Uma decisão importante contrária aos defensores da criação do Estado do Carajás tomada semana passada por alguns senadores passou inteiramente despercebida: a devolução para reexame da Comissão de Constituição e Justiça do projeto de decreto legislativo que institui plebiscito para a criação do 27º estado brasileiro, Carajás – que havia sido aprovado anteriormente pela mesma CCJ.
Requerimento nº 132/08 de autoria do senador Álvaro Dias (PSDB) solicitando o reexame da matéria pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania foi aprovado com encaminhamento favorável dos senadores Tião Viana, Arthur Virgílio e Expedito Júnior.
Agora o Projeto de Decreto Legislativo No 52 de autoria do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) retorna ao exame da CCJ criando embaraços quase intransponíveis para que a matéria fosse levado a plenário conjuntamente a proposta de plebiscito para a criação do Estado do Tapajós.
Justificativa do senador paranaense Álvaro Dias para reexame da matéria na CCJ é de que haveria inconstitucionalidade no Artigo Terceiro do PDL 52.
O que diz o Art. 3º:
Quem conhece os meandros do Congresso Nacional identificou pegadas do senador Mário Couto (PSDB) no requerimento apresentador pelo PSDB, com aval do senador amazonense Arthur Virgílio. Senadores tucanos presentes à reunião da CCJ defenderam com veemência a devolução do PDL à comissão que o havia aprovado anteriormente.