As principais vias do bairro Cidade Jardim estão na programação da Secretaria de Obras para recuperação.

Os serviços, inclusive, já foram iniciados pela Avenida C.

Fábio Moreira, secretário de Obras, informa que a Avenida C está recebendo serviços de terraplenagem, compactação com rolo e, posteriormente, a finalização com o tapa-buracos.

Em seguida, a prefeitura levará seus equipamentos para a Avenida F, a principal paralela à Rodovia BR-230 e que corta o bairro, saindo do quartel do Exército até a chamada “Matinha da Universidade”, via que se transforma numa área comercial bastante transitada.

Como o trabalho de recuperação da Avenida C exige várias etapas para que fique em condições satisfatórias para a trafegabilidade, não há uma data específica para iniciar o tapa-buracos da Avenida F – diz a Sevop, acrescentando que tão logo a via em obras seja concluída, a equipe da secretaria rumará para a Avenida F.

Nas fotos acima, máquinas trabalhando na Avenida C.

 

INTERVENÇÃO NECESSÁRIA NA “F”

Buraqueira na Avenida F

“A Avenida F hoje possui supermercados, restaurante, academia, lojas de materiais de construção, registrando grande fluxo. Já faz bastante tempo que essa via não recebe serviços de recuperação do asfalto; quando existe alguma intervenção, ela ocorre na parte de cima da rua, com a parte de baixo, bem maior e de grande circulação, sendo relegada. Os moradores sofrem muito durante o dia trafegando seus carros pela buraqueira”, conta Eliane Gomes, servidora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, residente no Cidade Jardim desde 2019.

Os moradores do bairro Cidade Jardim, em contato com o blogueiro, destacam a necessidade dos serviços de tapa-buracos serem executados neste período, antes da chegada das primeiras chuvas.

Buraqueira na Avenida F

“Nós sabemos que é quase impossível fazer serviços de urbanização durante o inverno, razão maior da gente torcer para que a prefeitura de Marabá execute logo esse tapa-buracos em nosso bairro”, defende Manoel da Silva Leitão, comerciante da Avenida F.

Os serviços de tapa-buracos consistem  em recompor a camada de asfalto no local onde aparecem os buracos, com operação composta de algumas fases.

Conforme informa a Sevop, a primeira é realizada através do requadramento (limpeza do buraco), a segunda consiste no cascalhamento do local, a terceira se dará através da pintura de ligação sobre o local a ser aplicado, seguida do enchimento do buraco com a massa asfáltica aquecida aplicada manualmente e, por fim, a rolagem com rolo.

Buraqueira na Avenida F

A equipe de manutenção da Sevop  é composta por três frentes  de trabalho, programadas para atuarem nos Núcleos Cidade Nova, Nova Marabá, São Félix e Cidade Jardim.