O Pará subiu três posições e chegou à sua melhor performance no Ranking de Competitividade dos Estados 2023, alcançando a 20ª posição geral.

O Estado segue uma tendência positiva dos últimos anos, com destaque para a Solidez Fiscal, onde aparece no 3º lugar entre os estados brasileiros com maior índice de “saúde fiscal”, ou seja, está entre os entes federativos com maiores condições para o crescimento e a competitividade econômica, além de um resultado fiscal positivo, assegurado pelo ótimo equilíbrio nas contas públicas.

Os dados foram divulgados, nesta quarta-feira (23), pelo Ranking de Competitividade dos Estados 2023, levantamento anual realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e entidades parceiras.

No campo ambiental, o Pará tem as duas melhores cidades em preservação ambiental do país, conforme o “Ranking”. O município de Alenquer foi o mais bem avaliado do Brasil no pilar de Meio Ambiente, e o de Breves, no Marajó, ficou em segundo lugar.

Os dois municípios paraenses apresentaram o melhor desempenho no pilar de Meio Ambiente, que engloba indicadores como desmatamento ilegal, emissões de gases de efeito estufa, cobertura de floresta natural, áreas recuperadas e velocidade do desmatamento ilegal, estão localizados no Pará. O município de Alenquer tomou a primeira posição de Breves, que foi o mais bem avaliado na edição anterior do Ranking.

O resultado histórico do Pará, nesta edição, supera o ano de 2021 quando o estado ficou na 25ª colocação. A tendência de crescimento também é notória em diversos indicadores do levantamento, como em avaliação da educação, transparência das ações de combate ao desmatamento, custo de saneamento básico e recuperação de áreas degradadas.

Governador destaca potencialidades do Pará
Nesta quarta-feira (23), o governador Helder Barbalho ministrou palestra sobre o modelo de gestão desenvolvido pelo governo do Pará, na atualidade. Ele fez a apresentação no XII Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), considerado o maior evento de gestão pública do país, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

Para um auditório com agentes políticos, técnicos e especialistas, o governador Helder Barbalho fez a apresentação durante o painel de tema “O Desenvolvimento Regional sob a Ótica da Inteligência Pública”. Helder Barbalho falou sobre as particularidades, os desafios e as oportunidades da gestão pública no bioma amazônico.

“O Estado do Pará parte do princípio de que a solidez fiscal e a capacidade fiscal do Estado devem ser a atividade-meio para que possamos buscar a atividade-fim. E, para tal, precisamos construir um ambiente administrativo, um ambiente fiscal, que nos permita que as políticas públicas possam chegar aos milhões de brasileiros que estão em nossos territórios. Nós precisamos fazer disso a busca da transformação da vida da sociedade”, afirmou o governador do Pará.

Na imagem, Helder Barbalho e autoridades públicas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).