A prefeitura de Benevides está dando todo suporte para o  IBGE, no trabalho de realização do Censo-22, auxiliando  recenseadores e demais equipes técnicas do município.

Paralelamente, a prefeitura está orientando a população sobre a importância de receber o recenseador fornecendo-lhe informações corretas.

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos agentes do IBGE, não apenas em Benevides, como em todo o país, é a  resistência dos moradores quanto à falta de compreensão do que é o Censo Demográfico 2022, da falta de empatia e muitos pensam que é golpe e resistem em falar alguns dados.

Para que se entenda a pauta do trabalho dos recenseadores, o  IBGE faz perguntas sobre a vida, moradia, renda, trabalho e a educação das pessoas em cada residência dos bairros visitados.

Com os dados, o poder público conhece em detalhes a situação dos habitantes e poderá elaborar políticas públicas que atendam às necessidades da população.

A pesquisa traz dados sobre condições de vida, emprego, renda, acesso a saneamento, saúde e escolaridade, entre outros.

A saúde de qualquer município é por habitantes da cidade.

A educação trabalha por número de alunos matriculados.

Além de conferir a uniformização, o morador pode solicitar o número do CPF, RG ou da matrícula do recenseador e acessar IBGE.gov.br para confirmar a identificação do profissional.

A visita pode ser agendada em horário comercial, fim de semana e também feriados.

Preocupada com um resultado de censo que espelhe corretamente a realidade do seu município, a prefeita de Benevides Luziane Solon (foto) não tem medido ações que possam auxiliar na complementação dos dados demográficos em fase de pesquisa.

“O Censo 2022 vai ajudar cada um de nós a conhecer melhor nosso lugar, nossas vilas, nossas áreas urbana e rural, nos disponibilizando,  principalmente, um retrato real de um determinado período de tempo. Os dados do IBGE  serão utilizados em programas e projetos que vão contribuir para acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e a evolução das características da população ao longo do tempo, além de identificar áreas de investimentos prioritários em saúde, educação, habitação, transportes, energia e programas de assistência a crianças, jovens e idosos – principalmente”, disse a prefeitura em contato com o blogueiro. (Reprodução Rede Social)