O clima pega fogo em Marabá.
De um lado, alguns vereadores querendo chamuscar a Audiência Pública marcada para amanhã, no auditório da secretaria de Saúde, onde será discutido o Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental(EIA/Rima) da Siderúrgica Aços e Laminado do Pará (Alpa).
De outro, a sociedade organizada totalmente favorável ao empreendimento de U$ 3,7 bilhões.
Miguelito Gomes (PP) e Vanda Américo (PV), nos últimos dias, articularam gestões para o adiamento da Audiência, antecipada em quase 90 dias pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, para permitir ao governo e à Vale S.A o start da obra, até maio próximo.
Os dois vereadores exigem da Vale o debate de uma pauta de compensações às demandas sociais provocadas na região pelos grandes projetos da empresa.
A Vale apresentou à Sema todos os processos industriais da futura usina, que produzirá 2,5 milhões de toneladas de aço por ano, gerando cerca de 17 mil empregos durante a implantação – e outras cinco mil admissões em sua fase de operação.
A audiência está confirmada.
Anonymous
11 de janeiro de 2010 - 21:43Quem foi assistir a audiência e foi conferir o que saiu nos jornais se espantou. O do Salame primou pelo registro. Não aprofundou nadinha. O repórter que assinou a matéria, Deus me livre, não chegou nem perto das notícias que surgiram por lá. Textuzinho burocrático. Ruim.
Anonymous
9 de janeiro de 2010 - 09:48Esta anonima não é a Bernadth Ten caten, ela não estava na ultima sessão da camara, e nem tem essa consciencia da nossa cidade. Desde que ela foi eleita ,só aparece quando tem algum evento com a presença de autoridade federal ou estadual.O povinho que só tem voto ja não tem tanto atrativo.
Anonymous
8 de janeiro de 2010 - 18:59FALOU E DISSE BERNADETH TEN CATEN. A ANÔNIMA DAS 14:36 DE 7-01-2010
Anonymous
7 de janeiro de 2010 - 17:36MEU CARO HIROSHI!!!! ESTOU LONGE DA TERRINHA, MAS LIGADA EM TUDO QUE ESTÁ ACONTECENDO POR AÍ.
QUANDO SE TRATA DE "VALE", "ALPA", TEM QUE FICAR TUDO MUITO BEM AMARRADO…..A POPULAÇÃO PAGA MUITO CARO PELA DÍVIDA SOCIAL,QUE A VALE NOS DEIXOU COMO HERANÇA.
ISSO NÃO É ASSUNTO PRA SER TRATADO NAS CARREIRAS, NA CALADA DA NOITE, E BENEFICIANDO UM GRUPO QUE SE ACHA CAPACITADO PRA NEGOCIAR AS NOSSAS RIQUEZAS MINERAIS…..E NÃO É POR AÍ AMIGO!!!! A SOCIEDADE TEM QUE ESTAR MUITO BEM INFORMADA SOBRE OS PRÓS E OS CONTRAS, DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DESSA DIMENSÃO….JÁ SE SABE NA REAL, QUAL VAI SER O IMPACTO AMBIENTAL PRA NOSSA REGIÃO? QUEM VAI NOS RESPONDER? SÃO ORGANISMOS RESPALDADOS, QUE NÃO TEM NEM UM TIPO DE INTERESSES ESCUSOS COM ESSA PODEROSA EMPRESA?…..
AGORA VAMOS COMBINAR AMIGO,UM PROJETO QUE SÓ FOI RECEBIDO DIA 30/12/2009,PELA CAMARA, COM 7 LIVROS DE APROXIMADAMENTE 500 PÁGINAS, É HUMANAMENTE IMPOSSIVEL OS PARLAMENTARES NESSE PRAZO FAZEREM UM ESTUDO SÉRIO DESSE PROJETO…..FICA PARECENDO QUE A COISA É PREMEDITADA, PELA DATA, PELO PRAZO,NIMGUÉM É CONTRA O DESENVOLVIMENTO, MAS COM RESPONSABILIDADE……
MAS UM AGRAVANTE…..NOSSA CAMARA ESTÁ SOFRENDO DE UM MAL TERRIVEL O FAMOSO "ANALFABETISMO FUNCIONAL", POSSO TE ENUMERAR QUAIS SÃO OS VEREADORES QUE TEM ARGUMENTO PRA SENTAR COM O STAFF DA VALE….SÃO ELES MIGUELITO,VANDA AMÉRICO E JÚLIA ROSA,O RESTANTE UNS TEM ATÉ CAPACITAÇÃO MAS NÃO TEM CONHECIMENTO DE CAUSA……OUTROS AMIGOS NÃO SABEM NEM PORQUE ESTÃO AÍ…..NÃO DESCOBRIRAM AINDA….
DE FÉRIAS EM NOSSA CIDADE, ASSISTI A ÚLTIMA SESSÃO DO ANO,QUE FAZ HOMENAGEM A CULTURA, ESPORTE,COMUNICAÇÃO…..SENTI SUA FALTA…..
PRA MINHA SURPRESA!!!!! FIQUEI DECEPCIONADA QUE PARLAMENTO FRACO,FIQUEI TRISTE POR MARABÁ….COM RARISSIMAS EXCEÇÕES,VAMOS FAZER JUS…..
HIROSHI, COMO PODEMOS ESPERAR QUE ESSAS MESMAS PESSOAS VÁ TRATAR DE ECONÔMIA, DE PIB, DE CRESCIMENTO ANUAL,DE PLANO DIRETOR….ISSO É SÓ O BÁSICO, OS CARAS PRECISAM DE TEMPO, PRA ESTUDAR…..SE FIZEREM PERGUNTAS DIFICEIS OS CARAS AMARELAM….UM POUCO DE ACADEMICISMO É FUNDAMENTAL PRA ESSE ENTENDIMENTO TÉCNICO QUE A PAUTA REQUER….
TODOS NÓS QUEREMOS O DESENVOLVIMENTO DE NOSSA REGIÃO…COM SERIEDADE, A SOCIEDADE É PROTAGONISTA DESSA HISTÓRIA,E PRECISA SABER QUAIS SÃO OS DIRECIONAMENTOS, QUE SERÃO DADOS A NOSSA CIDADE….
UM GRANDE ABRAÇO!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
Anonymous
7 de janeiro de 2010 - 14:28as demandas sociais deveriam ser prioridade do governo municipal,pois como a cidade de maraba vai receber tanta gente sem esta preparada, com escolas,saude publica,saneamento basico.Se os investimentos vão ser desse montate de bilhões algo nesse valor deve esta direcionada para a infra estrutura da cidade ou eles pensam em fazer "novo gueto" como fizeram em carajas, deixando o povo nas sobras.UM governo que não tem visão é assim.Ele deveria cobrar da governadora construção de escolas, a ultima escola estadual construida em marabá foi a escola geraldo veloso.O secretario da industria e comercio deveria negociar com a vale era asfalto, esgoto, retenção de impostos no municipio e não insenção para a vale,queremos saber oque ele estar ganhando?enquanto o povo mais uma vez vai ver o progresso passar debaixo do seu nariz, deixando suas mazelas.
Anonymous
7 de janeiro de 2010 - 14:05Essa discussão de que a camara não quer a Alpa so porque esta chamando o povo para participar cheira golpe, e dos mais baixo.O que o governo do estado, municipal e um grupinho de empresarios estão escondendo, que os movimentos sociais não podem participar? Nos ja vimos essa historia antes poucos se beneficiando, enquanto o povo leve os restos como: sub-empregos(pedreiro,garçon,passadeira,arrumadeira…ETC).E eos espertalhões ficam com os grandes negocios.
Anonymous
7 de janeiro de 2010 - 06:36Hiroshi a palavra chamuscar é muito tendenciosa.O que alguns vereadores e sociedade civil organizada deseja com o adiamento é tornar transparente essa discussão, que interessa a todos,não só um grupinho de politicos e empresarios que estão se beneficiando com as negociações.A queles discursos decorados de alguns,de tantos mil empregos, verticalização, tantas mil empresa chegarão no municipio.Nos ja fomos varias vezes o eldorado,onde poucos ganharam.Agora nos queremos saber qual vai ser o investimento para a população em educaçao,saude publica, saneamento ,qual a responsabilidae social da vale.
Anonymous
7 de janeiro de 2010 - 05:48HA uma distoção do BLOG, a sociedae que democratizar as discusões, sair das quatro paredes.Os reprsentantes de maraba nas discusçes tem interesses particulares por isso seguraram tanto os relatorios, para os movimentos populares não participarem e conhecerem com que parametros as negociações estão acontecendo.
Anonymous
6 de janeiro de 2010 - 20:55Hiroshi
Estou participando dos debates ha 3 dias na C.M.M.como cidadão marabaense, onde a direção da casa democratizou o EIA/RIMA,(ao contrario da P.M.M.) a sociedade civil organizada e a população em geral, no sentido da divulgação e conhecimento do projeto da ALPA, para que se tenha embasamento nas discusoes na audiencia pública, vale resaltar que o EIA/RIMA, disponibilizado pela C.M.M. à sociedade, só foi recebido pela mesma no dia 30 de dezembro,com 7 livros de aproximadamente,500 pag cada, por isto se discutiu, a possibilidade de adiar por mais dias a audiência de Marabá, para que se possa conhecer, analisar, sugestionar aquilo que interessa a sociedade que vai ser impactada, e montar com ajuda de técnicos um documento pra ser inserido no EIA/RIMA, com embasamento técnico. Vale resaltar que a sociedade quer a ALPA, mas com respomsabidade e compromisso social e ambiental, discutiu-se desde a mudança da matriz energética, segurança pública,educação, saude e muito mais.Assim salvo engano a C.M.M. está certa em socializar as discussoes, e chamar a sociedade para ser co-responsavel.NINGUEM ALI FALOU QUE NÃO QUER A ALPA EM MARABÁ.
SOCIEDADE ORGANIZADA
6 de janeiro de 2010 - 17:23CARO HIROSHI,
PELO VISTO VOCE ESTA ALHEIO AO QUE ESTÁ ACONTECENDO NESTES ULTIMOS 3 DIAS NA CAMARA MUNICIPAL.
TALVEZ A SUA FONTE NÃO SEJA IMPARCIAL NO QUE DIZ TOCANTE A ESTE PROCESSO.
CONVIDO VOCE E SEUS LEITORES A IREM HOJE A NOITE A CAMARA MUNICIPAL PARA OUVIR DA SOCIEDADE ORGANIZADA AS RECLAMAÇÕES SOBRE ESTE PROJETO OBSCURO DA VALE, GOVERNO DO ESTADO E ACIM.
EM PRIMEIRO LUGAR, PARA SEU CONHECIMENTO FOI A SOCIEDADE ORAGANIZADA QUE PROCUROU A CAMARA MUNICIPAL ANTES DO NATAL PARA SOLICITAR UM ADIAMENTO DESTA AUDIENCIA MARCADA PELA SEMA ESTADUAL NO DIA 30 DE DEZEMBRO, ONDE VC MESMO ESCREVEU AQUI NO BLOG QUE NAO ESTAVA EM MARABÁ – ESTAVA COMO MUITOS OUTROS DE FERIAS E ENCONTRARIA COMO MUITOS QUERIAM A AUDIENCIA PUBLICA VAZIA DE CIDADAOS MARABAENSES E AUTORIDADES DO MP ESTADUAL E FEDERAL EM RECESSO, ALEM DOS DCE ESTUDANTIS.
SEGUNDO: O PROJETO DE INTENÇOES DA VALE QUE SE RESUME NO EIA-RIMA SÓ FOI ENTREGUE A CAMARA MUNICIPAL DIA 30 DE DEZEMBRO PELA SEMA MUNICIPAL ONDE PASSOU 3 MESES POR LÁ ENGAVETADA SEM TER A APRECIAÇÃO DO CONSELHO AMBIENTAL E DO CONSELHO DO PLANO DIRETOR, AMBOS DO MUNICIPIO.
TERCEIRO: O CALHAMAÇO ESTÁ NA CAMARA MUNICPAL E DETEM 4 VOLUMES DE 700 PAGINAS ONDE DIZEM QUAL MATRIZ ENERGETICA SERÁ UTILIZADA NO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO E ENTRE OUTROS, SERVIÇOS DE SAUDE, EDUCAÇÃO E INFRAESTRUTURA QUE PELO PROTOCOLO DE INTENÇOES DA VALE SAO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO MUNICIPIO – CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO.
ENTÃO HIROSHI PEÇO QUE POR FAVOR VC DIVULGUE ISTO PARA CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO. E SIM A SOCIEDADE ORGANIZADA, OAB, ASSOCIAÇÕES DIVERSAS (MORADORES, FETAGRI, FETRAFI, COLONIA Z-30, MST, …) E MORADORES DO MUNICIPIO ESTÃO ENTRANDO COM UMA AÇÃO CIVIL POPULAR PARA ADIAR ESTA AUDIENCIA PUBLICA ONDE COMO DISSE ANTES OS PODERES JUDICIAIS E MP ESTÃO SEM REPRESENTANTES.
OUTROSSIM CONCLAMO VC COMO MORADOR E OS FILHOS DE MARABÁ PARA APOIAR NOSSA CAUSA.
NÃO SOMOS CONTRA A INSTALAÇÃO DA ALPA NEM DO PROGRESSO MAS ALGUMAS SITUAÇÃOES TEM DE SER MELHORES DISCUTIDAS ATÉ A EXAUSTÃO.
SOCIEDADE ORGANIZADA
PRESENTE HOJE NA CAMARA A PARTIR DAS 19:00HS