Em época de Copa do Mundo, no sudeste do Pará, tem também times grandes entrando em campo para vencer. São 800 crianças e jovens atendidos pelo Projeto Esporte na Cidade Norte e Nordeste, promovido pela organização social De Peito Aberto (DPA), com patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Após o sucesso do primeiro ano, o projeto amplia a atuação na região e dá início a mais uma partida para garantir o bom desempenho no esporte, mas também na escola.
Os treinos acontecem no contraturno escolar. O objetivo é que a atividade esportiva possa gerar impacto social positivo para todos. Além dos benefícios da realização de atividades físicas e do aprendizado de uma nova modalidade, o projeto estimula a integração social, a disciplina, a educação e o lazer orientado para os alunos.
Esse ano, mais candidatos puderam ser convocados, ampliando em mais 200, o número de alunos escalados em relação às equipes de 2022. “Estamos muito felizes com o sucesso no ano passado, quando iniciamos as atividades aqui no sudeste do estado, e de poder agora passar de 600 para 800 jovens atendidos por meio dessa parceria, a fim de garantir essa oportunidade tão benéfica de uma prática esportiva”, diz o coordenador da DPA, Leonardo Costa.
As aulas tiveram início em novembro. Em Parauapebas, Marabá e Curionópolis, os times foram escalados para o futebol de campo. Já em Canaã dos Carajás, as aulas envolvem as modalidades de futsal e handebol. Todos os alunos receberam kit de materiais completos com camisa, short, meião e calçado para cada um.
Eduardo Marques, 10 anos, aluno do Esporte na Cidade Norte Nordeste, há dois anos, em Canaã dos Carajás, aguarda ansioso o dia das aulas. “Eu já comecei a me alegrar quando fiquei sabendo que teria o projeto. No primeiro dia, a aula era às 8h da manhã, eu acordei às 6h para chegar logo. Desde aquele dia eu gostei muito, conheci novos amigos. O treino é muito bom, quando estou em casa sem fazer nada, já quero logo que chegue a hora da atividade. Todo dia eu fico esperando para fazer a aula”, conta ele animado.
A iniciativa conta também com apoio das prefeituras municipais de Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás e Curionópolis, por meio das secretarias de Esporte e Lazer e de Educação. E em Parauapebas, as associações de moradores dos bairros Nova Carajás, Palmares Sul e Palmares II também são parceiras do projeto.
De Peito Aberto
Fundada em 2006, a De Peito Aberto já atendeu mais de 30 mil alunos por meio de projetos incentivados. A organização social, atualmente, atua em três regiões do Brasil: Norte, Nordeste e Sudeste. São atendidas pela DPA crianças e jovens do Pará, da Bahia e de Minas Gerais. (Ascom- Vale)