A situação de inadimplência de São João do Araguaia durou vários anos, sem o município assinar qualquer tipo de convênios com o governo federal.
Finalmente, nesta segunda-feira, 24, São João do Araguaia teve publicada a situação da comprovação da regularidade no Cadastro Único de Convênios (CAUC), que é uma espécie de Serasa do setor público.
Controlado pela Secretaria do Tesouro Nacional, o CAUC é um sistema que simplifica a comprovação do cumprimento dos requisitos fiscais necessários à celebração de convênios e contratos de repasse por estados, Distrito Federal e municípios.
Desde gestões anteriores, o município vivia penalizado juridicamente, sem ter condições de obter recursos para enfrentar suas demandas sociais.
A atual prefeita Marcellanne Cristina (PDT), desde o início de seu mandato, lutava para sanar as deficiências fiscais e contábeis junto ao Tesouro Nacional, para acabar com as restrições no Cadastro Único de Exigências para Transferências Voluntárias – CAUC.
Ontem, 24, finalmente, a prefeita celebrou a conquista de adimplência.
“Desde os primeiros meses de governo vínhamos trabalhando incansavelmente para obtermos o resultado que hoje adquirimos. Nosso município hoje não estar mais no CAUC. Pra mim motivo de muita felicidade. Agradeço a ombridade de todos que nos ajudaram a vencer esse desafio e tornar realidade. Juntos Construindo um Novo Tempo. Destaco aqui em especial meus agradecimentos a procuradoria do município na pessoa dos nossos procuradores. Nossa Contabilidade na pessoa do nosso Contador e toda sua equipe e a secretária Municipal de Planejamento na pessoa do secretário Lauro e seu Assessor adjunto Rodolfo. Essa soma de esforços fazem hoje nos colhermos o resultados que pra muitos eram tido como “impossível “ mas que essa gestão veio mostrar que nós viemos fazer a diferença e cuidar do nosso município. Começando pelo zelo ao nome. Hoje temos um município com nome limpo que cumpre seus requisitos fiscais em dias”, disse Marcellanne em mensagem nas redes sociais encaminhada aos seus secretários municipais.
Para quem conhece o “caminho das pedras” na busca pela adimplência de um órgão público junto ao CAUC, sabe que a luta travada pela atual gestão da prefeitura de SJA -, não foi fácil, baseado nas exigências de apresentação de documentos, certidões e comprovações diversas, tudo em consequência da falta de prestação de contas de prefeitos anteriores.
Na metade de seu mandato, Marcellane só tem a comemorar.
Agora ela pode pleitear convênios com o governo federal visando resolver os graves probemas que assolam o município.
Maria Francisca lima da cruz
25 de outubro de 2022 - 16:09Aí sim tem compromisso com a população. Equipe maravilhosa parabéns.
Sandro Costa Duarte
25 de outubro de 2022 - 14:20Que Trabalha muito bom