Senador Paulo Rocha (PT), cujo mandato se encerra dia 31 de janeiro, foi alvo de manifestações emotivas de amigos, correligionários e conterrâneos de sua cidade natal, Terra Alta, município localizado a Nordeste do Pará.
Em encontro ocorrido em hotel de Belém, Paulo recebeu homenagens até do padre João Mometti, sacerdote italiano que acompanhou a trajetória de Rocha, desde sua juventude.
O evento serviu como ato de agradecimento ao trabalho político desenvolvido pelo senador ao longo de 50 anos de sua vida pública, “que inclui a sua vivência como dirigente sindical, juiz classista e fundador do PT”, conforme registra o jornalista e escritor Paulo Roberto Ferreira.
“Ali estavam desde o seu instrutor (João Mometti – foto abaixo) na Escola Salesiana do Trabalho, na década de 1960, reitores, prefeitos, deputados, membros do poder judiciário, funcionários públicos, lavradores, pescadores, músicos, fazedores de cultura, amigos e familiares”, complementa Paulo.
Uma caravana específica do município de Terra Alta, coordenada pela professora Marly Magno, fez questão de marcar presença (foto abaixo).
As regiões Sul e Sudeste do Pará têm a marca do trabalho do senador Paulo Rocha.
Ele foi um dos principais políticos a lutarem junto ao presidente Lula, a parir do ano de 2004, para a criação e implantação da Unfesspa – Universidade Federal do Sul/Sudeste do Pará.
A partir da Unifesspa criada, Paulo Rocha sempre destinou emendas para a consolidação do campus universitário, entre as quais destacam-se emendas para o Restaurante Universitário no campus de Marabá, usina fotovoltaica no campus de Marabá, emendas para projeto de vídeos sobre a história das comunidades da região
Destinou também emendas para os campis da Unifesspa de Xinguara e recursos para a implantação do campis em Conceição do Araguaia.
Este blogueiro acompanhou de perto a luta de Paulo Rocha, desde o primeiro mandato do primeiro governo de Lula, em 2003, para a conclusão das obras das eclusas de Tucurui, que se encontravam havia mais de 15 anos paralisadas.
Como coordenador da bancada do Pará na Câmara Federal, naquele tempo, o atual senador foi o grande articulador para o Governo Lula construir e entregar as Eclusas de Tucuruí
Também sempre foi um ardoroso defensor da verticalização mineral e instalação da aciaria em Marabá, lutando pela Alpa que, infelizmente não foi concretizada.
Manfredo Ximenes Ponte
16 de janeiro de 2023 - 12:27O presente foi construído em muitos anos,com muita força e muitas cooperações, com a sua liderança.