Com o objetivo de evitar as principais causas de morte infantil até os 28 dias de vida – entre elas o engasgamento, a aspiração de corpos estranhos, a asfixia, e ainda a morte súbita – os colaboradores do Hospital Materno-Infantil de Barcarena, Dra. Anna Turan (HMIB) passaram por um curso de capacitação para entender mais sobre primeiros socorros. A proposta é que eles sejam multiplicadores do conhecimento no momento da alta.

“É importante que os profissionais sejam constantemente capacitados para desenvolver e ampliar habilidades e conhecimentos para transformar o trabalho que é desenvolvido na nossa instituição, melhorando o desempenho profissional, permitindo que haja um desenvolvimento contínuo que impacte diretamente na qualidade e eficiência dos processos e na relação com paciente, com a comunidade”, acredita a enfermeira, Patrícia Muniz.

Larissa Ribeiro trabalha como psicóloga no HMIB e estava na plateia do curso. Ela fez questão de prestar atenção em cada detalhe das explicações e entendeu que, em um momento de desespero, manter a calma é fundamental.

“Nosso objetivo é ajudar a população, principalmente os que têm menos entendimento, ensinando a forma adequada de prestar os primeiros socorros nos casos citados para que assim possamos evitar que essas famílias percam seus bebês por não ter conhecimento do que fazer em situações que os expõe a riscos”, diz.