Helder disse que esse é o mais importante impulso para a realização da COP 30. Segundo ele, o sistema de transporte urbano da Região Metropolitana vai ser totalmente alterado para ônibus eletrícos. “Essa parceria com o BNDES vai permitir todas as intervenções necessárias”, adiantou.
Ele anunciou ainda que haverá uma revitalização na área central de Belém e na rede hoteleira atual. E que os imóveis privados terão apoio para ter hospedagem no estilo AirBnb. Confirmou também a contratação de navios/hotéis, como foi feito no Rio na Copa e nas Olimpíadas.
Há uma semana, Belém foi confirmada como a sede da 30ª Edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30).
A informação foi dada em vídeo publicado nas redes sociais e o anúncio foi feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do governador Helder Barbalho e do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Esta será a primeira vez que uma cidade brasileira sedia o evento internacional, considerado um dos mais relevantes do mundo sobre o tema.
A deliberação foi feita pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), no dia 18 deste mês de maio, após Lula, ainda como presidente eleito e, também, durante a COP 27, em novembro de 2022, na cidade de Sharm El-Sheik, no Egito.
Lula apresentou o Brasil para sediar a reunião numa capital amazônica. Helder, também presente àquela edição da Conferência, então pediu ao presidente da República que Belém fosse a anfitriã da COP 30. A programação da COP 30 está prevista para novembro de 2025.