O governo do Pará concedeu à iniciativa privada nesta quarta-feira um pacote de 526 quilômetros de rodovias estaduais, no que foi o primeiro leilão de concessão do estado.

O lote foi arrematado pelo consórcio liderado pelo Grupo Encalso, único a apresentar proposta no certame, com o lance mínimo de outorga fixa previsto no edital, de R$ 10 milhões.

O governador Helder Barbalho (MDB) afirmou a jornalistas que pretente realizar ao menos mais duas grandes concessões, uma de rodovias e uma referente a saneamento básico.

A concessionária vencedora do leilão de estradas é formada, além do Grupo Encalso, por Conata Engenharia, Infracon Engenharia e OCC Participações.

No lote arrematado, estão trechos que hoje funcionam como corredores logísticos para movimentação de produção de setores como produção de grãos e pecuária, mineração de ferro e produção de papel e celulose.

O maior trecho é o da rodovia Paulo Fonteles(PA-150), de 333 quilômetros, que liga Goianésia do Pará a Marabá. A estrada é importante por ser usada para conectar áreas produtoras do estado ao porto de Vila do Conde, em Barcarena.

Foram inclusos no certame ainda trechos das rodovias PA-475, PA-252, PA-151, PA-483 e a chamada Alça Viária Sul de Belém.

O contrato terá duração de 30 anos e prevê investimentos de R$ 3,7 bilhões nas vias, além de custos de manutenção e operação estimados em R$ 3,2 bilhões.

De acordo com o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), o Estado deverá deixar de gastar cerca de R$ 90 milhões por ano na manutenção das estradas agora concedidas.

 

— São R$ 90 milhões de economia por ano que o estado dispendia e com esses recursos permitirá que o estado possa fazer cobertura estradal em outros pontos relevantes. O projeto também gera 400 empregos diretos e 2400 empregos indiretos. (…) Estamos falando em outorga de mais de R$ 450 milhões, entre a fixa e a variável — afirmou Barbalho.