Por volta de 1h da madrugada desta terça-feira (12), ocorreu um incêndio na ala de obstetrícia do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, em Santarém.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), imediatamente foi realizada a retirada dos pacientes e acionado o Corpo de Bombeiros, que conteve o sinistro de forma rápida e iniciaram o processo de resfriamento do prédio.

“Alguns pacientes inalaram fumaça e receberam atendimento no local. Todos estão fora de risco. Primeiramente, foi garantida de forma imediata a segurança dos pacientes que estavam internados no setor”, ressaltou a Semsa.

Toda Unidade Hospitalar foi evacuada. Os pacientes foram levados para os Hospitais Sagrada Família, Unimed e João 23, além da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas e Hospital Regional do Baixo Amazonas, Dr. Waldermar Pena.

Os pacientes internados em situação de baixo risco foram alocados na Arena Estadual do Oeste do Pará, Djalma Lima, em parceria com o governo do estado.

A prefeitura informa ainda que a causa do sinistro deve ser esclarecida pelos órgãos competentes, que realizam a perícia no local.

“A prefeitura de Santarém agradece a dedicação e a ação rápida de todos os profissionais de saúde, Corpo de Bombeiros e equipes de emergência envolvidos, bem como a compreensão e paciência da comunidade durante este momento desafiador”, conclui a Semsa.

Na manhã de hoje (12), o prefeito Nélio Aguiar, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Irlaine Figueira, estará no Hospital Municipal, realizando uma vistoria para avaliar os danos causados pelo incêndio. Na oportunidade, o gestor atenderá a imprensa.

 

Solidariedade e união

Apesar do momento de medo e aflição de pacientes e acompanhantes, a mobilização de populares para ajudar na evacuação da unidade hospitalar contou com inúmeros participantes.

Elias Cavalcante, proprietário de um micro-ônibus, não mediu esforços e disponibilizou o seu veículo para abrigar crianças que estavam internadas.

“Vi que as crianças estavam nessa fumaça, com odor muito forte e sofrendo na madrugada aqui, no ar livre. Então fui buscar o carro que agora tá servindo de um alojamento com ar condicionado ligado e estamos ajudando. Ainda bem que Santarém tem muita gente do espírito de colaborador e a gente tá nesse meio, para mim é um prazer ajudar”, disse Elias, em entrevista ao repórter Bena Santana.

Para ele, neste momento é importante que todos possam colaborar e não apontar culpados.

“Isso é um acidente, e acidente acontece em qualquer lugar e acontece com qualquer coisa, então, vamos ajudar. Vamos tentar resolver o problema”.

Com informação do jornal O Impacto e Blog do Pião