Uma fiscalização da Secretaria da Fazenda (Sefa), da unidade de controle de mercadorias em trânsito de Carajás, no km 15 da Rodovia Transamazônica, município de São João do Araguaia, no sudeste paraense, divisa com o estado do Tocantins apreendeu, no dia 26/09, 60 mil em peças automotivas, vindas de São Miguel do Tocantins/TO com destino a Marabá/PA. A carga estava sem nota fiscal.
“Ao ser parado na fiscalização fazendária, o condutor do veículo apresentou notas fiscais de R$ 27.107,93 em peças automotivas. Ainda assim foi feita a verificação física da carga e os fiscais encontraram, além das mercadorias discriminadas nos documentos fiscais apresentados, mais 60 mil em mercadoria desacompanhada de documento fiscal. Ou seja, foi uma tentativa de passar mais mercadoria do que informado no documento fiscal, e não recolher o imposto devido”, informou o coordenador da unidade Carajás, Rafael Brasil.
Foi lavrado um Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$ 38.296,48, referente ao ICMS e multa. Após o pagamento a mercadoria foi liberada.