A Zucavel Veículos, uma das empresas pioneiros do Grupo Zucatelli, está mobilizando colaboradores e dirigentes para a elaboração da programação alusiva aos 36 anos da empresa, a ser comemorado agora no mês de junho.
Fundada em 1985, a Zucavel Veículos, concessionária da marca Fiat, tem uma história paralela ao crescimento e liderança da própria Fiat.
Ambas cresceram e se consolidaram no mercado praticamente ao mesmo tempo.
A Zucavel foi inaugurada na época em que a linha 147 da montadora italiana estava em evidência.
Logo após a inauguração da Zucavel, foi lançada a linha Uno, modelo que auxiliou a alavancagem de vendas da concessionária, porque, até então, a Fiat tinha uma penetração muito reduzida no mercado nacional, limitando-se praticamente a pouco mais de 3% da fatia do mercado.
A diretoria da Zucavel, nesse período, embora a montadora não oferecesse nenhuma garantia a um concessionário de que teria performance positiva na comercialização dos produtos-, apostou na possibilidade de sucesso dos investimentos que fazia, para ser um revendedor Fiat na região Amazônica no Norte do Brasil.
“Enquanto nossos concorrentes Volkswagen, Ford e GM, abocanhavam cerca de 95% do mercado, a Fiat beirava ali na faixa um pouco mais de 3%, e alguma outra marca registrava 2%, era muito arriscado apostar numa virada de vendas. Mas nós acreditamos, acumulando muitos prejuízos, mas acreditamos. Só pra se ter uma ideia, nós seguramos durante quatro anos prejuízos imensos, e só resistimos porque já éramos um grupo estruturado economicamente, mas trabalhamos muito tempo no prejuízo, bancados por outras atividades que desenvolvíamos, como pecuária e indústria madeireira”, conta Reinaldo Zucatelli.
Somente a partir do início dos anos 90, as vendas da Zucavel Veículos passaram a ganhar corpo, comercializando novos produtos Fiat.
“A partir dessa década de 90, a Zucavel Veículos passou crescer, juntamente com a Fiat. O nosso sucesso comercial foi se revigorando a cada ano até chegarmos à liderança de venda de veículos com a conquista de mercado da Fiat, já no final da década de 90. A partir daí, assumimos a liderança por mais de 18 anos consecutivos, ganhando de todas as outras marcas juntas”, revela.
Zucatelli credencia o novo sucesso da Fiat a novos produtos lançados nos últimos tempos, a Toro e a nova Toro, que está em via de apresentação nos showsroom das concessionárias – , além, é claro, da nova Strada, que sempre foi líder de mercado.
E esse momento não poderia ser melhor para a Zucavel Veículos comemorar seus 36 anos de existência.
Para a Zucavel e para a Fiat.
A montadora italiana voltou a liderar o mercado, e com direito ao veículo leve mais vendido no ano – a nova picape Strada, que está sendo um divisor de águas para a empresa.
O Uno, que foi sucesso de venda muitos anos, foi reconfigurado e passou a conquistar a preferência do consumidor, tornando-se produto de consumo apaixonante.
Depois das vacas magras, o revigoramento da marca no país foi previsto por Reinaldo Zucatelli, três anos atrás, quando ele vaticinou numa reunião com seus colaboradores que a Fiat voltaria a ser líder de mercado em pelo menos nos próximos três anos, como realmente já está ocorrendo.
Na mosca!
Claro, não apenas os novos produtos da montadora são responsáveis por tudo isso.
Internamente, a Zucavel Veículos passou por uma série de mudanças.
“Muito esforço, muito trabalho, muito amor ao que fazemos, nós conseguimos consolidar nossa estrutura comercial e acompanhar o crescimento de uma marca multinacional fortíssima, mantendo nossa liderança”, destaca Zucatelli.
Se tem uma característica que marca a história da Fiat Automóveis e da Zucavel Veículos, sobretudo numa região recheada de dificuldades estruturantes, com é o Norte do Brasil, é o pioneirismo.
“É bom registrar que, desde 1976 no país, a Fiat foi responsável pela produção e venda do primeiro carro popular no Brasil. Além disso, também foi a primeira a produzir um carro movido a álcool e também a primeira a vender online. Todas essas novidades serviram para antecipar as demandas dos próprios clientes e fornecer uma experiência completa aos consumidores. Por isso, neste ano de 2021, em meio a uma pandemia que tantos entraves têm causado à economia do país, a celebração dos 36 anos da Zucavel Veículos é comemorada com muito orgulho por todos nós”, celebra Reinaldo Zucatelli.
Reinaldo lembra também que a Fiat, em 2009, apresentou aos seus clientes o Fiat 500, moderno e com tecnologia avançada para a época.
“Depois, no mesmo ano, foi lançado o carro desenvolvido em parceria com seu público consumidor, o Fiat Mio, fato que revolucionou o status de comercialização na América do Sul. Em 2018, quando a Fiat abriu sua primeira concessionária digital, nós protagonizamos verdadeira inovação e estreitamento da relação com o público da região”, conta Zucatelli..
É inegável o reconhecimento de todos da importância da Zucavel Veículos nas ações de inovação, crescimento profissional de suas equipes, e pela busca constante da qualidade total.
Não à toa, ela é uma das concessionárias mais premiadas pela Fiat em qualidade e excelência em atendimento.
“O DNA da Zucavel Veículos traz na essência o foco no cliente, adotando tecnologias que ajudam a transformar as conexões com nosso público alvo. Não tenho a menor dúvida de que, nesses 36 anos, a Zucavel Véiculos está agregada a todo o pioneirismo da Fiat em produtos”, explica Reinaldo
No entanto, ele reflete, para lembrar algo muito importante.
“A tecnologia, em qualquer atividade de negócios, é imprescindível, mas ela nunca irá superar a relação humana. É por isso que a Zucavel Veiculos oferece um serviço de excelência com foco na experiência do cliente”, finaliza o diretor-presidente do Grupo Zucatelli.