Enquanto milhares de prefeitos municipais buscam assiduamente, em Brasília, recursos destinados à melhoria da qualidade de vida de suas comunidades, o prefeito de Bom Jesus do Tocantins, no sudeste do Pará, vem se negando a receber um volume de benefícios da ordem de R$ 5 milhões, programados para a pavimentação de ruas da cidade.
São exatamente vinte ruas de diversos bairros incluídos na programação de pavimentação, totalizando cerca de 5 km de calçamento em concreto.
Os recursos foram inseridos na programação de investimentos da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) através do deputado federal Celso Sabino (União Brasil), atual ministro do Turismo.
O QUE ESTÁ OCORRENDO?
O blogueiro foi acionado por um grupo de moradores de Bom Jesus temerosos de que os serviços de calçamento das 20 ruas não sejam realizados.
Informam os denunciantes que o prefeito João da Cunha Rocha (MDB) – foto acima – vem se negando a autorizar o início das obras, que teve a licitação realizada pela Codevasf vencida pela construtora Concreta Engenharia Ltda.
Segundo os moradores, as informações que correm na cidade é a de que as obras não foram iniciadas ainda porque a construtora não teve autorização do Município, no caso, do prefeito João da Cunha Rocha, para começar o calçamento das vias.
Através de contatos telefônicos junto a Codevasf, em Brasília, a companhia confirmou ao blogueiro realmente que o prefeito de Bom Jesus, até o momento, não concordou em autorizar o início das obras.
“Esse prefeito, inclusive, já esteve aqui, procurando informações sobre a existência em nosso calendário de convênios desse contrato de calçamento de ruas”, disse um técnico da Codevasf. “Mostramos o volume dos serviços para Bom Jesus, conseguido através do deputado federal Celso Sabino, e ratificamos o pedido para que ele autorizasse o início das obras, mas não obtivemos resposta positiva dele até agora”, finalizou o servidor da Codevasf.
De acordo com um dos moradores de Bom Jesus em contato com o blogueiro, João da Cunha Rocha não aceita liberar o início do calçamento em face do mesmo ter sido um pedido do seu ex-secretário de Saúde, Marcelo de Oliveira Silva, popularmente conhecido no município por Marcelo da Saúde, que solicitou a Celso Sabino a liberação e recursos para pavimentação de ruas.
Como Marcelo “da Saúde” é pré-candidato a prefeito do município, João da Cunha Rocha nega-se a autorizar o recebimento dos serviços.
O blogueiro tenta obter o contato telefônico de Marcelo da Saúde para ouvir sua versão sobre o caso.
BAIRROS A SEREM BENEFICIADOS
A assessoria parlamentar do deputado Celso Sabino, atual ministro do Turismo, confirmou ao blogueiro, na tarde de sexta-feira, que os serviços de calçamento de vinte ruas de Bom Jesus do Tocantins realmente foram solicitados por Marcelo da Saúde, e que o benefício pode ser suspenso nos próximos dias caso o prefeito não autorize o início das obras.
“O ministro Celso Sabino tem responsabilidade com os recursos que ele destina aos municípios do Estado do Pará, principalmente para Bom Jesus do Tocantins, que até agora já recebeu de emendas do deputado exatamente R$ 16 milhões, sem contar esse serviço de calçamento da ordem de R% 5 milhões. Só que ele não pode perder esse dinheiro para outros estados, e será obrigado, diante da recusa do prefeito de Bom Jesus, a destinar esse serviço de calçamento para outros município do Pará”, disse o assessor de Sabino.
A Codevasf encaminhou ao blog toda a documentação do procedimento de licitação, Ata de Registro de Preço, e o mapeamento das ruas de Bom Jesus do Tocantins incluídas no planejamento de obras, inclusive fotografias das vias a serem beneficiadas.
Diversos bairros terão suas ruas calçadas, caso o prefeito do município autorize o início das obras.
Vejam quais os bairros a serem calçados:
Travessa São Mateus (Bairro Nunes), Rua 1 Arena Nunes (Bairro Nunes), Rua Paraíso (Nunes), Rua Minas Gerais (Nunes), Travessa Hidelfonso (Nunes), Travessa São João (Bairro Bela Vista), Travessa Manoel Viagem (Bairro Novo Horizonte), Rua Castelo Branco (Bairro José Creim), Rua Martins (Bairro Santa Maria), Rua 3 (Bairro Santa Maria), Travessa 5 (Bairro Santa Maria), Travessa São Francisco (Bairro Sossego), Travessa Pedro Pereira (Sossego), Rua São Francisco (Sossego), Rua Marinete Sousa (Sossego), Rua Maria Orneles de Jesus (Sossego), Rua 3 Serralheria Lira (Sossego), Rua 2 (Bairro Sossego), Travessa Prefeitura (Bairro Barcelos), Rua João Brito de Oliveira (Barcelos)
O blogueiro tentará manter contato com o ministro Celso Sabino e com o ex-secretário de Saúde de Bom Jesus, Marcelo da Saúde, para obter mais informações a respeito desse ato de extrema irresponsabilidade do prefeito de Bom Jesus, que demonstra total insensibilidade ao sobrepor seus interesses pessoais e politiqueiros em detrimento do desenvolvimento do município e da melhoria da qualidade de vida da comunidade.