A vila de Cajazeirinha, na zona rural do município de Itupiranga, foi beneficiada com serviços de construção de um imenso aterro, medindo 500 metros de extensão, beneficiando pequenos produtores de farinha, pescadores e extrativistas de óleo de babaçu.
A obra era anseio antigo da população da área.
A vila Cajazeirinha tem cerca de meia centena de familiares.
Além das atividades produtivas de sustento das famílias, a vila tem sido alvo da prática do ecoturismo, já que vem atraindo visitantes de outras partes do Estado do Pará, gerando renda para os ribeirinhos.
Os maquinários da prefeitura de Itupiranga consumiram 6 mil litros de óleo diesel na execução da obra de edificação do aterro.
O secretário de Infraestrutura Paulo Barros destaca que a obra foi totalmente originária de recursos próprios da prefeitura.
“Era um sonho antigo dos moradores da vila Cajazeirinha, elevar o aterro que construímos, por determinação do prefeito Benjamin Tasca, sensibilizado com a necessidade da obra para facilitar o trabalho das famílias residentes não apenas na vila, como também em lotes localizados no seu entorno”, revela Paulo.
O secretário adianta ainda que a prefeitura não se limitou a construir somente o tão sonhado aterro.
“O prefeito Benjamin determinou também a abertura de diversos ramais, ligando a vila às propriedades de pequenos produtores rurais, formada não apenas por pescadores, mas por trabalhadores na produção de farinha, extração de óleo de babau, além de outras atividades”, diz Paulo Barros.
Ao todo, mais de cem famílias foram beneficiadas, em toda a área atingida pelos serviços da prefeitura.
Um dos familiares, Paulo da Cunha Silva (foto abaixo), destaca a importância das obras.
“Essas obras são de muita importância. Quando chega o período do inverno, todos nós temos muita dificuldades para transportar para a cidade a nossa produção de farinha, e de outros produtos aqui produzidos, porque não conseguíamos passar pelas duas cachoeiras que têm no caminho. Sem esses serviços que a prefeitura fez, muitos produtores perdiam suas mercadorias porque alagavam na travessia das cachoeiras, até algumas vidas foram perdidas. . Agora, não! Agora vamos poder passar nos inverno, com segurança, tudo por causa desse aterro que tanto pedíamos aos governos anteriores, sem que fossemos atendidos. Outro benefício depois dessas obras que o prefeito Benjamin mandou fazer, é que vamos poder aumentar agora a produção de tudo o produzimos aqui”, diz Paulo da Cunha.
As obras da prefeitura realizadas na vila, continua o agricultor, possibilitará “o aumento dos número de pessoas quer gostam de vir fazer turismo aqui, vindas de Marabá e de outras cidades próximas a Itupiranga. Esse aterro significa muito para nós, vai nos ajudar muito”, finaliza.