Uma nova pesquisa registrada ratifica consultas anteriores feitas ao eleitorado de Marabá quanto a preferência de voto para prefeito.
O Instituto Acertar realizou a pesquisa presencial de casa em casa, com as respostas gravadas em áudio, no período de 7 a 11 de agosto, ao entrevistar 840 eleitores nos núcleos de Nova Marabá, Cidade Nova, Velha Marabá, São Félix e Morada Nova, além de algumas comunidades da zona rural.
Chamonzinho lidera com 51,7% das intenções de voto; r Toni Cunha (PL) aparece com 27,9% e Dirceu ten Caten (PT) , 7,5%, na pesquisa estimulada.
Quando o eleitor é consultado espontaneamente, ou seja, sem que lhe seja apresentado qualquer nome dos candidatos em disputa, Chamonzinho também segue folgado, com o dobro das intenções do segundo, Toni Cunha: 30,7% a 16,9%; e Dirceu é citado por 3,8% do eleitorado.
Vejam os resultados a seguir da pesquisa:
ESPONTÂNEO
ESTIMULADA
Quando se estrai apenas os votos válidos, sem a inclusão de não sabe, indeciso e nulos, Chamonzinho chega a 59,4% ; Toni Cunha 32% e Dirceu ten Caten 8,6%.
PERCEPÇÃO DE VITÓRIA (QUEM VENCERÁ A ELEIÇÃO)
No quesito REJEIÇÃO, ou seja, aquele candidato no qual o eleitor não votará se jeito nenhum, Dirceu aparece em primeiro com 38,2%; em segundo, Toni Cunha com 35,25 e Chamonzinho é citado em percentuais baixíssimos: 14,2%.
A pesquisa foi registrada no TSE e TRE/PA, sob o número 02384/2024, com uma margem de erro de 3,4% e um nível de confiança de 95%. O levantamento foi contratado pela empresa J. E. Ferreira do Vale / Agência Carajás.