As obras para a construção do túnel que ligará as cidades de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, devem começar em 2024, de acordo com o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS) Anderson Pomini. Segundo ele, as tratativas para a construção estão avançadas e o projeto foi aprimorado. O investimento previsto é de R$ 5 bilhões. “Em caixa nos já temos R$ 2 bilhões”
Pomini falou, durante uma coletiva no auditório da APS na última terça-feira (6), que o próximo passo será a autorização das licenças junto aos órgãos ambientais e ao governo federal. “Aprovado isso, na sequência faremos a publicação do edital e em 2024 iniciam as obras”.
As obras, bom registrar, estarão em seus cuidados técnicos sob a vigilância do ex-secretário de Obras de Marabá, ex-ministro da Integração Nacional e ex-secretário de Transportes do Pará, Antônio Andrade de Pádua – entre outros engenheiros.
Pádua, atualmente, é diretor de Operações do Porto de Santos.
Dragagem e passarela
O presidente da APS informou já existir um contrato de dragagem [retirada de sedimentos do canal do Porto de Santos] para garantir a manutenção de 15 metros de calado para a navegação – é a medida da parte submersa do navio.
“Está sendo estudada a possibilidade de um novo contrato, com de aprofundamento passando para 16 metros e posteriormente 17”. Ele lembrou que a ação se fez necessária para receber navios acima de 366 metros.
Em relação à reforma da passarela que liga Santos a Vicente de Carvalho, Pomini ressaltou que esta terá um espaço voltado para os ciclistas. “Vamos fazer um novo projeto que contemple os ciclistas, com rampas laterais para que eles possam utilizar a rampa sem descer da bicicleta”.
Segundo o presidente os dois editais devem ser publicados ainda em 2023 e as obras devem ficar prontas nos próximos meses.
Tecnologia moderna
Diretor de Operações do Porto de Santos, Antônio de Pádua de Andrade destaca que, entre muitos benefícios que a obra trará para toda a região, o túnel amenizará distâncias, considerando que “o empreendimento permitirá a redução de quilômetros por veículos, principalmente caminhões que fazem o transporte de cargas”.
Antônio de Andrade destaca ainda que “a construção do túnel será feita com o emprego de uma tecnologia ainda não utilizada no país, conhecida como módulo imerso pré-fabricado, consistindo e na abertura de uma trincheira no fundo do canal, método ultra moderno que evita grandes volumes de escavações”
O vídeo publicado acima foi gravado na Bélgica, por executivos do Porto de Santos, para demonstrar como ficará o túnel e como ele será construído, seguindo o que há demais moderno na área de construção e tecnologia.
Na imagem, diretores do Porto de Santos: Antônio Andrade, Carlos Magano, Anderson Pomini (Autoridade Portuária) e Eduardo Lustoza (Foto: Santos Port Authority/Divulgação)