Presidente da Frente Pró-Estado de Carajás, o deputado estadual João Salame (PPS) usou com extrema habilidade o espaço a ele disponibilizado nos horários do Rádio e TV, durante a campanha do plebiscito, capitalizando para si o bônus da bandeira separatista numa região quase que unanimemente favorável à causa.
Com um olho no peixe e outro no gato, Salame trabalhou a sua indicação à presidência da Frente consciente dos efeitos positivos que o cargo poderia instrumentalizar, pré-candidato em potencial a prefeito de Marabá.
Terminada a campanha, Salame continua articulando o encaminhamento de seu nome, preferencialmente em torno de um grupo político que reúna lideranças emergentes como são os casos do empresário Ítalo Ipojucan (PMDB) e Jorge Bichara (PV) – além de flertar, nas conversas reservadas com a deputada estadual Bernadete tem Caten, com o Partido dos Trabalhadores.
A última manobra calculada de “repercussão ética” foi protagonizada semana passada quando o parlamentar do PPS divulgou o teor de uma carta, enviada ao governador Simão Jatene, renunciando a vice-liderança do governo na AL e disponibilizando os cargos sob sua responsabilidade na máquina administrativa.
Astuto e sensivelmente político, Salame sabe que atitudes como esta ultima referendada tem dois cursos: agregar valor junto ao eleitorado preferencialmente visado agora – o de Marabá -, e propiciar distanciamento da simpatia governamental, num confronto direto com a candidatura do declarado pré-candidato a prefeito do município, seu colega de parlamento Sebastião Miranda (PTB), que teve participação extremamente distanciada da campanha plebiscitária.
Cenário propício à consolidação do mote “quem foi contra e a favor da criação do Estado de Carajás”.
O que interessa é saber se as estratégias até agora adotadas com inteligência pelo parlamentar lhe serão favoráveis nas pesquisas.
Para sensibilizar potenciais adversários pré-candidatos (Ítalo, Jorge Bichara e Bernadete) de que sua candidatura é a mais viável, numa provável disputa contra Sebastião Miranda e o prefeito Maurino Magalhães, sensibilizando-os a lhe apoiarem, Salame precisa chegar até o final do mês de março bem situado junto a opinião pública marabaense.
Nilson
9 de janeiro de 2012 - 08:53Caro Hiroshi,
Acho o João um político perspicaz, não astuto, como está no comentário.
Muita chance de ser prefeito; ótimo articulador.
Marabá em boas mãos.
Um abraço cordial.
obs. tenho lido sobre suas cronicas musicais.
Que bom que Chico e Ivan Lins finalmente se juntaram!
Hum, Hum
8 de janeiro de 2012 - 23:11Jorge Taiguara,
Este deve ser o nome alternativo, neh mesmo, figura que soh sabe criticar quem opina…Nenhum dos leitores do blog tem acerto em nada que postou, todos soh discutem o “sexo dos anjos”, soh o Jorge Taiguara tem base das coisas. Que figura…cada um…te dizer…
Jorge Taiguara
8 de janeiro de 2012 - 19:01Gente ao invés de estarmos discutindo quem fez mais mal a quem, deveriamos estar nos reunindo e conjecturando ações a serem implementadas pelo próximo gestor. Conceteza a Cidade de Marabá tem problemas crônicos de saúde, transporte, saneamento, segurança, educação, habitação que desafiam varias gestões sem serem equacionados.
Ja deveriamos estar garimpando entre os prefeituráveis ou não, um nome que reunisse compromisso efetivo com essas questões, se ficarmos discutindo o sexo dos anjos os mesmos de sempre se elegem e reelegem e nada muda.
Aliás, muda sim, a situação deles e de seus apaninguados, precisamos de uma alternativa aos nomes que se apresentam no tabuleiro politico; um nome comprometido com as causas populares, de reputação ilibada capaz de fazer a diferença, cujo os maiores beneficiádos sejam o povo de Marabá. Paragominas, pode nos ser um bom exemplo!
De politiqueiros profissionais ja estamos saciados.
Plinio Pinheiro Neto
8 de janeiro de 2012 - 18:33Caro Hiroshy.
É ótimo assistir esta antecipada discussão em torno da eleição para a prefeitura municipal de Marabá, sobretudo, por que, não deve haver centralização em um só nome. A disputa é salutar para a democracia.Seria muito bom ver Maurino, Tião, João Salame, Italo, Jorge Bichara e outros, oferecendo seus nomes e projetos como opção ao eleitorado.Concordo que Marabá a essa altura, como cidade de porte médio e considerada como uma das que mais crescem no Brasil, necessita de um Plano de Govêrno, o que não me recordo de ter sido apresentado, até hoje, por algum candidato nos anos anteriores.O Prefeito ao assumir, excetuando-se as emergencia, tem de saber o que fará, em cada área, em todos os dias dos seus quatro anos de mandato.Não pode agir por impulsos.
Anônimo
8 de janeiro de 2012 - 17:40Mais uma vez, bastante esclarecedor e humilde o comentário de João Salame. Quanto as criticas, eu acho que muitas foram depreciativas.
Mas falando em situações a serem construídas, creio na viabilidade de sua candidatura a prefeito até porque se confirmado for a cassação do Maurino certamente a vaga é sua, com a Prefeitura na mão será muito dificil perder a eleição, mesmo que seja pro Tião Miranda cuja prepotência já dá como certa a eleição. Creio em Planejamento, em Plano de desenvolvimento pra Marabá. certamente com o tião faz… faz… tudo é da cabeça dele. Parece o Reizinho das Cronicas de Abaram.
Jorge Taiguara
7 de janeiro de 2012 - 20:03E a saga continua, quem esta no poder luta para não sair e quem esta fora luta pra entrar. Depois querem dividir o estado, observando os comentários aqui postados, é nitido, cristalina como a água da fonte, as opiniões eivadas de interesses pessoais. Enquanto as pessoas não mudarem e depositarem seus interesses nas mãos de politicos sabidamente descompromissados com o bem-estar da comunidade, nada muda.
A procissão é a mesma, só muda o intinerário.
João Salame
7 de janeiro de 2012 - 17:42Meu caro Hiroshi. Seus textos como sempre bem elaborados e provocativos do bom debate. E você sabe que não fujo deles. Mas agora estou de férias com minha família no nordeste onde pretendo ficar até o fim da semana que vem, pelo menos. Não falo com o governador desde muito antes do plebiscito. Não há nenhum acordo meu com ninguém muito menos decisão sobre candidatura. Tudo a seu tempo. E de forma transparente. Tenho dito há muito tempo que política só se faz coletivamente, formando grupos. Marabá precisa de um projeto. Como fez Paragominas e o Ceará, por exemplo, para o bem ou para o mal, e conseguiram avançar muito. É possível fazer algo mais avançado e mais democrático em Marabá, desde que deixemos de pensar pequeno e de concentrar nossas energias em atacar os outros. É rizível a crítica que me fazem de nepotismo. Não arrumei emprego público para a Bia. Ela foi candidata a suplente, a convite de um senador, contra a minha vontade, diga-se de passagem. Mas não sou dono dela, sou apenas companheiro e marido dela. Ela tem todo o direito de exercer sua cidadania.
Mas não é hora de aprofundar nada. Vou tomar uma água de coco aqui na Bahia, onde estou agora. Relaxar, pensar muito e voltar com a disposição de conversar mais ainda para, coletivamente, buscarmos saidas para o nosso município.
Aos que teceram comentários elogiosos muito obrigado. Vou fazer de tudo para náo decepcioná-los. Aos que me criticaram, ainda que de forma injusta, vou refletir sobre as críticas pra ver onde estou errando.
Um abraço fraterno a todos e até breve.
João Salame
Anônimo Filho de Marabá
7 de janeiro de 2012 - 15:52Hiroshi, me reservei o direito, nesses ultimos dias apenas para acompanhar, e ler os comentários sobre”AS MEXIDAS DO SALAME’, agora depois de ter lido todos até aqui,dentre os mais equilibrados até os + apaixonados e os desinformados”NEOFITOS”. Quero externar meu conceito sobre tudo que lí.
01-entendo que as opiniões sobre esse ou aquele,não enriqueceu o debate.
02- que o exprefeito, não teve participação no plebiscito, é muito complexo se fazer juizo, até porque entre alguns entrevistados em um jornal da capital, ficou claro a participação do Dep. Tião a favor de CARAJÁS!
03- acho que ficou SIM estabelecido uma forte liderança na pessoal do Dep.Salame, para concorrer a disputa pela PMM.
04- nas coligações que haveram de serem discutidas”formalizadas” entre os mais diversos partidos,fica claro a força que o Dep. Tião exerce sobre a maioria.Isso lhe dará de inicio uma certa vantagem.
05- como alternativas emergentes nesse jogo,estão o atual presidente da ACIM, Sr. Itálo Ipojucan ex-vice do Tião e o Dr.Jorge Bichara, considerado no mundo politico local a bola da vez.
06-diante de fatos que mudaram conceitos,existe no jogo o atual prefeito,em que pese seu desgaste politico/administrativo,detém sobre seu dominio a maquina,que em qualquer ipotese deve ser considerado.
07- Vai sair também com certa vantagem quem contar com o apoio do Gov. Jatene, e aí conforme se comenta o Dep.Tião será o contemplado.
08- Ao final, aposto naquele que tiver competencia e humildade para juntar em volta de sí,aquele que decidirá o pleito”O POVO”
09- se fosse hoje Hiroshi,minha primeira opção séria o ex-prefeito Tião, seguido pelo Dr.Jorge Bichara.
10- até o dia das convenções, muita,mais muitas aguas vão passar por baixo da ponte,e muitos vagões com nosso ferro passaram sobre o majestoso RIO TOCANTINS.
11- Rogo a DEUS, que ilunine nossa gente, e que ao final sejam vencedores todos nós Marabaenses da gema ou por adoção.
Leonardo Garavelo
7 de janeiro de 2012 - 11:00Quanta baboseira vindo de tudo quanto e lado uns defendendo outros acusando…seria cômico se não fosse trágico. Porem algo e significativo a percepção de oportunidade que alguns tem e outros não. A pergunta e será que alguém inteligente o suficiente para enxergar uma grande oportunidade há deixaria passar?……reflitam.
Morada Nova
7 de janeiro de 2012 - 10:24Politica é uma dinâmica, quando um certo irmão do Tião andava falando aos quatro canto da cidade que seu irmão já estava eleito que o mesmo não precisava fazer campanha, porque agora andam preocupado tanto com o galeguinho, a esse empresário que se acha um analista politico, um certo dia eu disse a ele que eleição e partida de futebol só sabe o resultado quando termina. Salame nessa turma.
ANdre
7 de janeiro de 2012 - 00:49Que tanto medo do Salame este pessoal do Tiao tem….Q absurdo….Porque o Tiao nao foi para os debates? Arregou…
Ao inominado observador…Tu é mesmo desinformado cara…O joao salame tah longe de belem com a familia e este encontro fantasioso nunca aconteceu…quanta mentira….Salame nao é candidado a prefeito de marabá. Seu projeto é outro…Se liguem…
Anônimo 77
6 de janeiro de 2012 - 21:49No meu tempo de Marabá, nas conversas de colegas, era sempre comentado que, libaneses eram bons de negócios, especialmente no ramo de comércio de roupas, armazens, etc.
Política, eu não sabia.
Benedicto Arueira
6 de janeiro de 2012 - 21:22Hiro,
O João Deve estar mexendo mesmo com os brios dos eleitores do Tião e dele mesmo, nossa são tantos os comentarios procurando denegrir a imagem dele, acusando-o de toda sorte de situações, dese nepotista a oportunista. cada vez fica mais evidente que o cara pode ser um candidato a prefeito de marabá de sucesso.
Basta esperar…
Anônimo
6 de janeiro de 2012 - 12:14O dep. Salame quando foi secretário de planejamento do Tião cometeu nepotismo, e no mais quem pode falar é o pessoal daquela época, deixa o Salame como Dep. mesmo.É preocupante quem tem muita sede no pote…
Alexandre
6 de janeiro de 2012 - 10:12Esperto! Um homem que enfrentou o Gov. do Estado e perdeu todo o prestígio junto ao fracassado, opressor e parcial desgoverno paraense? Esse não é bem a atitude de um “mama nas tetas”. Não há o que dizer! João foi sem dúvida de uma coragem ímpar. Nunca votei neste político, mas hoje, ele tem meu voto garantido. É pra frente que se olha.
Raimundão
6 de janeiro de 2012 - 03:46O Dep. João Pizza de Salame, está obrando e andando para o povo. Ele quer é fazer média com o eleitorado. Eita, menino sabido.
Observador
5 de janeiro de 2012 - 13:49Abigail, excelente observação. Apesar das tramas que essas pessoas fazem para abocanhar cada vez mais poder e dinheiro, é preciso sermos mais politizados se quisermos mudar alguma coisa, a nosso favor e de todos, nessa cidade. Eles já disseram a que vêm.
Observador
5 de janeiro de 2012 - 13:45Vai ficar tudo em casa. A candidatura de João Salame dependerá de uma reunião que acontece hoje, quinta-feira, na capital, entre ele, Jatene e Tião. Se a esposa for aceita como vice de Tião, ele não sai candidato. Essa é a condição. Tá tudo dominado em Marabá!
Marcelo Alves
5 de janeiro de 2012 - 11:30Abigail os comentarios estão falamdo sobre isso por que o texto la de cima fala das mexidas politicas !
anonimo
5 de janeiro de 2012 - 09:47Podem falar a vontade pois este publico que escreve na internet não elege ninguem.Quem elege mesmo e o povão e este povão esta com o Prefeito Maurino que nos ultimos anos tem feito uma administração principalmente voltada para o povão e não para a elite que vive conspirando na orla do rio Tocantins enchendo a cara e regogitando besteiras.
Abigail
4 de janeiro de 2012 - 22:06Muito interessante todas as observações aqui postadas, servem para nos situar na politica de Marabá.
Conseguimos visializar um traçado dos encaminhamentos políticos para as próximas eleições municipais.
O grande alvo não é a salvação de Marabá, atualmente fincada em um buraco negro e profundo, e sim medir forças com Tião Miranda.
A população desanimada de Marabá não está querendo saber quem é mais esperto em articular acordos vantajosos, muito menos quer ser agredida com a imposição da esposa do deputado como politica ( coisa que não está dando resultado, tendo em vista a falta de brilhantismo e inteligência politica da referida senhora), nem ser informada da omissão, ou covardia do Tião no jogo de interesses que foi o plebiscito.
Queremos um programa politico que salve Marabá, não conchavos politicos.
E aí deputados João Salame e Tião Miranda onde irão conseguir recursos para o funcionamento do Hospital Municipal? Como tratarão os funcionarios da prefeitura contratados? O que farão para que a educação melhore de qualidade? Qual o programa que executarão para evitar os constantes alagamentos nas ruas quando chuvisca na cidade?
São temas como esses que devem chamar nossa atenção, não quem é mais esperto em fechar conchavos corruptos.
Paulo Paiva
4 de janeiro de 2012 - 20:43Ao observador…
E você? É “açeçor” do Maurino?
Marcelo Alves
4 de janeiro de 2012 - 13:28respondendo o anonimo 22:37 primeiro meu caro tenha a onbridade de se indentificar para postar algo que vc defende tanto ( dep tião miranda )
segunto para te responde sobre que não conheço marabá, sou finho de marabá nacido e criado na mesma casa ate hoje ! agora acho que vc que não conhece nada aqui no minimo deve ser um destes que vem aventurar aqui e com passar de 5 ou 6 anos ja se sete donos da cidade e querm dar palpites politicos e ate mesmo ter mais direitos do que os filhos da cidade !
terceiro eu deu uma opinião minha e dechei bem claro la (opinião minha)
por que onte ando nos quatro cantos da cidade esculto isso barzinhos,campo de futrbol ,igrejas e etc o povo falando agora vamos votar no joão salame por que o Tião traiu carajas e etc ! e o que o povo fala (politicae como a LUA muda do dia pra noite )
Observador
4 de janeiro de 2012 - 13:18Está declarada a guerra entre “açeçores” dos dois deputados.
Paulo Pereira
4 de janeiro de 2012 - 10:27Não concordo com o anônimo das 9:30 quando se refere aos prefeitos que fizeram a diferença de 1990 para cá.Mesmo que se possa ter alguma restrição ao Dr.Haroldo Bezerra é inegável que ele foi o prefeito da transição, que encerrou um jeito antigo de governar e implantou uma nova estrutura administrativa. estabelecendo os alicerces de uma máquina administrativa moderna à época e que, infelizmente, pouco foi mudada pelos que o sucederam, embora já se vão quase quarenta anos.
anonimo
4 de janeiro de 2012 - 09:44Não tenho nenhuma saudade daquelas cartas convites feitas para evitar licitação publica feitas na administração Tião que eram cartas marcadas apresentadas no escuro da secretaria de obras e que eram beneficiados somentes os amigos do Tião principalmente no asfaltamento de ruas da cidade.
anônimo
4 de janeiro de 2012 - 09:30Ao sabichão anônimo, 22:37.
Fosse pelo seu pensamento não deveriamos nem mais ter eleição. Se todas as outras forças políticas não fazem frente ao seu amado Tião, deveríamos apenas empossá-lo.
Calma, eleição não se ganha dessa forma. Você, com certeza, não vive a política marabaense. Tião caiu muito nas pesquisas, tanto é, que já procura aliados, o que antes apenas seus concorrentes faziam.
Ele ofereceu a o queijo, agora seus opositores possuem um palanque maior. Ser contra o estado de carajás, minou a relação do omisso deputado, ou melhor ausente deputado, lá quer não “infloi nem contriboi” na assembleia. Outra, em nenhum momento da histório, seu amado foi um bom prefeito. O único prefeito que fez história em Marabá, pelo menos de 90 pra cpa, chama=-se Dr. veloso. meu voto é Salame, um cara que fez e fará a diferença para nossa região.
Anônimo
3 de janeiro de 2012 - 22:37Marcelo das 13:24, com certeza voce é neófito em politica,ou no minimo deve ter chegado”ontem” em Marabá. Pois subestimar o ex-prefeito e hoje Dep. Tião Miranda, é uma demonstração clara do seu total desconhecimento da nossa historia politica,e administrativa. Portanto sugiro ao das 13:24, que procure estudar um pouco,ou melhor Marabá de antes e depois da passagem do Dep. Tião por sua administração. Agora teóricamente tú não sabes nem mesmo fazer um diagnostico, falar que juntanto essa ou aquela “força”politica a eleição tá ganha. Anote esta data de hoje, e verás que teu comentario não tinha nenhum sentido. Com toda modesta da minha analise, ainda não existe ninguém com possibilidades real de derrotar o Dep. Tião, da forma que vai, podem se juntar o Itálo, Pt e outros mais, que a peia vai ser grande. Basta andar no meu do povão e comprovarás o que digo.Vou mais longe, 99% dos tais empresários na hora do pega pra capar, somem todos “viajam e só voltam depois da eleição, nem seguer exercem a cidadania do poder do voto. Reflita tudo que disse aqui no blog amigo. Um abraço!
Km 07
3 de janeiro de 2012 - 21:45hiroshi.
O Salame mostrou porque é um dos deputados mais atuante da assembleia, se Marabá tivesse a sorte de ter pelo menos treis políticos com a coragem garra e inteligencia do Salame, não tenha dúvida que nossa cidade seria muito melhor, eu era eleitor de carteirinha do Tião, porem com o silencio dele e desempenho do Salame com relação ao estado do carajás se tornando o simbolo de uma luta que não é só dele e sim de 96% dos eleitores que compareceram no dia do SIM, confesso que um é o melhor nome para a prefeitura de Marabá, Tião me perdoe mas se o João for candidato eu vou com ele, no meu ponto de vista você não foi leal com nossa região.
José Rubens
3 de janeiro de 2012 - 20:35Dep. João Oportunista isso sim um ignorante e mal educado desses prefeito de Marabá numca que ele fique dando uma de santo la na capital e deputado a anos e numca fez nada pela cidade so tem gogó, nessas eleições que venha um candidato que não seja uma moeda de 2 caras.
Irizan Silva
3 de janeiro de 2012 - 18:53Caro Hiroshi….
O deputado João Salame esta de parabéns pela sua postura frete aos reais interesses da população… só que na atual situação de Marabá precisaremos de 21 vezes políticos com essa postura para tirar marabá dessa falência politica…
Anônimo
3 de janeiro de 2012 - 14:35Washington das11:37, teu comentário é suspeito. Pois tú és assessor do Dep. Salame. Deixa de ser hipócrita, conquista o Salame e a Bia de outra forma, e não externando nesse, ou naquele espaço, uma opinão idióta como essa. Vou ficar atento ao teu próximo comentário, porque se vier recheados de babozeira, pedirei ao blog, que não nos ofereça, pois seus leitores não merecem esse tipo de Mer….
Marcelo Alves
3 de janeiro de 2012 - 13:24engraçado as pessoas colocam que ( forram oportunistas para aparecerem com a bandeira de carajas e etc ) eu não concordo com isso não politicos são politicos natos e te um geito ou de outro vão aparecerem pior e os que não aparecem com o dep Tião miranda, acho que o João Salame atuou muito bem e estava na hora certa no lugar certo, agora ta colhendo os frutos.
opinião minha para prefeitura de marabá
antes do plebicito Tião Miranda era imbativel
Depois do Plebicito chapa com João Salame, Italo e o PT ganha eleiçao !
Paulo Pereira
3 de janeiro de 2012 - 12:18Caro Washington.
Espero que voce não tenha tomado o nome do radialista carioca e que chegou, inclusive, a técnico do Flamengo, por um breve tempo.Às vezes a gente no afã de fazer uma defesa, no interesse próprio, coloca o primeiro nome que vem à cabeça.Voce escolheu um bom nome e se for mesmo o seu, parabens.Adianto-lhe que conheço bem o deputado, desde o tempo em que veio do Rio de Janeiro e juntou-se ao Salim Quadros para articular em favor do Haroldo Bezerra.Depois o espaço ficou pequeno para as elevadas pretensões dos dois.Fosse o deputado um defensor da formação de um grupo politico para alavancar Marabá, não teria aceitado a “imposição” do Senador e indicaria um outro nome, que, inclusive, pudesse agregar peso eleitoral a ele e ao Senador, porém, fez o “sacrificio” de ungir sua mulher como suplente, aliás, o mesmo sacrificio que fazia pouco tempo atrás, antes da oportunidade que o plebiscito lhe deu, tentando impo-la como suplente de um qualquer que aceitasse.Ora Washington, vá contar estas historinhas para outro, não para mim.No entanto, se o Deputado realmente quiser dar uma guinada e abandonar a politica do “Mateus primeiro os meus” eu estarei firme ao lado dele para retirar Marabá do lodaçal politico em que se encontra.
Antonio Rosa
3 de janeiro de 2012 - 12:05A Postura de salame,
Ao longo de sua caminhada no movimento e sua vida publica falam por si só,
Lamentavel os “achismos” de pessoas que não o conhecem chamando-o de nepotista. Pelo que o conheço, esta critica não pega de forma alguma.
sua postura na defesa do estado de Carajás foi reflexo de seu entendimento politico e dos anseios de seu povo, da sua região. Muito correto sua ação posterior em entregar a Liderança do Governo.
Creio que ele esta preparado para assumir a condição de Candidato a Prefeitura de Marabá, pois representa o novo, o local e regional. Mostrou que não esta interessado em barganhas que o coloquem contra ou na condição de omisso aos interesses do povo de sua região.
Se é estrategia politica, muito bom! que seja. O fato é que o TM demostrou que faz qualquer coisa pelo poder, até ficar omisso aos interesses de sua região. O Salame por sua vez, demonstrou que coloca os interesses de sua região, de seus eleitores acima de qualquer joguete politico.
Parabens Salame.
Antonio Rosa
Washington Rodrigues
3 de janeiro de 2012 - 11:37Oi,Paulo Pereira, das 16:38, você se engana ou não conhece o Dep. João Salame quando o acusa de nepotismo . A indicação da dona Bia Cardoso para suplente de senadora fio uma indicação do próprio Flexa Ribeiro, e no primeiro momento teve a não aprovação do Deputado mas deixou por ser um cargo que não recebe voto direto e não tem renumeração e ainda posso te dizer mais o seu próprio irmão que tinha pretensão de sair como candidato a vereador e foi convencido pelo Deputado a não ser. Acho bom você conhecer melhor as pessoas principalmente quando se trata do Dep. João Salame.
Washington Rodrigues
Anônimo 77
3 de janeiro de 2012 - 10:53Eta povinho danado!
NEPOTISMO – designa o favorecimento de parentes ou amigos próximos, em detrimento de pessoas mais qualificadas. No caso de agente político, tem a ver com nomeação ou elevação de cargos, sem necessidade de concurso público, obrigatório por Lei.
A prática ocorre quando, por exemplo, um funcionário é promovido por ter relações de parentesco com aquele que o promove, havendo pessoas mais qualificadas e mais merecedoras da promoção.
E os que NÃO têm parentesco, nem é amigo do Deputado, como é que ficam?
Pão e Circo neles!
T.M.
3 de janeiro de 2012 - 10:25Pura demagogia. João Salame, como a grande maioria dos políticos marabaenses tentam usufruir de uma causa nobre para beneficio próprio, e tem mais, arrisco a dizer que perdemos esta luta (Carajás) em sua grande parte por conta dessa política burra, que deu preferencia a personalização do que a coletivização. Priorizaram o sudeste e ainda cutucaram Belém, sabendo todos que aqui o voto do SIM é mais que certo, já lá não. Agora devemos nós perguntar, “porque?”, é simples! ANO DE ELEIÇÃO.
Anônimo
3 de janeiro de 2012 - 08:12Entendo,e até concordo,que o Dep.Salame, caminha para se consolidar como uma grande liderança regional,lôgico, com muitos kilometros a serem percorridos. Agora se ele não se policiar, vai acabar na vala comum, junto com os demais politicos.Vai com calma Dep. Salame, não deixe a arrogância e a prepotência te dominarem.Fora o NEPOTISMO!
Anônimo
3 de janeiro de 2012 - 08:01Olá, Paulo Pereira, das 16:38, achei interessante seu comentário,porém concordo quando se referes, sobre o apego do Dep.Salame, com referencia a nepotismo.Pois apenas para ilustrar seu raciocinio, ele continua pregando que sua esposa, em caso de composição com o Tião é o melhor nome de Marabá” que absurdo”, nesse momento ele deixa de ser a figura inteligente que é,para se juntar aos muitos politicos que existem que só ” FAZEM DA POLITICA A ARTE DE SERVIR A SI MESMO”. Toma juizo Salame! Não deixe que o povo interprete de outra forma, sua participação recente no Plebiscito: ou seja, voce só pensa, primeiro em voce,depois em voce, e depois em voce. Cuidado, pois o tiro pode sair pela culatra.
Anônimo
3 de janeiro de 2012 - 07:36Hiroshi, demagogia pura do João Salame, todos aqui em Marabá,sabem o que o governo anterior do Jatene,representou para ele em termos de enriquecimento,com total e incondicional apoio do Homem forte daquele e desse governo” ORLY BEZERRA’.Perai, Salame, vai com calma! Pois, não cuspa no prato que já comeu.
Ronaldo Giusti
2 de janeiro de 2012 - 23:07O deputado ingressou definitivamente na disputa, com a volúpia que lhe é peculiar. Sobra-lhe habilidade para compor com as forças que se apresentam como importantes na disputa de 2012.
Uma aliança em torno da candidatura do Salame só será viável se as forças que se situam à margem da candidatura do PTB compreenderem que esta é a sua principal adversária.
Fabiano
2 de janeiro de 2012 - 21:26Aí meu amigo hiroshi bogéa O João Salame já mostrou sua competência. essa sim eu chamaria de terceira e única via viável para prefeito de Marabá. É joãozão na cabeça!!
Hum, hum...
2 de janeiro de 2012 - 19:26Muito boa sua leitura Paulo Pereira. É verdade! O plebiscito já anunciava que marcaria a próxima eleição de prefeito e
Paulo Pereira
2 de janeiro de 2012 - 16:38Caro jornalista Hiroshi Bogea.
Sem dúvida nenhuma a atitude do Deputado João Salame o credencia a merecer cada vez mais o apreço dos que sonham com a volta da ética à politica e à sua prática como a arte de servir aos outros e não a si mesmo.Não deixa, portanto, de ser uma boa sinalização do deputado rumo a prática da boa e saudável politica de que tanto necessitamos.Aliás, o Deputado João Salame é o único em Marabá que possui um projeto politico, todos os outros se movem ao sabor dos acontecimentos, são fruto das circunstancias, ou seja, dependem dos adversários nada fazerem para que possam crescer.Ele só necessita libertar-se do apego ao nepotismo e deixar, também, de querer impor a sua mulher como figura politica que jamais será.No dia em que ele decidir formar um grupo politico e comandar um projeto para Marabá, eu e muitos, estaremos com ele.
anonimo
2 de janeiro de 2012 - 16:32parabens salame tem meu voto como prefeito de marabá
anonimo
2 de janeiro de 2012 - 15:46Maraba ganharia muito mais se o Salame fosse eleito Deputado Federal,pois na proxima legislatura não iremos contar com o Deputado Asdrubal e Salame cobriria com folga esta lacuna.
Antônio Sá de Lima
2 de janeiro de 2012 - 15:35O Salame mostrou que tem habilidade política e inteligência.
Tem tudo para ser um excelente prefeito. Acho que pior que o Maurino é impossível. Se ele for candidato, terá meu voto.
Alberto Lima
2 de janeiro de 2012 - 13:42Tenho que admitir uma coisa:
O Dep. João Salame é extremamente inteligente!
E vai, com certeza, colher bons frutos da campanha que encabeçou! Inclusive da RMB!
Até me atrevo a dizer que ele seria um bom prefeito.
Anônimo
2 de janeiro de 2012 - 12:26Jatene e Tião, juntos pelo NÃO.
Toda a bancada sul paraense deveria fazer o mesmo.
Colocar as indicações no governo do traira Jatene, à disposição.
Até a Vanda foi enquadrada pelo Tião Miranda pra ficar calada no final da campamha do plebiscito (o Miguelito foi testemunha), a pedido de quem… do ‘ grande defensor do carajas’, o sr. Sebastião Miranda.
Parabens João Salame.