diminuímos o quantitativo de deputadas estaduais nesse último pleito, mas aumentamos as deputadas federais, hoje contamos com cinco deputadas federais paraenses, aumentando a participação do Pará”, lembrou a nova conselheira do Tribunal de Contas do Estado.