A partir desta quinta-feira (17) Belém sedia, pela oitava vez o “Chocolat Amazônia e Flor – VIII Festival Internacional do Chocolate e Cacau”.
O evento segue até domingo (20) e vai reunir 120 expositores de 250 marcas.
A programação é gratuita.
Durante quatro dias o público terá à disposição palestras, debates, rodas de conversa, degustação e aulas de culinária.
O visitante verá o que de melhor existe no Pará, em relação à produção de chocolate de origem e de flores, também. Segundo o secretário de desenvolvimento agropecuário e da pesca, Giovanni Queiroz, o festival aguarda a participação de um grande público que ama chocolate.
“Estamos esperando um público de pelo menos 150 mil pessoas, de acordo com as nossas estimativas; ano passado recebemos cerca de 110 mil; é um evento que já faz parte do calendário do governo do Estado e que já é aguardado pelos apreciadores de cacau e do chocolate e dos apaixonados por plantas e flores da Amazônia”, observou o titular da Sedap.
O evento conta com a exposição de joias confeccionadas no Polo Joalheiro São José Liberto.
O público poderá apreciar, inclusive, peças confeccionadas com a utilização do cacau como matéria-prima.
E o evento terá a participação de 600 produtores que se deslocarão de diferentes regiões de integração do Estado.
O festival oferece ainda uma programação diversificada que envolve desde a comercialização de plantas e flores, bombons, doces, chocolate em tablete, entre outros, como a realização de fóruns científicos, confecção de esculturas ao vivo de chocolate, preparo de receitas com renomados chefes no espaço denominado de Cozinha Show, entre outros.
Para Marco Lessa, idealizador do projeto, o retorno à capital paraense confirma o sucesso que é o evento, que recebe um destaque pelo fato do Pará ser o atual líder nacional na produção de cacau.
Realizado desde 2009, o Chocolat Festival é considerado o maior evento de chocolate de origem da América Latina e reúne toda a cadeia produtiva do cacau, desde o fruto até o produto final.
Espaços
Durante o evento o público vai poder apreciar o Show Cooking, um espaço para o preparo, ao vivo, de receitas à base de chocolate por grandes chefs.
É possível também apreciar o melhor da produção de flores e plantas amazônicas no Flor Pará, local que reúne agricultores familiares e comerciantes do segmento.
Ocorre ainda o Fórum do Cacau, com painéis sobre a cacauicultura no Brasil e no mundo, a produção de cacau fino, a sustentabilidade da cultura do cacau e os avanços tecnológicos.
Já o Chocoday vai trazer painéis com palestrantes nacionais e internacionais sobre as tendências do mundo do chocolate.
No Ateliê do Chocolate, os chocolatiers vão produzir, em tempo real, esculturas que tenham essa guloseima como matéria-prima.
Por fim, as crianças vão poder aproveitar o Kids Cooking, um espaço com recreações e minicursos voltados ao público infantil.