A partir de agora, passamos a contar com a colaboração do empresário Mauro Junior, municiando leitores do blog com informações sobre lançamento de produtos voltados à área de construção civil. Apesar de bem jovem ainda, Junior têm se especializado no setor, como e aceitou o convite para tirar dúvidas e fazer sugestões a quem estiver interessado.
Boas vindas ao novo colaborador.
——————–
Pisos e Revestimentos
(*) Mauro Junior
Nossa intenção, neste espaço concedido gentilmente pelo Hiroshi Bogéa, é somar informações a futuras compras de materiais de bom gosto e requinte.
Hoje falaremos sobre porcelanato e pisos, considerados por muitos consumidores e construtores, um produto até luxuoso, daquele que não constam no orçamento previsto pra tão sonhada casa.
Pisos e revestimentos são à base de uma casa bonita e bem decorada. Se escolhidos de forma correta, deixam o ambiente – seja a cozinha, quarto ou banheiro -, mais sofisticado e agradável aos olhos. Existem diversos tipos de pisos e revestimentos com diferentes níveis de resistência. Assim cada um é apto para determinados ambientes e tráfego de pessoas.
O que significa o “PI” do piso e quais os tipos?
PI é a resistência à abrasão do esmalte cerâmico do piso ou revestimento.
Pode ser PI 1, 2, 3, 4 e 5.
O PI 1 indica um esmalte frágil, encontrado em azulejos, não aceitando nenhum tipo de atrito.
O PI 2 é indicado para pisos com pouco tráfego.
Já o PI 3 é o tipo mais usado em residências, em qualquer cômodo.
Os PIS 4 e 5 são indicados para lugares com extremo tráfego de pessoas ou de peso, como garagens e estabelecimentos comerciais.
Pergunta muito frequente nas lojas de construção é se o Porcelanato pode ser considerado um Piso ou Revestimento?
Não, Porcelanato não se encaixa em nenhum desses grupos, tendo como conhecimento a seguinte informação: porcelanato tem uma taxa de absorção de que chega próximo a 0% diferente do piso que já tem uma taxa de absorção maior, entre 0,5% e 0,6%. E, acreditem, esta pequena diferença pode ser notada naquele café derramado que foi deixado para se limpar depois.
E onde fica o revestimento nessa historia? O revestimento foi feito pra ser aplicado em parede, assim, feito em peças menores que as de piso e porcelanatos.
Ao adquirir sua peça de porcelanato lembre-se sempre de ter alguns cuidados básicos pra aumentar sua vida útil e assim não trazer dor de cabeça aos possíveis compradores que estão lendo está matéria.
Listarei alguns cuidados:
Ao limpá-lo, nunca utilize produtos químicos. Use uma vassoura de pelo e depois passe um pano de chão molhado com a solução de uma colher (de sopa) de detergente neutro ou sabão de coco líquido diluído em uma balde de água (cinco litros).
Nunca utilize sabão em pó.
Essa quantidade de detergente é suficiente para retirar a oleosidade e a sujeira, sem deixar o piso de porcelanato opaco. Passe um pano molhado e seque totalmente o revestimento com um pano macio para manter o brilho.
Ao assentamento, procure comprar a argamassa apropriada pra este tipo de piso.
Para vida útil do seu revestimento, algumas dicas: utilizar capachos nas entradas das portas externas, jamais r produtos de limpeza que possuam ácido na sua formulação; utilizar o revestimento certo para o lugar certo, evitar o contato de produtos abrasivos, proteja os pés dos móveis com carpete ou feltro para não arranhar a superfície ao ser arrastados e evitar a queda de objetos pesados e pontiagudos.
(*) Jovem empresário executivo da Casas Prata
giovana
11 de maio de 2012 - 16:46parabèns , adorei as dicas….q essa seja a primeira de muitas outras publicações suas …..bjs……
Mauro Junior
9 de maio de 2012 - 08:56Att: Cláudio Fernandes
Argamassa para revestimento de Parede interna usa-se ACII e Externa ACIII ( lembrando que varia de acordo com a peça é bom sempre tirar essa duvida na hora da compra. Estarei aqui pela loja lhe aguardando )
Para porcelanato em partes internas tem a Argamassa p/ Porcelanto interno e Externo
Cláudio Fernandes
8 de maio de 2012 - 23:51Qual é o tipi de argamassa adequada pra Porcelato e revestimento?
Eduardo B.
7 de maio de 2012 - 23:07Realmente porcelanato é bem melhor, eu conhecia ele só pela qualidade e resistencia, mas nao sabia sobre o PI, muito importante na hora da compra. Sempre gostei dele por que sao vendidos em peças grandes que da uma aparencia muito melhor. Valeu pela dica Mauro 🙂
Vanêssa Leal
7 de maio de 2012 - 23:06Hum… mto bom, informações boas pra quem entende pouco do assunto e quer comprar algo do tipo. A informação faz com que não se tenham investimentos perdidos na obra ou reforma e que o resultado obtido seja o resultado esperado pelo cliente.
gilmar vasconcelos
7 de maio de 2012 - 19:00o melhor em porcellanatos, e isso ai mauro junior. boa essa sua iniciativa!
isso so mostra a sua capacidade. genial gostei!!!! abraços…
Igor Mariano
7 de maio de 2012 - 11:17Parabéns pelo seu post, e te desejo sorte nessa empreitada de começar no mundo dos blogs virtuais, parceiro. Abração!
Arthur Castro
7 de maio de 2012 - 00:48Muito bom, parabéns pelo blog Mauro.
Dicas muito boas para quem não entende nada a respeito do assunto.
Daniella Pineli
7 de maio de 2012 - 00:42Parabéns. : )
Bom texto, ótimas dicas continue assim.
Abraço.
Matheus Fernando
6 de maio de 2012 - 10:56Bom texto, mostra não só a importância de comprar o piso ou porcelanato certo,como também nos mostra como preservar os mesmos. Espero que você continue compartilhando seu conhecimento,afinal sobre esses assuntos todos tem interesse!
Thiago Reis
6 de maio de 2012 - 10:30Gostei do artigo porque tem coisas que eu, leigo em materiais de construção, não sabia. Muito bom!
Gracielly
6 de maio de 2012 - 10:16Parabéns Mauro Jr!!!! Continue trilhando o caminho de seus pais… Assim vc vai longe.
Robson Lemos
5 de maio de 2012 - 20:17Muito boa a publicação esta de parabens continue assim ajudando as pessoas com suas boas dicas
@seurobson
5 de maio de 2012 - 20:15muito boa a publicação esta de parabens continue assim ajudando as pessoas com suas boas dicas
Rodrigo
5 de maio de 2012 - 18:32É isso ai Junior! Parabéns!! Excelente texto, dicas importantes claras de de grande valia aos leigos no assunto. Excelente iniciativa, grande abraço!!
Gilberto Leite
5 de maio de 2012 - 17:59Mauro Jr. parabéns pelo texto ! Valeu ! Não só pelas explicações exibidas, um tormento na vida de qualquer cidadão comum na hora de construir e reformar, mas sim pela sensibilidade demonstrada no texto acima descrito com detalhes e minúcias transmitidas aos usuários comuns.
Valeu garoto…!!!
Valeu Jovem empreendedor…l!!
Caetano
5 de maio de 2012 - 17:31Meu garoto, show de bola hein, seus pais devem estar orgulhosos de você, continue trilhando o caminho deles, conte comigo sempre querido, essas dicas são especiais para quem procura opções de revestimentos, tanto para empresa como para residencia. Abs!
Roberto Y. Kato
5 de maio de 2012 - 11:50Ótimo texto, parabéns pelo conhecimento. Ta indo no rumo certo, meu caro. Abraço
MARCELO DE SOUZA
5 de maio de 2012 - 09:03MUITO… MUITO… BOM GAROTO, ESSA INICIATIVA, ESSE É O VERDADEIRO CAMINHO DE UM EMPREENDEDOR NO MERCADO EXIGENTE DE HOJE, PRINCIPALMENTE DE MARABÁ…
Gislane Pereira
5 de maio de 2012 - 06:36Otimo Mauro ! Muito interessante pra quem nao tem conhecimento .
Sucesso na sua vida !
gerlane
4 de maio de 2012 - 19:43Em Canaã agora tem uma casa especializada em pedras( Decora-Pisos e revestimentos) de vários estados,para pisos e revestimentos,dos ´rusticos aos mais leves, pois cada rocha proporciona uma beleza diferente.Show de bola
mauro
4 de maio de 2012 - 19:16Parabens garoto, vc esta no caminho certo e assim que se formata uma grande carreira profissional, dividindo o pouco do seu conhecimento com toda a sociedade. vc que iniciou este ano a faculdade de engenharia civil se dedique ao maximo tudo o que aprender socialize com o teu proximo,tenho certeza que os clientes da casas prata ou seja todos os consumidores so tem a ganhar com tuas informaçoes
almir
4 de maio de 2012 - 18:53parabens pela explanação, uma forma inteligente de levar conhecimento ao consumidor que lê no conforto de sua casa, de maneira calma, na escala certa e sem os atropelos de um balcão, espero que continue a brindar-nos com mais explicações.
GIlsim Silva
4 de maio de 2012 - 17:16Mauro Filho, Parabéns pela iniciativa de dar essas Dicas.Os consumidores em gerall, principalmente os das Casas Pratas, estaram informados de maneira técnica e econômica com suas dicas. Você esta no rumo certo, Sucesso Garoto!!!
Matheus Pinto
4 de maio de 2012 - 16:42Excelente , muito bom Mauro .
Thiago Messias
4 de maio de 2012 - 15:29Só pra lembrar que “PI” em verdade é “PEI”…
Uma dica boa que pode ser acrescida é que geralmente, não é regra, a cerâmicas de cores mais escuras possuem menor “PEI”.
Há também um desconhecimento do modo correto de aplicação da argamassa, onde geralmente se aplica no chão e o piso sobre ela ou ao contrario aplica no piso e encaixa no chão, o certo seria aplicar argamassa no piso e no chão evitando as “bolhas de ar” nos pisos…
Poder-se-á lembrar que o espaçamento vêm geralmente indicado na caixa da cerâmica, siga-o, espaçamento menores são bonitos, sim, de fato, mas a dilatação volumetrica deve ser prevenida e o rejuntamento serve para isto!
Nathália de Paula
4 de maio de 2012 - 14:46Parabéns! Boas dicas pra não tem muito conhecimento e precisa de ajuda nesse assunto.
Eliza
4 de maio de 2012 - 13:36Gostei das dicas, quando é vendido eles não explicam adequadamente.
gilmar vasconcelos
4 de maio de 2012 - 13:20qual a diferença entre porcellanato e ceramica?
@naandaCristina
4 de maio de 2012 - 13:08Muito bom…