Com o fim da 13ª rodada da Série D, mais nove times definiram a classificação ao mata-mata de forma antecipada e outros 28 vão brigar por vaga até o último minuto da primeira fase da competição.
No Grupo 1, o Águia de Marabá massacrou o São Raimundo-RR por 6 a 1 e garantiu a vaga para o mata-mata da Série D 2023. Pela chave 2, o Maranhão bateu o Tocantinópolis e é outro que está classificado.
O grupo 3 está meio embolado na pontuação dos primeiros colocados, mas Nacional de Patos e Sousa alcançaram 23 pontos e garantiram a classificação por causa do número de vitórias. O Bahia de Feira derrotou o ASA e garantiu a classificação no grupo 4.
No grupo das goleadas, o Ceilândia venceu o União Rondonópolis por 2 a 0 e Operário VG balançou as redes nove vezes contra o Real Ariquemes. Os dois vencedores se classificaram pelo grupo 5. Pelo grupo 7, Patrocinense e Maringá também garantiram vaga após a 13ª rodada da Série D.
Tuna Luso-PA, Nacional-AM, Ferroviário, Retrô, Atlético-CE, Athletic-MG, Portuguesa-RJ, Democrata-MG e Hercílio Luz-SC já estavam classificados.
Já são 18 times garantidos no mata-mata.
Briga até o último minuto
Ao todo, 28 equipes ainda lutam para garantir uma vaga no mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro.
No Grupo 1, Humaitá, Princesa do Solimões e São Raimundo-RR ainda estão na briga por uma única vaga. A chave dois terá um confronto direto pela classificação: Tocantinópolis e Parnahyba se enfrentam no Estádio Ribeirão e decidem quem fica com a última vaga do grupo.
Pacajus, Potiguar de Mossoró e Santa Cruz, que está fora da zona de classificação, brigam por duas vagas da terceira chave.
Já o grupo 4 terá emoção até o final. Com seis times na disputa por duas vagas, até o último colocado pode se classificar neste grupo. Confira quem ainda pode avançar ao mata-mata na chave seis: ASA, Falcon, Sergipe, Atlético-BA, Cruzeiro-AL e Jacuipense.
Anápolis, Brasiliense e União Rondonópolis ainda disputam duas vagas no grupo 5. Resta apenas uma vaga no grupo 6 e Santo André e Vitória-ES podem avançar.
Inter de Limeira, CRAC, Ferroviária e XV de Piracicaba brigam por apenas duas vagas na chave 7. Já no grupo 8, apenas o Hercílio Luz-SC está com vaga garantida. Outras cinco equipes disputam três vagas neste grupo: Caxias, São-Joseense-PR, Camboriú-SC, Concórdia-SC e Brasil-RS.
Na imagem, Bruno Limão e Alan Maia, Águia de Marabá — Foto: John Wesley/Águia de Marabá