Na semana que passou, rumores davam conta de que o plano de saúde Unimed Fama teria declarado falência.
O blogueiro foi acionado por usuários do plano privado solicitando informações sobre os ruídos.
Durante dois dias, o blog ouviu diversas pessoas ligadas à gestão da Fama, e que estão empenhadas na tentativa de salvar a cooperativa de saúde do risco de fechamento.
A primeira resposta segura, a Unimed Fama não declarou falência.
Ao contrário.
A empresa de saúde privada iniciou um processo de total reestruturação de suas operações.
Durante os últimos três anos da gestão do presidente Emanoel Licarião, a Unimed Fama viveu tempos sombrios.
Pedindo anonimato, um dos executivos da empresa, ouvido pelo telefone, disse que o endividamento da cooperativa médica cresceu vertiginosamente.
“Com quatro hospitais próprios com custo fixo altíssimo e um quadro de mais de mil funcionários em todos os estados onde o plano atua, chegamos a um ponto de descontrole administrativo. Os problemas acumulados eclodiram com o atraso dos serviços dos nossos prestadores, forçando eles a deixarem de atender os usuários”, conta a fonte.
Com a morte do médico Emanoel Licarião, ocorrida dia 31 de dezembro último, a presidência da Unimed Fama passou a ser exercida pelo presidente do Conselho Administrativo da Unimed Belém, Wilson Niwa.
E com o novo presidente, ações de emergências foram tomadas, todas visando reduzir substancialmente os custos fixos da cooperativa medica.
Projeções iniciais da nova presidência preveem a demissão em massa de funcionários.
Outra medida a ser considerada, é a mudança da sede administrativa de Manaus para Belém, sempre de olho no enxugamento dos custos fixos.
Na visão dos novos gestores, não se justifica manter a estrutura administrativa de Manaus, quando se busca a otimização dos custos. Centralizar a gestão da empresa em Belém trará mais eficiência e queda considerável nas despesas da Unimed Fama.
“Não é possível administrar uma empresa com quadro funcional tão elevado e custos fixos na estratosfera. Ou altera a ajusta tudo agora, ou não daremos conta de salvar a empresa”, diz outra fonte.
BUSCANDO INVESTIDORES
Paralelamente a reengenharia de gestão, o novo presidente da Unimed Fama negocia com possíveis sócios investidores em busca de aporte financeiro para consolidar novamente a gestão da cooperativa.
A prioridade agora é começar a pagar os prestadores de serviços (médicos, clínicas, laboratórios, etc), para que eles voltem a atender os clientes do plano de saúde.
“Ninguém pode trabalhar sem receber. A suspensão dos serviços de nossos cooperados deve-se ao atraso no pagamento de seus serviços, por isso estamos lutando para viabilizar recursos destinados a sanar essa demanda. Do momento em que os serviços começarem a ser pagos, automaticamente a rede de atendimento voltará à normalidade”, disse a fonte.
Wahib Mahmud
19 de agosto de 2024 - 14:50Agradeço ao amigo Hiroshi pela oportuna e importante matéria.
Tanto eu como todos da família somos beneficiários da Unimed Nacional desde a década de 90; passando pela Unimed Sul do Pará, e por ultimo a Unimed FAMA. São inúmeros os processos judiciais que tivemos que mover para tentar garantir nossos direitos, uma vez que nesses mais de 30 anos, jamais deixamos de pagar uma única mensalidade. A situação é tal que mesmo acionando a ANS, Justiça, Boletins de ocorrências, etc., não há indicativos de mudança. Diante dos relatos acima, e de outras reclamações em outros canais de comunicação, como ReclameAqui, etc., proponho e estou disposto a provocar o Ministério Público do Pará, no entanto, precisamos nos unir para que o MP possa atuar.
Meus contatos:
email: galegowm@hotmail.com Wts: 94 98111-0770.
Assim que tivemos um numero suficiente de beneficiários, criaremos um grupo para acompanharmos nossas demandas.
Saúde pra todos!
Enilza da Silva Gonçalves da Costa
8 de agosto de 2024 - 11:12Infelizmente isso que a Unimed Fama está fazendo é um absurdo, ela cobra todo mês os boletos mas não atende, ou seja, ela esta se capitalizando nas nossas custas. Todo mês os valores entram na conta dela e ela não gasta com nossos tratamento, isso é fraude, é crime, ela esta nos roubando, tem um ano que não consigo nem consultar porque eu mudei de Marabá para Vitoria no ES e aqui como é intercambio ninguém atende a UNIMED FAMA porque ela não paga os hospitais e médicos. Ou seja, fraude, roubo, e engano para todos os usuários que estão pagando os boletos.
Wahib Mahmud
19 de agosto de 2024 - 14:59Enilza. O mesmo acontece comigo e todos da família que procuram atendimento de intercambio em qualquer parte do Brasil. A situação ocorre ainda sob a gestão da Unimed Sul do Pará.
Estão se apropriando do nosso dinheiro indevidamente, sem prestar os serviços.
ANS não tem forças para exigir mudanças, pois já protocolei várias reclamações e nada mudou.
Que Deus nos dê saúde para não necessitar desse vergonhoso plano UNIMED FAMA.
MARIO CARDOSO
10 de junho de 2024 - 15:28SOU DO AMAPÁ, FUI DIAGNOSTICADO COM HBP, DEI ENTRADA PARA REALIAZRA A CIRURGIA EM MARÇO DE 2023 E ATE O MOMENTO NADA FOI RESOLVIDO. NEM A JUSTIÇA FUNCIONA COM ESSA CATRASTROFE CHAMADA UNIMED.
Wahib Mahmud
19 de agosto de 2024 - 15:08Mário, nem justiça, nem ANS. Em respostas as nossas reclamações, eles apresentam argumentos falsos, textos padrões sem se preocupar com a peculiaridade de cada caso, e ainda finalizam dizendo para entrar em contato com o canal de atendimento, que é praticamente inexistente.
“Por fim, informamos que, sempre que houver qualquer dúvida em relação a marcação, autorização ou realização de qualquer procedimento, pode entrar em contato conosco através do nosso Call Center no número 0800 660 0200 I 4020-7000…
Estratégia lastimável na tentativa de vencer pelo cansaço.
Leica
18 de maio de 2024 - 18:06Péssimo plano de saude.
Marlise Ferraz Rabelo
4 de abril de 2024 - 22:22Moro em Belém e estou sendo atendida no hospital amazônia. Já consultei, fiz exames etc…
Clesia
9 de abril de 2024 - 20:45O problema taso com Unimed rio com intercâmbio eu até cancelei o plano com Unimed Belém tá tudo normal o problema e Unimed com intercâmbio do Rio .
GUSTAVO
4 de abril de 2024 - 16:46SOU DE RONDONIA, E ESTOU DESDE O ANO PASSADO ESPERANDO LIBERAÇAO DE EXAMES TAMBEM, JA LIGUEI 5 VEZES NO 0800, SEMPRE PEDEM PARA FAZER A SOLICITAÇAO DO EXAME PELO SITE, MAS FIZ A SOLICITAÇAO DE EXAMES SIMPLES, LABORATORIAIS, QUE ERA PRA SER LIBERADO COM 3 DIAS, FIZ DIA 11/03/2024 E HOJE 04/04/2024 AINDA NAO FOI LIBERADO, LIGUEI LA ELA PEDIU PARA ABRIR RECLAMAÇAO NA OUVIDORIA. LAMENTAVEL ISSO.
Wahib Mahmud
19 de agosto de 2024 - 15:13Não respeitam os prazos estipulados pela ANS, é fato!
Não atendem aos prazos para pagamentos de Reembolsos, é fato!
Nem justiça, nem ANS conseguem mudar os rumos desse Plano caótico.
Só nos resta contar com o MP-PA.
Jéssica
4 de abril de 2024 - 10:07Sou de salvador e estou desde janeiro.
Hoje04/04/24 com consulta marcada tive 2 guias negadas e uma em análise. O callcenter é uma empresa terceirizada que não responde de pronto. Estou perdendo dinheiro, sem nenhuma cobertura. Isso é quebra de contrato ao menos poderia viabilizar a portabilidade e não continuar extorquindo ou brincando com a vida e saúde das pessoas. Revoltada!!!
Leoncio de Oliveira Torres
24 de março de 2024 - 08:02Realmente muito lamentável, todos os prestadores do guia médico, realmente não estão atendendo. Até mesmo, um simples exame de rotina, não estão atendendo. Melhor, mesmo era decretar falência, para termos condições jurídicas de fazer intercâmbio.
Maicon Diogo
20 de março de 2024 - 12:19Pago os boletos antes do vencimento e estou desde de agosto de 2023 sem autorização nas consultas eletivas, exames e procedimentos.
No mínimo, a instituição deveria ao menos dar uma satisfação aos seus clientes, no mínimo !!!!!
Total falta de respeito !!!
Clesia
19 de março de 2024 - 10:53Desde dezembro que estou precisando fazer exames e consultas de rotina e Unimed fama não está atendendo
Estão temporariamente sem data prevista para atendimento aqui em Belém.
Mas todo final de mês o boleto chega caríssimo.
Espero que eles resolva a nossa situação
Tânia Brunelli
10 de abril de 2024 - 20:36Meus pais tem Unimed Fama. Foram atendidos na emergência da Unimed Prime em Belém. Meu pai fez uma cirurgia no pé em janeiro de 2024 e foi muito bem atendido. Eles também pagam os boletos antes do vencimento.
Wahib Mahmud
19 de agosto de 2024 - 15:17Mantenha seus pais aí, próximo à Unimed Prime, pois do contrário, serão humilhados em qualquer outro canto do Brasil, caso venha precisar da Unimed FAMA.
Gilvanei egidio de Souza
17 de março de 2024 - 07:39Bom dia tenho a Unimed fama nacional , ainda sem atendimento , o que fazer ? Pq a ans não tomar providências sobre isso ? Pq ela não ajuda nessa portabilidade para os clientes que estão sem atendimento? Precisamos de ajuda ans
Clesia
19 de março de 2024 - 10:56Estou passando pela mesma situação.
Nem consulta simples nenhum tipo de exame eles estão liberando.
Isso está acontecendo desde dezembro de 2023.
Mas os boletos chega todo final do mês para mim. Eu vi um boato através de uma colega minha que vende plano de saúde o corretor que a Unimed fama está entrando em falência só não sei se é verdade mas que tá um zum zum zum em vários lugares que ela está em falência.
Wahib Mahmud
19 de agosto de 2024 - 15:21Caos é a palavra que define a UNIMED FAMA, principalmente intercâmbio.
Eu e outras pessoas da família temos ao menos sete ações tramitando na justiça, e mais de 10 protocolos junto à ANS. Simplesmente nada muda.
Ilda Glória da Fonseca Maciel
14 de março de 2024 - 12:50Estamos no RJ,sem atendimento da Unimed Fama ( Nível Nacional) desde o final de novembro. Nem exames ou consultas. O boleto chega todo mês, o pagamento está em dia mas não temos atendimento. Uma vergonha! Paguei por uma colonoscopia que não foi autorizada pela Unimed Fama. Estamos passando por momentos difíceis!
Wahib Mahmud
19 de agosto de 2024 - 15:28Ilda,
recentemente perdi meus óculos e tive que fazer exames e consultas para poder adquirir outros óculos, pois sem eles não consigo se quer trabalhar pra pagar o plano. Todos os prestadores de serviços cancelaram o atendimento a Unimed FAMA por inadimplência desta empresa. Acabei pagando pela consulta e em seguida solicitei o reembolso que foi negado.
Outros casos semelhantes aconteceram com amigos e familiares, e jamais receberam seus reembolsos.
Parece ser natural a indecência de receber nossas mensalidades e não prestar os serviços.
Sandra
12 de março de 2024 - 13:50Sou paciente oncológica e a unimed fama deixou de fornecer minha medicação que eu deveria ter tomado dia 07/03/2024, essa medicação devo tomar a cada 84 dias e kd a unimed fama? Não responde, já abri vários protocolos inclusive na ouvidoria e nada. Ligo ninguém atende encerram a ligação sem ninguém ter me atendido, isso quando o funcionário não desliga. Já abri reclamação até na ANS e nada. Quero saber se o câncer voltar unimed fama será de sua responsabilidade, desde dezembro nesse sufoco, entregou medicação oral com quase 2 meses de atraso, tive que comprar para não ficar sem e agora a injetavel. Kd vc unimed fama pois o boleto chega em dia mas não nos dá suporte nenhum.
Elda do Nascimento Ribeiro
6 de junho de 2024 - 14:57Estou passando pelo mesmo problema que o seu ,estou em Fortaleza,sou de Manaus. Eu tenho plano nacional,desde dezembro que eles pararam de fornecer minha medicação oral,tbm estou sem poder fazer um exame ,imagens tbm. Eu agendei pelo aplicativo os exames,toda vez que verifico, está em análise,estou indo pra cinco meses nessa espera do intercâmbio e tbm da minha quimioterapia oral. Paciente oncológico não pode esperar . É um descaso!
Wahib Mahmud
19 de agosto de 2024 - 15:37Sandra, desejo saúde a você.
O atendimento via telefone é praticamente inexistente.
Tenho vários registros de ligações onde aguardei por horas e não fui atendido.
Se der a “sorte” de ser atendida, terá que encarar um profissional petulante e muitas vezes despreparado, pois ciente da situação de falência da empresa, não sabe mais o que fazer.
Assim como você já acionei a ANS na ilusão de que esta agência poderia nos ajudar.
A verdade é que estamos sem plano, e pagando para não perder as carências e tudo que foi conquistado durante anos.
Rita de Cassia santos
3 de março de 2024 - 08:52Eu não sei o que fazer meu estado não tem outro plano de saúde para pessoa física que seja acessível. Bora morrer no SUS
ROSANNA
26 de fevereiro de 2024 - 11:07Precisamos nos unir e agir para que possamos ser respeitados por esse Plano de Saúde Unimed Fama. A ANS precisa tomar medidas drásticas. Estamos desassistidos, um desrespeito a quem há anos cumpre sua obrigação de pagar mensalmente. Não consigo marcar consultas, já fiz o registro em todos os meios de comunicação da Unimed e nada, aliás, respondem após muitos dias mecanicamente sem nenhuma analise. Uma vergonha.
VAMOS NOS UNIR!!!
Clesia
19 de março de 2024 - 12:42Estou passando por isso tbm
Eles não dá uma resposta pra gente.
Mais Todos mês tá chegando os boletos estou em dias com a empresa.
Meu plano é nacional não estou tendo direito nem de consulta nem de exames a única coisa que a gente tem direito é uma consulta de urgência e emergência lamentável os que estamos passando.
Marisânia Aguiar
23 de março de 2024 - 18:04Concordo! Minha filha autista está sem atendimento as terapias e com problema na e não pode passar por especialista.
Precisamos nos unir
Wahib Mahmud
19 de agosto de 2024 - 15:40Agradeço ao amigo Hiroshi pela oportuna e importante matéria.
Tanto eu como todos da família somos beneficiários da Unimed Nacional desde a década de 90; passando pela Unimed Sul do Pará, e por último a Unimed FAMA. São inúmeros os processos judiciais que tivemos que mover para tentar garantir nossos direitos, uma vez que nesses mais de 30 anos, jamais deixamos de pagar uma única mensalidade. A situação é tal que mesmo acionando a ANS, Justiça, Boletins de ocorrências, etc., não há indicativos de mudança. Diante dos relatos acima, e de outras reclamações em outros canais de comunicação, como ReclameAqui, etc., proponho e estou disposto a provocar o Ministério Público do Pará, no entanto, precisamos nos unir para que o MP possa atuar.
Meus contatos:
e-mail: galegowm@hotmail.com Wts: 94 98111-0770.
Assim que tivermos um número suficiente de beneficiários, criaremos um grupo para acompanharmos nossas demandas.
Saúde pra todos!
Simone
25 de fevereiro de 2024 - 14:06Meu pai é beneficiário há mais de 20 anos e, em Novembro/23 foi diagnosticado com Câncer. E neste momento mais delicado, foi comunicado que os atendimentos estavam suspensos. Imagine…um paciente de 82 anos; saudável e boa saúde mental. (Abaladissima agora…)
Fizemos uma notificação na ANS (NIP)
mas como órgão regulamentador, somente intermediou uma conversa onde a operadora respondeu que não havia recebido solicitação nenhuma. PASMEM. Claro que não…não atendem. Tentamos todas as vias que citaram via ANS e, até pessoalmente. NENHUMA AÇÃO por nenhuma das partes. Temos números de protocolos diversos……pra que?
Enquanto isso…..a evolução do Câncer não espera………………….
Nenhuma previsão…satisfação. Ninguem com “cacife pra dar as caras” uma explicação à população/seus beneficiários…
LAMENTÁVEL.
Que um dia eles possam ter um dos seus familiares assim…À mercê do descaso.
Leila
19 de fevereiro de 2024 - 23:38Moro no Maranhão, e aqui não estão atendendo intercâmbio, e pagamos muito caro pelo plano, não sei o que fazer. Minha filha tem que fazer acompanhamento médico e tem uma série de exames para fazer e hoje nós foi negado
Maria José Monteiro
8 de fevereiro de 2024 - 11:14A situação está difícil, moro no Estado do Amapá e não está funcionando a Unimed Fama. Não temos para onde correr se até na cidade vizinha Belém não estão mais aceitando tal plano e meu esposo precisando fazer uma cirurgia foi até Belém e está suspenso. Só Jesus na causa.
Mirtes kaskelis
7 de março de 2024 - 09:57Realmente. Estamos passando por momentos difíceis aqui no Amapa também!
Minha neta esta precisando de atendimento com psicólogo. Estou a há dois meses tentando. Já abri chamado e nada. Nem
Responde. No app aparece em
Análise. Muito difícil mesmo, Maria José. Já pensei em ir ao MP, parece que a Unimed é Fama está cumprindo certinho mas é por lá. A
Minha é Unimed Nacional, também não é festa fácil por aqui. Vou viajar para o sul do do Brasil, espero ser atendida lá. Agora imagina nossa situação. Pagando rigorosamente as mensalidades, estamos precisando de atendimento e não conseguimos. Espero que resolva logo isso.
ACINDINO VIEIRA DE CAMPOS
23 de janeiro de 2024 - 13:52Como fica situação dos beneficiários que já pagaram dezembro, Janeiro já vai vencer e não estão sendo atendidos aqui em Belém. Soube que o Ministério Público do Pará determinou para que a Unimed Belém volte a atender os beneficiários do Intercâmbio. Não sei em que deu . Situação extremamente complicada.
Ediana da Rosa Silva Balieiro
15 de janeiro de 2024 - 17:39Eu faço acompanhamento de CA de mama, e estou muito preocupada em fazer os meus exames de acompanhamento, preciso com urgência que essa situação seja resolvida para que possa voltar a fazer os meus exames e ir as minhas consultas.
hiroshi
15 de janeiro de 2024 - 17:46É lamentável, Ediana, que tudo isso esteja ocorrendo com familias e empresas que acreditavam na idoneidade de uma cooperativa médica transformada em sucata quase que irrecuperável. Vamos torcer para que pelo menos os clientes do plano seja atendidos de alguma forma.
Ediana da Rosa Silva Balieiro
10 de fevereiro de 2024 - 18:49Meu Deus nada resolvido, já estou até pensando em sair só plano ir para outro que a empresa tem, em fim meu retorno com o.meu mastologista é em março e irei pagar particular porque sem plano é complicado.