Marcado para às  9h30  desta quinta-feira, 9, o início da 55ª reunião de Ministros de Cultura do Mercosul, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), em Belém.

Encontro será liderado pela ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, e deve debater sobre “A contribuição das políticas públicas de cultura para o fortalecimento da democracia”, com diversas autoridades do mundo.

Evento ocorrerá no hotel Grand Mercure, no bairro de Nazaré.

Com uma estimativa de gerar 20 milhões de dólares em negócios ao longo de um ano, o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), evento promovido pelo Ministério da Cultura com apoio do Governo do Pará, foi aberto oficialmente na noite desta quarta-feira (8), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Até o próximo sábado (11), a expectativa dos organizadores é realizar cerca mil reuniões de negócios ligados à cultura e à economia criativa.

O governador Helder Barbalho participou da abertura oficial (foto), ao lado da ministra da Cultura, Margareth Menezes; do ministro da Cultura da Argentina, Tristán Bauer; da secretária de Cultura do Pará, Ursula Vidal; do presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto; do diretor da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e a Cultura no Brasil, Leonardo Barchini, e do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

Além da ministra Margareth, também devem marcar presença o ministro da Cultura da Argentina, Tristán Bauer, a secretária-executiva da Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai, Adriana Ortiz, a vice-ministra dos Patrimônios, das Memórias e de Governança Cultural da Colômbia, Adriana Molano, o diretor do Escritório de Cooperação Internacional do Peru, Wilyam Abelardo Lúcar Aliaga, e o representante da Embaixada do Chile no Brasil, Alejandro Guzmán.

Ministros de outros países participarão virtualmente, como por exemplo, a a ministra de Culturas, Descolonização e Despatriarcalização da Bolívia, Sabina Orellana Cruz, a diretora Nacional de Cultura do Uruguai, Mariana Wainstein, e a ministra de Cultura e Patrimônio do Equador, Maria Elena Machuca.

Na reunião, está prevista para ocorrer o lançamento da campanha “Mercosul sem Racismo”, com a assinatura das autoridades simbólicas da da Presidência Pro Tempore do Mercosul Cultural para a República do Paraguai.

O encontro dos ministros e ministras também envolver uma série de atividades ao longo do dia, com destaque para a visita das autoridades do Mercosul ao Mercado das Indústrias Criativas o Brasil (MICBR) 2023, que começou no dia 8 de novembro, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Às 17h, eles devem participar da Solenidade de Assinatura do Memorando de Entendimento entre Brasil e Argentina, também no Hangar.

O encerramento dos compromissos dos ministros e ministras será marcado pela contemplação do Espetáculo Jazz Amazônico, que ocorrerá no Theatro da Paz, na quinta-feira.

O Governador do Estado, Helder Barbalho, chegou a receber os representantes do Mercosul Cultural em um almoço nesta quarta-feira (8), pela manhã.

Antes disso, nos dias 6 e 7 de novembro, também em Belém, ocorreu reuniões dos comitês especializados do bloco, que aproveitaram a oportunidade para abordar temas como Patrimônio, Economia Criativa, Diversidade e Coordenação Regional.