Escola de Cajazeiras desponta como modelo de Educação no interior do Pará galgando índices elevados do IDEB de 2023. 

 

A Escola Municipal Valdeci Lima Soares, localizada no distrito de Cajazeiras, município de Itupiranga, disparou em notas do IDEB,  durante avaliação no ano de 2023.

Duas turmas confirmaram a tendência que já vinha sendo medida anos anteriores, ao conseguirem as maiores notas medidas em todas as escolas de Itupiranga.

O 5ª Ano da Valdeci Soares (foto acima) obteve nota 5,7, enquanto a 9ª Série subiu sua avaliação, em relação a anos anteriores, para 4,7 (foto abaixo)

O Ideb  é o que chamamos de Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, principal indicador da qualidade da educação brasileira, no que se refere à Educação Básica. Ele foi criado pelo governo federal em 2007, com o objetivo de verificar o cumprimento das metas educacionais.

Para quem vem acompanhando as notas do índice educacional não causou nenhuma surpresa o desempenho da Escola Valdeci Lima Soares, haja vista a forma como o estabelecimento educacional de Cajazeiras vem sendo administrado pela diretora  Cláudia Helena Barros, desde o ano 2009.

Nesse período, além de sensibilizar os administradores do município a fazerem investimentos estruturais na escola, a gestora conseguiu formar uma equipe eficiente de professoras e professores, além de demais servidores  apaixonados pelo trabalho desenvolvido, sempre procurando elevar a qualidade do ensino da escola.

Pelo telefone, a diretora da escola explica que a equipe gestora de ensino procurou investir na recomposição de aprendizagens de Língua Portuguesa e Matemática.

“Esses dois componentes curriculares são a base de todo o conhecimento curricular e são avaliados pelo Saeb para calcular o Ideb” ( Sistema de Avaliação da Educação Básica, criado pelo Ministério da Educação para medir a qualidade do ensino das escolas de ensino fundamental), explica Cláudia Helena, acrescentando:

 

– “Ao recompor aprendizagens de Língua Portuguesa e Matemática, a escola acaba melhorando o desempenho dos alunos em todos os componentes curriculares, já que as áreas de conhecimento são interligadas. Além disso, as habilidades de Língua Portuguesa e Matemática são fundamentais para a comunicação, leitura, interpretação de texto, escrita, resolução de problemas, raciocínio lógico e pensamento crítico. Nossos educadores da escola trabalham muito nesse sentido, contando com a recepção dos alunos”, diz.

A diretora da Escola Municipal Valdeci Lima Soares diz que houve um hiato no desenvolvimento educacional durante a pandemia.

 

“Todos sabemos que a pandemia deixou sequelas na formação dos estudantes. A recomposição de aprendizagem é uma estratégia criada para atenuar essas perdas e acelerar a aprendizagem dos alunos. Várias pesquisas mostraram que as maiores perdas de aprendizagem ocorreram em Matemática. O próprio Saeb apresentou queda de proficiência, entre 2019 e 2021, de 11 pontos percentuais em Matemática, para o 5º ano do Ensino Fundamental. Graças ao talento – e dedicação! -, de nossa equipe que trabalha diuturnamente na escola Valdelci Lima Soares, conseguimos reverter o tempo perdido provocado pela pandemia e agora estamos colhendo os frutos desse trabalho coletivo, com a resposta positiva de nossos alunos”, celebra a diretora.

Equipe de professoras, professores e demais servidores da Escola Valdeci Soares

Para quem não sabe, o índice do IDEB  varia entre 0 a 10. Ele leva em conta tanto o fluxo escolar (aprovações, reprovações, distorção idade-série, evasão e continuidade nos estudos) quanto a média dos alunos nas avaliações do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

O Ideb é um instrumento importante para avaliar como está a educação básica no Brasil.

A partir dos dados auferidos na escola Valdeci Soares, é possível fazer comparações entre escolas e regiões.

Como atualmente as direções das escolas públicas brasileiras de ensino fundamental estabeleceram metas de atingir a nota 6, no mínimo, até 2024, pode-se afirmar que a escola de Cajazeiras premiada com duas boas notas do IDEB sobe de nível, e fica mapeada como uma das mais bem avaliadas, fomentando um ensino de qualidade.

 

ESCOLA VALDECI LIMA SOARES

Avaliação do IDEB do 5o. Ano da escola

Fundada  em 1986, a Escola Valdeci Lima Soares iniciou com apenas seis funcionários e com o nome de Centro Educacional Municipal Infantil de Cajazeiras (CEMIC), denominação sugerida pela então professora Anita Ferreira.

Ao seu edificada, a escola possui duas salas de aula, um banheiro, uma secretaria e uma cozinha, atendendo 100 crianças de 4 a 6 anos em dois turnos.

A primeira professora foi Edna Barreto Barros.

Dos servidores, os mais antigos são as serventes Maria Aparecida Zagui Barros, iniciando suas atividades em 1986, e Maria Helena Azevedo (1987).

Em 1991, a escola recebeu o nome de Creche Municipal.

A denominação atual, Escola Municipal Valdeci Lima Soares , foi oficializada em 1993,homenageando o professor do mesmo nome, falecido em 1991.

Nessa época, a escola funcionava como creche, no período da manhã.

 

ESCOLA CRESCE JUNTO COM CAJAZEIRAS

Avaliação IDEB 9o. Ano da escola

No período vespertino, o espaço era dedicado às séries iniciais do ensino fundamental – enquanto à noite o aprendizado era dedicado à multissérie, para adultos.

Em 1995, a prefeitura construiu mais quatro salas de aula, dois banheiros, secretaria mais espaçosa,  sala de professores e cozinha.

O crescimento de Cajazeiras, com sua explosão populacional, exigia melhorias estruturais da escola.

Como Cajazeiras não para de crescer, não demorou muito para que fosse processada nova ampliação da escola.

Em 2006, a Valdeci Lima Soares ganhou mais  quatro salas de aula, quatro sanitários, uma cozinha, refeitório, dois sanitários reservados a servidores, e uma sala de diretoria.

Atendendo alunos de Cajazeiras e de localidades do entorno do distrito, a escola voltou a ser ampliada, em 2010. Sua estrutura ganhou mais uma sala de aula, um refeitório, uma cozinha e uma sala para armazenar alimentos.

Nova reforma e ampliação da escola viria a ocorrer em 2020, com a edificação de cinco salas de aula, ampla sala de professores  e sala de AEE.

Como o crescimento de Cajazeiras não para, com a atração de gente de toda a região,   a demanda da escola veio a exigir mais uma ampliação da estrutura física, em 2021.

Hoje a Valdeci Lima Soares conta com sala de música, ambiente de informática, sala de leitura, pito novos banheiros – sendo dois para servidores masculino e feminino; e seis para alunos – três masculino e três femininos.

A prefeitura realizou também a construção de novas passarelas e  rampas de acessibilidade.