

Quinze dias atrás, chuva de forte proporção, que se abateu numa sexta-feira sobre a cidade, ofereceu subsídios para engenheiros da secretaria de Obras de Marabá avaliarem a qualidade das obras de drenagem edificadas nas ruas que entornam a Feira das Laranjeiras – inclusive parte da avenida Boa Esperança.
Em outros pontos do Núcleo Cidade Nova, também onde a Prefeitura espalha obras de fixação de drenagem em diversas ruas, a chuva torrencial serviu para medir a intensidade de liberação de água pelos bairros antes alagados, mercê de qualquer sinal de chuva.
Constatada a inexistência de pontos de alagamentos onde a prefeitura concluiu obras de drenagem, a secretaria de Obras agora aguarda um inverno menos problemático, pelo menos nas ruas de bairros beneficiados pelas obras de qualidade.
Por trás da volumosa distribuição de manilhas nas dezenas de obras concluídas e em estágio de execução, o blog descobriu a assinatura de uma empresa marabaense, há muitos anos atuando no setor de construção local, fabricando pré-moldados e todo tipo der tubulações – além de execução de obras de drenagem.
Trata-se da Santa Cruz Construtora, responsável pelas obras de alto nível.
“Os serviços que a Santa Cruz têm realizado nos bairros de Marabá e na zona rural nos dão tranquilidade, porque a empresa, ao longo desses anos, adquiriu expertise e conhece a forma ideal de fixar manilhas, diante de situações às vezes complexas ou não”, explica engenheiro da Secretaria de Obras, comentando a complexidade da drenagem da rua São Paulo, no bairro Belo Horizonte
“Ali na São Paulo, uma rua problemática e que segue sentido ao rio Itacaiúnas, a preocupação maior é com a fixação da drenagem, espalhadas em filas duplas (fotos abaixo) sem que a estrutura das casas seja atingida. Fazer drenagem de profundidade muitas vezes causa problemas, e deixa preocupada a comunidade residente no entorno. O pessoal da Santa Cruz hoje domina por excelência, essa técnica”, explica.

Franderlan Almeida Gaby, um dos diretores da Santa Cruz, confirma o status de excelência adquirida pela empresa, revelando dado simples: treinamento do pessoal e intensa fiscalização.
“Nós procuramos manter fixa por muito tempo equipes de operadores de campo, evitando a rotatividade que tanto prejudica a formação de mão-de-obra qualificada. Isso facilita o treinamento ideal e nos dá a tranquilidade de trabalharmos com pessoas comprometidas com nossas orientações”, conta o empresário.
Fiscalizar permanentemente cada frente de serviço de drenagem, esse é outro fator que tem contribuído para o sucesso das obras da Santa Cruz.
“Nós temos nossos fiscais e gerente de campo, mas eu mesmo, faço de questão de dar umas incertas, corrigindo desvios de rota e orientando nosso pessoal. É um desafio muito grande estar à frente de uma equipe tão qualificada e experiente como essa que formamos ao longo dos anos”, dispara Franderlan.

“Além da formação de grupo competente – diz o empresário -, nossos colaboradores sabem muito bem o que fazem, então a minha tarefa é no sentido de agregar conhecimento, dar suporte e direcionar toda essa energia para a concretização dos projetos do município, que estamos tocando, com a maior eficiência possível”, explica.
Consultado pelo blog, o secretário Antonio de Pádua também oferece boas referências acerca dos trabalhos realizados pela Santa Cruz.
“Temos outras empreiteiras trabalhando também com eficiência, serviços de drenagem em Marabá, mas não podemos nos furtar a classificar como ótimo, os trabalhos da Santa Cruz”, diz.
