O governador do Pará continuará na posição por mais um ano; este será o terceiro mandato do paraense à frente do grupo.

 

Na quinta-feira (26), o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), foi reconduzido ao cargo de presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL), sendo a decisão unânime.

Barbalho permanecerá à frente do cargo por mais um ano. Este será o terceiro período do paraense à frente do grupo.

Com a sua reeleição, Barbalho assumirá a presidência da Amazônia Legal no ano da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Este evento será realizado em novembro de 2025, na capital do Pará.

A votação ocorreu de maneira online e contou com a assistência de todos os sete governadores dos estados do Norte, além de Maranhão e Mato Grosso.

Com a sua reeleição, Barbalho assumirá a presidência da Amazônia Legal no ano em que a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) será realizada. O evento está previsto para novembro de 2025, em Belém, no Pará.

 

Nove unidades federativas.

O Consórcio Interestadual para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal é composto por nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O Consórcio visa promover o progresso sustentável da Amazônia Legal de maneira colaborativa e integrada. Seu propósito é se tornar uma referência mundial em coordenação, planejamento e gestão, buscando transformar a região em um espaço globalizado e sustentável até o ano de 2030.