A propósito da programação cultura de resgate dos talentos paraenses, anunciada para esta segunda-feira, em Belém, Plínio Pinheiro Neto, colaborador deste blog, lembra o trabalho do marabaense Eduardo Abdelnor a favor do cinema e do teatro:
Sem nenhum bairrismo, espero que o nosso conterrâneo Eduardo Abdelnor seja lembrado nesta série, pois foi professor da Escola de Teatro e festejado e competente ator, com magnifica participação em várias peças e na série de filmes do diretor Líbero Luxardo, entre eles, “Marajó-Barreira do Mar”, “Marabá-Um diamante e cinco balas” e “Um dia qualquer”.Aqui em Marabá, transformaram o Cine Marrocos em teatro e poderiam muito bem ter lembrado de seu nome para homenageá-lo, pois faleceu precocemente alguns anos atrás e infelizmente não o fizeram.
Réia Lemos
4 de maio de 2023 - 10:50Ele não foi cineasta. Ele foi artista, o “ator” preferido do “cineasta” Líbero Luxardo. Quando ele foi Diretor do “José Vergolino” ele já era nosso famoso artista. Eu estudava as 3a. e 4a. séries (1965 e 1966).
José Valdeci Evangelista
24 de agosto de 2023 - 19:13Também estoudei nesse período, sou o José Valdeci Evangelista, lembra-se de mim ?
José Valdeci Evangelista
24 de agosto de 2023 - 19:14Lembra das professoras Luzia Furtado e Maria Madalena ?
MANOEL MARIA DA
27 de novembro de 2024 - 17:32Foi meu professor de portugues, no colegio salesiano n.s.do carmo, em Belém
Austero
Ben Alves
18 de dezembro de 2024 - 14:12Correto Réia ele não era Cineasta como o Hiroshi escreveu, ele era Ator, outro erro: o título do filme não é “Marabá – Um diamante e cinco balas” e sim: “Um diamante e cinco balas.
OLivar Souza Nova Brito
28 de março de 2022 - 14:51Eduardo Abdelnor, também foi meu professor de Português no antigo Colégio Rui Barbosa na Rua Senador Manuel Barata, 718. em Belém-Pará-Brasil.
Para além de ser um bom professor, era um autêntico “Lider”.
Acho que até hoje, nunca teve o reconhecimento que merecia ter.
Nagib Abdelnor
27 de maio de 2024 - 11:25Olá! Obrigado pelo elogio, Sou filho dele, tenha certeza que por aqui ele tem todo esse reconhecimento.
José Valdeci Evangelista
11 de fevereiro de 2021 - 19:14Bons tempos! Colégio Municipal. O filme do nosso diretor Eduardo Abdelnor, produzido na ilha de Marajó. Cine Marrocos. A turma da escola. Nossas m professoras Luzia Furtado e Maria Madalena.
Brito
7 de fevereiro de 2016 - 09:41Eduardo Abdelnor, foi meu professor de Português no antigo Colégio Rui Barbosa na Manuel Barata em Belém-Pará-Brasil.
Era um autêntico “Lider”.
Francismeire/Goiânia(GO)
8 de abril de 2014 - 13:49Eduardo Abdelnor.
Grande marabaense. Exemplo de educador. Ótimo ator. Figura humana especial.
Gilvandro Oliveira
13 de dezembro de 2010 - 12:39Eduardo Abdelnor, nosso grande Diretor da Escola Municipal "José M. Vergolino"(Grupo Municipal). Me recordo da sua grande atuação na direção desta escola, pois , era aluno da mesma na época, nesse período era uma das melhores escola da cidade.
O Homém era disciplinador e exercícia uma grande liderança junto aos professores e todo corpo funcional da escola.
Assistir todos esses filmes lembrados pelo nosso ex-deputado Plinio Pinheiro, acho justo a lembrança e espero que ele seja reconhecido.